sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Dicas de pilotagem na estrada

Pilotar uma moto na estrada traz para qualquer motociclista uma sensação de liberdade acompanhada de muita adrenalina e prazer. Pode parecer uma tarefa simples, mas para poder sentir o domínio sobre a motocicleta em uma velocidade acima de 100 quilômetros por hora, exige conhecimento do condutor sobre as duas rodas, pois controlar uma moto na estrada pode ser perigoso se o piloto não estiver atento aos possíveis imprevistos na pista.

- Publicidade -

Antes de pegar a estrada é importante verificar se as condições da motocicleta estão aptas para percorrer o trajeto. É preciso verificar as luzes da motocicleta, as condições dos espelhos – inclusive, é importante ficar atento aos retrovisores durante todo o percurso principalmente nas mudanças de feixa -. Além dos possíveis problemas de mecânica, analisar os pneus é fundamental antes de percorrer qualquer tipo de trajeto.

Caso precise trocar os pneus, lembre-se que existe uma variedade imensa no mercado (veja algumas opções de pneus para moto aqui) e saber qual o tipo de pneu ideal para a sua moto é essencial. A forma mais rápida para identificar qualquer problema na mecânica da moto é consultar um mecânico de sua confiança, isso possibilitará que o motociclista viaje com mais segurança e tranquilidade.

- Publicidade -

Conferir as condições da moto é o primeiro passo, após essa etapa é necessário verificar os equipamentos de segurança como: capacete, prefira um modelo mais fechado, pois ajuda a proteger melhor o rosto e evite viseira riscadas e escuras; luvas, que protegem as mãos; botas, para proteger os pés; e uma jaqueta, que protege a região do peito e costas. Esses itens são feitos com materiais mais resistentes justamente para proteger o piloto durante uma queda, então é importante que estejam em boas condições.

Durante o percurso é preciso levar em consideração uma série de fatores como o tipo de estrada, as curvas, a velocidade da moto, a posição do corpo, entre outros, mas o que é primordial para o motociclista é que independente da situação ele mantenha o foco sempre à frente.

É importante estar com o olhar pelo menos uns 3 segundos à frente da direção que você quer ir, isso ajuda a manter o controle e evita que o condutor se distraia.

- Publicidade -

Em qualquer tipo de estrada, na hora de fazer uma curva é preciso ter muito cuidado para evitar acidentes. Uma dica interessante é fazer uso do contra-esterço durante a curva, que provavelmente você já faça, mas ainda não percebeu isso.

Entender essa técnica e o porquê de ser utilizada pode ajudar a evitar acidentes principalmente com motos mais pesadas. O movimente de girar o guidon durante a curva é o que chamamos de esterço, o contra-esterço é justamente quando você gira o guidon para a direita para fazer a curva para a esquerda.

Isso acontece porque a roda dianteira sai do alinhamento com a roda traseira e, para retomar o equilíbrio, a moto gira no sentido contrário (leia mais aqui).

A má posição do piloto e cima da moto pode gerar um cansaço antecipado, portanto manter a coluna ereta ajuda a preservar o conforto durante o percurso.

Além disso, para evitar o cansaço precoce, é importante que o motociclista faça uma pausa para esticar as pernas, fazer um lanche, isso o ajudará a manter o ritmo na estrada. Se houver qualquer sinal de sono para imediatamente.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança