quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Honda participa de projeto para salvar vítimas de acidentes de trânsito

Um sistema que envia alertas automáticos sobre a ocorrência de acidentes de trânsito para equipes de resgate. Esse é o D-Call Net, novo serviço experimental anunciado pela Honda e Toyota, em parceria com a certificada organização sem fins lucrativos Emergency Medical Network of Helicopter and Hospital (Rede Médica de Emergência de Helicóptero e Hospital), no Japão.

- Publicidade -

A novidade tem o objetivo de auxiliar na tomada de decisão nos centros de operação de emergência e aumentar o número de vidas salvas após acidentes de trânsito.

O D-Call Net utiliza dados dos veículos quando os airbags são acionados e, por meio de um algoritmo recém-desenvolvido que possui dados de 2,8 milhões de acidentes, estima a probabilidade de mortes e ferimentos graves entre os ocupantes. Nove hospitais japoneses que participam da fase de testes estão preparados para receber o aviso e enviar as equipes de resgate.

- Publicidade -

A nova tecnologia é uma expansão do HELPNET, serviço já oferecido pelo Japan Mayday Service (Serviço de Socorro do Japão) e que transmite automaticamente ao centro de operações os dados referentes à localização e rota em caso de acidentes.

Com o D-Call Net, juntamente a esses relatórios automáticos, outros dados como a gravidade da colisão e se o cinto de segurança estava ou não sendo utilizado, são automaticamente transmitidos para o Japan Mayday Service. Com base no algoritmo do novo serviço, os hospitais participantes têm condições de decidir, rapidamente, se serão enviadas ambulâncias via ar ou solo, o que pode fazer toda a diferença nos trabalhos de resgate. Com isso, espera-se mais agilidade para o início do atendimento às vítimas.

Desde Junho de 2013, o Honda Accord comercializado no Japão está equipado com um sistema de navegação com a função D-Call Net, que é capaz de conectar-se a telefones celulares compatíveis com o sistema Bluetooth. Até 2017, espera-se que a frota de veículos compatíveis com o D-Call Net no Japão aumente para aproximadamente 400 mil unidades.

- Publicidade -

 

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança