sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Nova geração do Subaru Legacy chega ao Brasil com novidades mecânicas

A Subaru continua sua estratégia de fortalecimento da marca no Brasil. Após os lançamentos recentes do WRX e WRX ST, a marca passa a oferecer nesse mês de dezembro duas boas novidades: a nova geração do Legacy e também o novo Outback. E o Mecânica Online conferiu as primeiras impressões das duas novidades.

- Publicidade -

Segundo Flavio Padovan, Diretor Geral da SUBARU no Brasil, “o segmento de Sedans Premium é um dos mais importantes do mercado brasileiro, não só pelo volume de vendas, mas também por servir como vitrine para as marcas apresentarem aos consumidores o que há de mais moderno e avançado em sua gama de produtos. O SUBARU Legacy traz, entre outros diferenciais, segurança, tecnologia, inovação, requinte, conforto e amplo espaço interno, atributos que lhe garantem uma importante vantagem quando comparado aos seus principais concorrentes diretos”, completa o executivo”.

A nova geração está 41 mm maior quando comparada com a anterior, com distância de 4.796 mm, 2.750 mm de distância entre-eixos e 1.500 m de altura total (redução de 5 mm quando comparada com a versão anterior).

- Publicidade -

Com essas dimensões o espaço interno foi privilegiado, acomodando com conforto cinco pessoas, além de 506 litros de capacidade de bagagens (VDA).

Com versão única de acabamento, a lista de equipamentos com itens de série destaca os sete air bags, teto solar elétrico, faróis de xenônio e assinatura em LED com lavador de farol, rodas esportivas de liga leve aro 18”, dupla saída de escapamento com ponteiras esportivas, revestimento dos bancos em couro com duas opções de cor, ar-condicionado dual zone, regulagem elétrica dos bancos com memória de ajustes para o assento do motorista, sistema keyless de abertura, travamento das portas e partida do motor, câmera para auxílio em marcha à ré, controle eletrônico de velocidade com comandos no volante, pedaleiras esportivas com acabamento em alumínio, freio de estacionamento eletrônico, rádio multifunção com tela touch screen, sistema de áudio Harman/Kardon® com entrada USB/Bluetooth® para dispositivos eletrônicos externos e rebatimento dos bancos traseiros em 60/40.

Apesar desse amplo pacote de itens de conforto e tecnologias, sentimos falta de um navegador GPS integrado e também de espelho retrovisor eletrocrômico.

- Publicidade -

Durante nossas primeiras impressões um dos destaques do modelo é o silêncio interno ao rodar. Mesmo quando é mais exigido, a percepção é que o ganho de velocidade não interfere numa conversa no habitáculo, por exemplo, garantindo uma condução prazerosa e ao mesmo tempo fácil.

Quando o assunto é Mecânica Online, o novo SUBARU Legacy virá equipado com o motor Boxer 3.6R, de 6 cilindros e 24 válvulas, que atinge a potência máxima de 256 cv a 6.000 rpm e torque de 35.7 kgfm a 4.400 rpm.

Esse propulsor se destaca pelo elevado desempenho, baixo nível de emissão de poluentes, reduzido consumo de combustível e alta durabilidade.

A motorização Boxer 3.6R trabalha em conjunto com uma caixa automática HCVT, batizada de Lineartronic, com opção de troca sequencial de marchas por meio de paddles shifts instaladas atrás do volante, com três modos de condução: Intelligent (I), Sport (S) e Sport Sharp (S#) para conduções de acordo com a necessidade de cada motorista e situação.

Durante nossa avaliação o comportamento agradou, apesar de termos avaliado o modelo em grande parte por percurso de estradas, com boa qualidade.
O interior do veículo permite facilidade no acesso aos comandos e ajustes para encontrar a melhor posição na condução.

[box type=”success” align=”aligncenter” ]A nova geração do Legacy desembarca no Brasil equipado com um novo conjunto mecânico: motor Boxer 3.6R e câmbio CVT automático Lineartronic;
O novo design externo reforça ainda mais a modernidade e a robustez do modelo Sedan Premium da SUBARU;
Tecnologia e inovação são as principais aliadas do novo Legacy em termos de segurança, seja na prevenção de acidentes (segurança ativa) ou na preservação da integridade dos ocupantes (segurança passiva).[/box]

Design – Durante o desenvolvimento do desenho externo do SUBARU Legacy, a equipe de designers da marca procurou realçar, em um desenho moderno e robusto, algumas das principais virtudes da SUBARU, tais como: excelente visibilidade, amplo espaço interno, robustez, performance e elevado nível de segurança, sem que isso represente abrir mão do requinte.

O novo Legacy é um veículo robusto, característica reforçada pela alta linha de cintura fazendo contraponto à fluidez da traseira, que possui um porta-malas perfeitamente integrado ao design do veículo.

A dianteira, mesmo vista a distância, possui um desenho marcante, legítimo dos veículos SUBARU. Destaque para a imponente entrada de ar frontal, em formato hexagonal e que ostenta o logotipo SUBARU. Além disso, os faróis dianteiros, quando acesos, lembram olhos de aves de rapina, o que confere agressividade ao modelo.

Os ângulos do para-brisa e da coluna “A” foram otimizados, privilegiando a aerodinâmica. Na lateral, não há excessos, mas elementos que sugerem qualidade, performance e requinte. O vinco que percorre desde o para-lama, passando pelas duas portas, até se encaixar com as lanternas traseiras confere harmonia e requinte.

A parte traseira do Legacy é realçada pelo imponente porta-malas, com capacidade para transportar até 506 litros de bagagens (VDA). As lanternas em LED são inéditas e estão perfeitamente integradas à lateral do veículo e ao para-choque. O grande friso cromado na tampa do porta-malas e a dupla saída de escapamento confirmam a vocação Premium deste sedan.

Interior: compromisso com o conforto – O volante traz controles de áudio e Bluetooth®, enquanto o quadro de instrumentos conta com hodômetro e conta-giros com layout moderno. Na parte central do quadro está instalada uma tela de cristal líquido de 3,5”, com informações sobre o consumo de combustível, distância percorrida (total e parcial), velocidade selecionada para o “regulador eletrônico de velocidade”, tempo de condução, marcha selecionada, eventuais alertas de falhas e ajustes gerais do veículo.

O quadro de instrumento pode ser personalizado de acordo com a preferência do condutor, que pode escolher entre dez tonalidades de cor diferentes dos LEDs que o compõem.

Detalhes de acabamento com aparência requintada são abundantes, incluindo materiais macios no painel, forração das portas e apoio de braços no console. O teto solar elétrico é bastante amplo, com 785 mm de comprimento e 345 mm de largura, o que contribui para a elevada luminosidade interna.

Outro destaque é o sistema de áudio com uma tela sensível ao toque de 7 polegadas. Com um menu de fácil leitura e bastante intuitivo, a nova tela possibilita o acesso, de maneira rápida, às mais diversas configurações do sistema de som, além de visualizar as imagens da câmera de ré.

A execução de músicas de dispositivos externos, como celulares e aparelhos de MP3, é realizada por meio de auxiliar (via USB) ou por tecnologia Bluetooth®. Além disso, o motorista poderá acessar a lista de contatos, atender a chamadas e ter acesso ao histórico de ligações, tudo com visualização pelo display.

Mecânica Online – Motor Boxer 3.6R e câmbio HCVT Lineartronic – O SUBARU Legacy está equipado com o moderno motor Boxer 3.6R, de 6 cilindros e 24 válvulas, cujo desempenho e robustez foram desenvolvidos no decorrer dos últimos anos pela SUBARU. Essa motorização se caracteriza por privilegiar performance, economia de combustível e baixa emissão de poluentes.

O propulsor Boxer 3.6 litros, 24 válvulas, a gasolina, gera 256 cv a 6.000 rpm e torque 35.7 kgfm a 4.400 rpm. A configuração horizontal do motor Boxer coloca os pistões a 180 graus de oposição, criando um perfil mais baixo e plano que outros tipos de motores. Isso dá ao motor e, portanto, ao veículo em geral, um centro de gravidade mais baixo e um equilíbrio melhor, o que resulta, juntamente com o sistema de tração Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD), em melhor dirigibilidade e maior segurança em diversos tipos de terreno.

Este motor está acoplado a uma caixa de câmbio automática HCVT, batizada de Lineartronic, com opção de troca sequencial de marchas no volante (paddles shifts). Esse câmbio proporciona uma troca suave de marchas, priorizando o conforto, sem abrir mão do desempenho, levando em consideração parâmetros como: carga do motor, rpm e as condições de rodagem.

O motorista do novo Legacy tem à sua disposição os benefícios das tecnologias SUBARU Intelligent Drive (SI-DRIVE) e Active Torque Vectoring. A primeira permite ao condutor selecionar as características de direção do veículo de acordo com sua necessidade. No total, são três modos disponíveis: “Intelligent”, “Sport” e “Sport Sharp”.

Já o Active Torque Vectoring é um sistema de controle direcional que, nas curvas, aplica uma leve pressão no freio da roda dianteira interna para reduzir o subesterço (saída de frente) e melhorar a resposta à direção.

A engenharia inovadora da SUBARU produz equilíbrio entre a precisão da direção, proteção do ocupante e a paixão por dirigir. O conceito de Controle Dinâmico de Chassi da SUBARU amplia os benefícios do centro de gravidade mais baixo e a estabilidade do Symmetrical All-Wheel Drive a praticamente todas as dimensões de desempenho do Legacy.

Desde a introdução do Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD), em 1972, a SUBARU vem melhorando sua tecnologia de maneira contínua para atender às necessidades crescentes dos condutores mais exigentes em todo o mundo. Cada SUBARU é criado para aproveitar ao máximo o controle e a estabilidade proporcionados pela tecnologia SAWD. A potência se distribui pelas quatro rodas de maneira simples e direta, para um equilíbrio perfeito e natural, o que proporciona uma experiência única de controle.

Carroceria – Com 1,500 mm de altura total, o novo Legacy é 5 mm mais baixo do que a versão anterior, o que contribui para o dinamismo do desenho externo e para ampliar a eficiência aerodinâmica do modelo.

De uma ponta a outra dos para-choques, o Legacy tem 4,796 mm de comprimento. A distância entre-eixos (medida entre as rodas da frente e as de trás, determinante no espaço interno do veículo): é de 2,750 mm. Essas medidas deixam claro a preocupação da equipe da SUBARU em oferecer um típico veículo do segmento Sedan Premium, ou seja, um modelo que prioriza segurança, status, conforto e amplo espaço interno.

Tecnologia a favor da segurança – A tecnologia é um dos principais aliados da SUBARU no que se refere à segurança dos ocupantes. O novo Subaru Legacy sintetiza a preocupação da marca durante a concepção de veículos que possuam inovações para a prevenção de acidentes (segurança ativa) e que, em caso de colisões, assegure a integridade de todos os ocupantes (segurança passiva).

Por esse motivo, a carroceria do SUBARU Legacy é moldada com aços de diferentes composições e espessuras, uma estrutura que, além de ser mais leve, oferece maior dissipação de energia em uma possível colisão. Em caso de impacto frontal, o conjunto formado pelo motor e câmbio é programado para se deslocar para baixo do veículo, impedindo que os componentes invadam a cabine.

Visando a ampliar os já elevados níveis de segurança dos ocupantes do novo modelo da SUBARU, a equipe de engenharia da marca reforçou a robustez de diversos pontos da carroceria utilizando aço de altíssima resistência.

O Legacy possui barras de proteção nas portas, cinto de segurança de três pontos nos bancos dianteiros e traseiros e encostos de cabeça para todos os ocupantes, formando um completo conjunto de segurança passiva.

Além disso, o modelo conta com sete air bags de série, garantindo a máxima segurança em colisões frontais e laterais: são dois air bags frontais, dois laterais, dois duplos de cortina e um de joelho.

Garantia e serviços – O novo SUBARU Legacy está coberto pela garantia por um período de cinco anos, sem limite de quilometragem. O modelo também conta com revisões com preço fechado, cujo valor já engloba os custos de peças e mão de obra. Com isso, o cliente sabe, de forma antecipada, quanto vai pagar em cada revisão programada, que realizadas em intervalos de 10.000 km.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança