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Latin NCAP apresenta seis novos resultados: Honda consegue cinco estrelas para três modelos, enquanto a Chevrolet decepciona

Os últimos resultados de testes de batida do Latin NCAP foram anunciados hoje na véspera da Segunda Conferência de Alto Nível em Segurança Viária no Brasil.

O Latin NCAP continua a impulsionar a melhora dos níveis de proteção dos ocupantes adultos e crianças, que em muitos países ainda estão por baixo dos padrões mínimos de segurança das Nações Unidas.

Os últimos resultados mostram três novos modelos da Honda alcançando as cinco estrelas em relação à proteção do ocupante adulto, e um deles também obteve as cinco estrelas quanto à proteção do ocupante infantil.

Também foi avaliado o VW Vento, que acabou de ser lançado, fabricado na Índia, atingindo as cinco estrelas para proteção de adultos e o Ford Ka alcançando as quatro estrelas para adulto.

O Chevrolet Aveo obteve zero estrela em relação à proteção do ocupante adulto, mostrando um alto risco de que algum ocupante receba (ou registre) lesões de risco de vida.

Os novos Fit e City são dois dos últimos modelos da Honda apresentados na América Latina. Ambos os modelos ganharam cinco estrelas para a proteção dos ocupantes adultos e quatro estrelas para a proteção do ocupante infantil. As estruturas de ambos os veículos mostraram um desempenho estável, bem como elementos avançados que permitiram oferecer bons níveis de segurança. Os cintos de segurança, os pretensores e os airbags proporcionaram proteção de adequada para boa à cabeça, peito e pescoço dos passageiros da frente. Ambos os modelos contam com ancoragens ISOFIX que melhoram os níveis de segurança para as crianças.

O HR-V é também um dos últimos modelos introduzidos pela Honda no mercado da América Latina. O Honda HR-V atingiu as cinco estrelas para o ocupante adulto e cinco estrelas para o ocupante Infantil; unindo-se, assim, ao exclusivo clube de modelos cinco estrelas para crianças do Latin NCAP.

A estrutura mostrou um desempenho estável, bem como elementos avançados que permitiram oferecer bons níveis de segurança. O HR-V conta com ancoragens ISOFIX utilizadas no teste, ajudando o veículo a alcançar um ótimo resultado.

A VW acabou de lançar o Vento, uma versão sedã do Polo da Europa, produzido na Índia. Este modelo obteve cinco estrelas para o ocupante adulto e três estrelas para o ocupante Infantil.

O modelo conta com ancoragens ISOFIX que, combinadas com sistemas de retenção Infantil (SRI) com ISOFIX, proporcionaram um bom desempenho no teste dinâmico.

As três estrelas foram dadas devido a que houve dificuldades para a instalação dos SRI, que quando foram conectados funcionaram bem, e porque a sinalização dos ISOFIX não cumpria com os requerimentos do Latin NCAP.

O novo Ford KA alcançou quatro estrelas para o ocupante adulto e três estrelas para o ocupante Infantil, mesmo com SRI instalados e utilizando ancoragens ISOFIX. O desempenho dinâmico foi bom, mas é de surpreender o fato de a Ford continuar a oferecer cintos de dois pontos na posição central no banco de trás em novas plataformas.

O Chevrolet Aveo é o veículo mais vendido no México e sua versão mais básica é comercializada sem airbags. O Aveo obteve zero estrela para o ocupante adulto e duas estrelas para o ocupante infantil. A estrutura deste veículo foi considerada como instável e não tem capacidade para suportar cargas maiores. O motorista registrou alto risco de obter lesões de perigo de vida. O Latin NCAP sempre avalia a versão mais básica em segurança disponível nos mercados da região.

O mesmo modelo foi testado pelo Euro NCAP em 2006  sob as mesmas condições de teste; porém, o veículo contava com duplo airbags. Ainda contando com airbags, o Euro NCAP, na época, concluiu que: “a compressão do peito do motorista indica um inaceitável alto risco de lesões que ameaçam a vida”.
Maria Fernanda Rodríguez, Presidente do Latin NCAP, disse:

“Dou as boas-vindas à iniciativa dos fabricantes que se esforçam por atingir boas qualificações para os ocupantes adultos e crianças. Fico orgulhosa em saber que os modelos que acabaram de ser lançados ao mercado contam com a máxima qualificação, e que os fabricantes assumem este compromisso de segurança com os consumidores. Espero que este compromisso se estenda para o resto das marcas para podermos nos aproximar do alvo do decênio das Nações Unidas de reduzir para a metade as mortes no trânsito.”

Alejandro Furas, Latin NCAP Secretário Geral do Latin NCAP, disse:

“O Latin NCAP está extremadamente preocupado pelo pobríssimo desempenho obtido pelo Aveo nos últimos testes; especialmente ao ser um veículo tão vendido em países como o México”.

“Este resultado não é isolado, há cinco anos que a Chevrolet vem se desempenhando negativamente em nossos testes em relação aos modelos de venda massiva. Em nossa recente classificação (ranking) de fabricantes, conforme a segurança oferecida, analisando mais de 60 modelos testados, a Chevrolet é o fabricante global com pior desempenho”.

“O resultado de zero estrela do Aveo é decepcionante. Os níveis de segurança oferecidos pela Chevrolet à região da América Latina e do Caribe são inaceitáveis. A GM deve tomar as devidas providências para garantir que todos seus clientes da América Latina e do Caribe recebam o mesmo nível de segurança que seus clientes dos EUA”.

 

Jeep, Honda e Toyota lideram ranking de segurança

para fabricantes de carros na América Latina

Com mais de cinco anos de testes de batida e mais de 60 modelos avaliados, o Latin NCAP divulgou hoje (16) seu primeiro ranking de desempenho em segurança para fabricantes de veículos no mercado da América Latina.

Quando o Latin NCAP começou, em 2010, era evidente que a segurança de muitos dos carros mais vendidos na região estava vinte anos atrás comparados com os da Europa e da América do Norte.

Assim, um maior número de fabricantes vêm se comprometendo com o Latin NCAP em relação a melhorar a proteção de seus ocupantes; seis desses fabricantes conseguiram atingir as cinco estrelas em alguns de seus modelos.

Em seu recente relatório sobre a situação mundial da Segurança Viária, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu o papel do Latin NCAP em catalisar melhoras quanto à segurança no mercado. Assim sendo, alguns fabricantes não reagiram da maneira esperada.

Alguns até continuam a produzir carros zero estrela, carros com pouquíssimo nível de proteção para o ocupante, que fica exposto a sofrer lesões fatais, numa possível colisão, pelo fato de os carros não cumprirem com os níveis mínimos exigidos pelas Nações Unidas em um teste de batida.

Para oferecer aos consumidores mais informação comparativa, o Latin NCAP calculou a média de estrelas obtidas por cada fabricante. Com base nos resultados de proteção ao adulto para todos os modelos avaliados desde 2010, o ranking de segurança dos fabricantes do Latin NCAP é o seguinte:

1. Jeep, Seat (5.0 estrelas)

2. Honda (4.8 estrelas)

3. Toyota (4.5 estrelas)

4. Citroen, VW (4.0 estrelas)

5. Ford (3.8 estrelas)

6. Hyundai, Peugeot, Renault, Suzuki (2.3 estrelas)

7. Nissan (2.2 estrelas)

8. Fiat (2.0 estrelas)

9. Chevrolet (1.8 estrelas)

10. JAC (1.0 estrelas)

11. Chery, Geely, Lifan (0.0 estrelas)
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:

“Nosso novo ranking de segurança divulga que vários fabricantes na região da América Latina trabalham para atingir as cinco estrelas nos testes de batida do Latin NCAP. Outros demonstraram recentes signos de melhora no desempenho da segurança, esforçando-se em melhorar sua pontuação de estrelas.

Porém, de nossa tabela de posições quanto à segurança é observado, claramente que, dentre os fabricantes mundiais, a marca Chevrolet da General Motors obtém sistematicamente pobres resultados com seu modelo mais popular Aveo, um modelo que ganha zero estrela em nosso atual teste.

É simplesmente inaceitável que em 2015 um fabricante como General Motors produza carros zero estrela”.

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