sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Volkswagen apresenta o Tiguan GTE Active Concept no Salão de Detroit

– Estreia mundial, Tiguan GTE Active Concept demonstra a capacidade técnica da plataforma modular MQB;
– Volkswagen apresenta um novo conceito de tração integral, que atende às necessidades do futuro com a utilização de um eixo elétrico de transmissão;
– Sistema de infotainment com controle por gestos: mais um item para a conveniência e segurança.

- Publicidade -

A Volkswagen está apresentando o Tiguan GTE Active Concept no Salão Internacional de Detroit, nos Estados Unidos. O carro-conceito é baseado no novo Tiguan e demonstra a capacidade técnica da Matriz Modular Transversal (MQB) utilizada em sua construção.

O objetivo inicial do projeto foi criar uma síntese da tecnologia híbrida plug-in com o máximo de desempenho fora de estrada.

- Publicidade -

O Dr. Herbert Diess, CEO da marca Volkswagen, explica: “O Tiguan GTE Active Concept mostra o potencial dos sistemas híbridos plug-in da Volkswagen. O potente sistema com tração nas quatro rodas garante que um utilitário esportivo como o Tiguan possa proporcionar um desempenho fora de estrada superior, mesmo operando em modo 100% elétrico.

Ele implementa com sucesso a eletrificação da tecnologia de tração integral, que é tão importante para os utilitários esportivos.”

O carro-conceito de cinco lugares se baseia na segunda geração do Tiguan, completamente reprojetada.

- Publicidade -

O sistema híbrido plug-in com tração integral do Tiguan GTE Active Concept – com seu motor a gasolina turboalimentado (150 cv / 110 kW), um motor elétrico no eixo dianteiro (54 cv / 40 kW) e outro no eixo traseiro (115 cv / 85 kW) – reflete a ampla gama de capacitação da nova geração de SUVs.

O sistema de infotainment – um novo desenvolvimento – apresenta uma tela sensível ao toque (touchscreen) de 9,2 polegadas com superfície de vidro de alta qualidade e controle por gestos. É o primeiro sistema de infotainment sem nenhum controle convencional por botões rotativos ou chaves interruptoras.

O autêntico visual off-road, com proteção inferior em alumínio sólido e distância livre do solo aumentada dão o toque no visual confiante do Tiguan GTE Active Concept. Na estrada, o carro-conceito funciona essencialmente como um veículo de emissão zero, operando 100% em modo elétrico.

Em situações de uso normal, a propulsão é feita pelo motor elétrico do eixo traseiro. Assim que é detectada alguma perda de tração, porém, o eixo dianteiro é acionado em frações de segundo. Isto também acontece sempre que o motorista ativar um dos programas de tração integral ou condução off-road através do novo sistema 4MOTION Active Control, especialmente configurado para o carro-conceito.

Também dessa forma, o Tiguan GTE Active Concept arranca em modo de tração integral com emissão zero. O modelo da Volkswagen pode percorrer até 32 quilômetros em modo totalmente elétrico. A autonomia total do veículo é de até 933 quilômetros, com 12,4 kWh de carga na bateria e 64 litros de combustível no tanque.

O novo Tiguan, que será lançado na Alemanha no segundo trimestre de 2016, deflagra uma ofensiva da Volkswagen na área de SUVs. Após o lançamento na Europa, o Tiguan com longa distância entre-eixos será apresentado nos EUA.

Já no final de 2016, um utilitário esportivo médio completamente reprojetado para o mercado norte-americano começará a sair da linha de produção na fábrica americana de Chattanooga, no estado do Tennessee.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança