sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Equipamentos de conforto e segurança completam carros usados

De acordo com dados divulgados pela Fenabrave (Federação das Distribuidoras de Veículos), o mês de setembro apresentou queda de 32,5% nas vendas de automóveis em comparação ao mesmo período de 2014.

Em contrapartida, o mercado de usados segue em crescimento. Segundo a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), o setor teve aumento de 2,6% em 2015, em relação ao ano passado.

Menos afetados pela desvalorização mais intensa que atinge os zero-quilômetro, os usados ganham força em períodos de dificuldade econômica. No entanto, muitos dos disponíveis para venda são “básicos”, sem equipamentos de segurança, conforto e entretenimento. “Neste cenário, como opção para quem procura investir no segmento, o mercado traz diversas opções para ‘completar’ o veículo”, explica Alexandre Jordão, gerente de Aftermarket da Pósitron.

O especialista seleciona alguns dos produtos mais procurados:

Alarmes
Muitos dos modelos vendidos contam apenas com um sistema de conforto, que permite travar e destravar as portas. Em alguns casos, também possibilita abaixar os vidros utilizando apenas o controle remoto. Em outras situações, são oferecidos alarmes originais de fábrica que só detectam a abertura do capô, porta-malas e o acionamento da ignição. Entretanto, não conseguem perceber uma invasão do veículo, se, por exemplo, os vidros forem quebrados.

“O mercado conta com diversos modelos do dispositivo. Um dos principais é o Keyless, alarme integrado à chave original, protegendo o interior do veículo contra qualquer intrusão. Há, também, controles remotos de presença, que bloqueiam o motor de partida de forma progressiva em aproximadamente três minutos após o motorista se distanciar do automóvel”.

Travas elétricas
O equipamento trava automaticamente as portas do carro após a ignição, além de estar integrado ao controle do alarme, podendo ser acionado quando o condutor estiver fora do veículo.

Sensor de estacionamento
Ativado automaticamente no engate da ré, o produto auxilia o motorista na hora de estacionar. “Alguns modelos exibem no display do som a direção dos obstáculos, além de emitirem beeps que sinalizam, gradativamente, a aproximação do automóvel de algum objeto. O equipamento ainda permite o ajuste da distância mínima do obstáculo, caso o veículo tenha engate ou estepe na traseira”.

Módulos de vidro com antiesmagamento
Os módulos proporcionam conforto aos motoristas no acionamento dos vidros com apenas um toque no interruptor. Além disso, muitos contam com a função antiesmagamento, que, atendendo a resolução do CONTRAN, interrompe a subida do vidro se houver algum obstáculo, evitando, principalmente, acidentes com crianças.

DVD Player e Centrais Multimídias
Aparelhos de áudios são uns dos produtos mais desejados pelos consumidores. O mercado oferece modelos com diversas funções. Entre elas o Bluetooth, navegador GPS, sintonizador de TV Digital e as tecnologias mais recentes como o Mirror Link, Android Auto e CarPlay, sistemas que espelham as funções e aplicativos do celular no som automotivo.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn