quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Mecânica em Dias | Sistemas de assistência de direção – segurança ativa e passiva para automóveis

Vamos chegando ao final de mais um ano e muita gente já começa a se preparar para sair na estrada com seu automóvel para aproveitar o momento de confraternização que essa época de Natal e Ano Novo nos reserva. Infelizmente, após essas festas, observamos que muitos desses encontros terminam não acontecendo, ficando, literalmente, pelo meio do caminho.

- Publicidade -

Então, caro leitor, fique esperto na condução agora, enquanto não temos disponíveis em nossos veículos, tecnologias como as que vou apresentar abaixo, que tive a oportunidade de conhecer na prática, num evento promovido pela Mercedes-Benz do Brasil, para demonstrar tecnologias de assistência de direção presentes nos veículos da marca.

Durante o evento foram apresentados itens relacionados à segurança ativa e passiva para automóveis de passeio, como o Active Lane Keeping Assist, Active Blind Spot Assist, COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS, PRE-SAFE® Brake com reconhecimento de pedestre e o DISTRONIC PLUS com Steering Assist.

- Publicidade -

“Segurança é um dos principais pilares da Mercedes-Benz desde 1886, com a invenção do automóvel e, hoje, oferecemos tecnologias desenvolvidas para contribuir tanto para a segurança dos condutores quanto dos pedestres, motociclistas e ciclistas. Além disso, acreditamos que o desenvolvimento de sistemas de assistência cada vez mais avançados contribui muito para a interação entre veículos, tornando regiões com tráfego intenso mais dinâmicas e seguras”, afirma Luiz Carlos Moraes, diretor de Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.

Os modelos utilizados durante o evento foram o Classe C e GLA, duas das principais plataformas do atual portfólio da Mercedes-Benz.

Entre as características dos sistemas apresentados, destaca-se a forma combinada de uma tecnologia completando a outra, oferecendo aos clientes da marca maior segurança em diferentes situações de condução.

- Publicidade -

Por outro lado, nenhum deles anula a responsabilidade do motorista em tomar as decisões e manter a concentração durante a direção.

Todos são sistemas de auxílio para aumentar a segurança e preservar ainda mais a integridade dos ocupantes do veículo e de outros usuários da via.

[box type=”success” align=”aligncenter” ]Conceito “Intelligent Drive” engloba uma série de tecnologias que atuam em rede em prol da segurança;
Evento reforça comprometimento da marca, como pioneira na criação do automóvel, em inovar com tecnologias de apoio ao condutor;
Sistemas combinados tornam veículos mais seguros para todas as pessoas que convivem com trânsito, incluindo ciclistas e pedestres.[/box]

As tecnologias apresentadas no Tech Day fazem parte do conceito “Intelligent Drive”, que engloba a atuação dos sistemas de assistência em rede de maneira inteligente, estabelecendo uma nova dimensão na busca pela condução livre de acidentes.

Isso é fundamental para a melhoria das condições de trânsito além da segurança dos condutores e pedestres, considerando a interação entre os veículos e a infraestrutura das ruas e estradas.

A direção inteligente é baseada em pesquisa intensiva, além da utilização de ferramentas avançadas e sensores que monitoram o ambiente e dão apoio ao condutor.

O sistema Active Lane Keeping Assist possui sensores que monitoram o trânsito ao redor do automóvel, enquanto as câmeras identificam se a faixa é contínua ou tracejada. Na iminência de colisão ao fazer uma conversão com transposição de faixa, o sistema intervém e auxilia o condutor para que ele saia da zona de perigo.

O Active Blind Spot Assist demonstra no espelho retrovisor externo quando automóveis ou motocicletas entram no ponto cego. O sistema indica para o motorista ao detectar uma possível situação de risco e pode evitar acidentes com auxílio de frenagem.

O COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS tem como função combinar um recurso de aviso de distância apoiado por radar, assistente de frenagem Adaptive Brake Assist e aplicação parcialmente autônoma do sistema de freios.

O PRE-SAFE® Brake com reconhecimento de pedestre possui câmera e sistema de monitoramento de curta, média e longa distância monitorando a área à frente do automóvel e podem juntos reconhecer pessoas localizadas nesse espaço, assim como seus movimentos. Com risco de colisão, o sistema emite um alerta visual e sonoro ao condutor.

Mais avançada tecnologia de assistência da marca, o DISTRONIC PLUS com Steering Assist auxilia na manutenção da distância entre veículos, proporcionando maior estabilidade da direção. Ambos trabalham juntos para manter o condutor no curso correto e prevenir que o veículo seja desviado de maneira não intencional.

“A Mercedes-Benz tem como tradição ser pioneira em patentear novas tecnologias e compartilhá-las com a indústria para contribuir com a evolução do segmento. Eventos como o Tech Day tem esse mesmo objetivo. Queremos demonstrar que sistemas utilizados na Europa podem ser aplicados no Brasil para melhorar a mobilidade em grandes cidades e contribuir para a segurança de todas as pessoas envolvidas no trânsito. Temos a expectativa de conseguir, junto aos órgãos governamentais, regulamentar esses itens e oferecer uma grande contribuição tecnológica à frota do País”, completa Moraes.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança