sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Chevrolet retoma liderança nos financiamentos de autos leves novos

Em setembro, a Chevrolet avançou e voltou a ser a marca mais financiada de automóveis leves novos, com 19.489 unidades negociadas. A marca ultrapassou a Fiat, que caiu para a segunda posição, após diminuir os financiamentos de autos leves novos para 18.812 unidades no mês.

- Publicidade -

No entanto, no acumulado do ano até setembro, a Fiat é líder no ranking de marcas mais financiadas de carros zero quilômetro, com 201.369 unidades negociadas.

O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG). Os números contemplam os veículos comercializados por crédito direto ao consumidor (CDC), leasing e consórcio.

- Publicidade -

Entre os modelos, o Onix, da Chevrolet, se manteve na liderança do ranking, com 7.819 carros zero quilômetro financiados em setembro. Mas o destaque do mês foi o HB20, da Hyundai, que saiu da quarta para a segunda posição no ranking de modelos mais financiados entre os automóveis leves novos do Brasil. Com isso, o Palio, da Fiat, que em agosto ocupava o segundo lugar, caiu para a terceira posição, com 6.172 unidades comercializadas.

Já no acumulado do ano, o Palio se mantém na segunda posição, com 61.712 unidades financiadas, atrás do Onix, com 66.847 carros negociados.

Usados: Gol permanece na liderança

- Publicidade -

No acumulado do ano, o menor recuo dos usados também é percebido. De janeiro a setembro, foram financiados 2.240.226 veículos, volume 4,9% inferior na comparação com o mesmo período de 2014, enquanto os novos somaram 1.794.463 unidades, queda de 21,8%.

O Gol também alcançou a liderança no acumulado do ano, com 177.703 unidades financiadas, seguido pelo Palio, com 116.023 unidades vendidas a crédito.

Dentre os automóveis leves usados, a marca com maior número de financiamentos em setembro foi a Volkswagen, com 46.053 unidades vendidas a crédito. Já no acumulado do ano, a marca líder entre os carros usados é a Fiat, com 438.467 unidades financiadas.

Participação dos financiamentos sobre as vendas

De janeiro a setembro, a Chevrolet manteve a liderança no ranking de participação de financiamentos sobre as vendas totais de automóveis leves novos, ocupando também a segunda, quarta e oitava posições do ranking. O levantamento da Cetip considera os 50 automóveis leves novos mais vendidos de acordo com a Fenabrave.

Entre os modelos, o Onix, da Chevrolet, manteve a primeira posição no ranking, com 76,2% de suas unidades vendidas por meio de crédito.

De acordo com dados da Fenabrave, no acumulado do ano, foram comercializados 87.725 carros novos do modelo. Desse total, a Unidade de Financiamentos da Cetip aponta que 66.847 foram financiados.

Além disso, a Ranger, da Ford, que até agosto ocupava o quarto lugar, passou para a terceira posição no ranking, com 73,3% de suas unidades vendidas a crédito.

Já o Focus, também da Ford, caiu duas posições e, no acumulado do ano até setembro, é o 5º modelo com maior participação de financiamentos sobre as vendas, com 72,9% de suas unidades vendidas a crédito.

No Brasil, foram financiados 3.156.679 automóveis leves, entre novos e usados, no acumulado do ano até setembro. Desse total, 1.101.312 foram de autos leves novos e 2.055.367 foram de usados.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança