Volvo Cars apresenta o Novo S90 em Detroit

– Condução semiautônoma até os 130 km/h;
– Frenagem automática para animais de grande porte;
– Motor T8 Twin Engine: híbrido de alto desempenho e baixo consumo.

A Volvo realizou no Salão Internacional de Detroit, nos Estados Unidos, a pré-estreia mundial do novo sedã de luxo S90, que será o primeiro veículo no mercado norte-americano a oferecer sistema de condução semiautônoma de série para utilização em estradas.

A tecnologia, lançada no ano passado no Volvo XC90, evoluiu no S90 que agora é capaz de atingir a velocidade de 130 km/h, eliminando ainda a necessidade de um veículo à frente para a condução semiautônoma entrar em ação.

O Volvo S90 é o sedã mais luxuoso, inovador e tecnológico desenvolvido pela fabricante sueca. Concebido a partir da moderna e versátil plataforma SPA (Scalable Product Architecture) o S90 destaca-se pelo generoso espaço interno e o exclusivo design escandinavo apresentado nos novos produtos da Volvo.

The new Volvo S90 design – A elegância é a marca registrada do S90, como na traseira com suas lanternas em formato inédito. A grade frontal côncava é uma homenagem ao clássico modelo Volvo P1800 dos anos 1960 e abriga o renovado logotipo Iron Mark. Os faróis “Martelo de Thor” tornam o S90 inconfundível na estrada.

Dentro do sedã a funcionalidade e o luxo já apresentados no XC90, com o uso de metal, madeira e couro nos acabamentos, tiveram novos detalhes refinados incorporados, como o painel com as saídas de ar verticais que contornam a moderna interface Sensus sensível ao toque.

“Criamos um novo sedã que será referência no segmento, um verdadeiro divisor de águas. O Volvo S90 é clássico e elegante. O exterior é excepcionalmente bem desenhado, com um ótimo equilíbrio e linhas limpas que são singularmente apropriadas para o design escandinavo.

O interior eleva a arte de misturar tecnologia inovadora com materiais naturais em um ambiente elegante, aconchegante e agradável, totalmente sueco”, explica Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de design da Volvo Cars.

The technology in the new Volvo S90 – Condução semiautônoma – O Intellisafe Assist atualizado e oferecido de série é uma das grandes novidades para o mercado norte-americano. Isso inclui o Controle de Cruzeiro Adaptativo, o Alerta de Distância e o avançado sistema de condução semiautônoma, o Pilot Assist.

O dispositivo mantém o sedã alinhado nas faixas de demarcação das estradas, em velocidades de até 130 km/h, controlando freios, acelerador e direção sem a necessidade da presença de outro veículo à frente. O Pilot Assist é mais um avanço para veículo totalmente autônomo, uma área-chave de inovação para a Volvo.

Opção de motor híbrido – O S90 terá a opção do eficiente motor T8 Twin Engine híbrido com tecnologia plug-in, que gerará até 410 cv e oferece três modos de condução e experiências distintas: Pure, Hybrid e Power.

Segurança inovadora – Outra novidade inédita é a atualização do City Safety: agora o sistema de segurança ativa pode reconhecer à frende do veículo a presença de animais de grande porte. O sistema é capaz de detectar cavalos, vacas ou alces durante o dia e à noite.

A tecnologia oferece um alerta intuitivo, de fácil compreensão para a efetiva reação do motorista, e suporte à frenagem para ajudar a evitar a colisão.

Dirigibilidade de ponta – O recente investimento da Volvo Cars em um simulador de chassis avançado também trouxe benefícios ao S90: “o sedã deu um grande salto em termos de dinâmica, performance e rodagem.

Nós remodelamos por completo a experiência de condução da Volvo para entregar um automóvel com alto senso de precisão, conforto e segurança” explica Peter Mertens, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo Cars.

Estratégia global – A escolha do Salão do Automóvel de Detroit para a apresentação de seu novo sedã de luxo é parte da estratégia de expansão nos Estados Unidos, onde a Volvo Cars cresceu 24,3% em 2015.

Nos três últimos meses do ano, a fabricante sueca apresentou um desempenho surpreendente, com crescimento nas vendas de 87% em outubro, 90% em novembro e 89,9% em dezembro, por conta das vendas do XC60 e da chegada do XC90 ao mercado.

“Esses são fortes indícios que a Volvo voltou ao jogo nos Estados Unidos”, explica Lex Kerssemakers, vice-presidente sênior para as Américas da Volvo Cars. “Esperamos que esse momento de vendas continue em 2016, com a chegada do Novo S90”.

A Volvo Cars possui presença global, com fábricas em três mercados chave: Europa, com unidades fabris na Suécia e Bélgica, China e, em breve, Estados Unidos, com a construção de uma linha de produção em Charleston, na Carolina do Sul.

Essa unidade, a primeira no solo americano, gerará 2.000 empregos e é parte do plano global de investimentos, de US$ 11 bilhões.

O lançamento do Novo S90 representa o segundo capítulo da renovação completa da gama de produtos da Volvo Cars, que começou em 2015 com o Novo XC90.

O XC90 recebeu cerca de 88 mil reservas em 2015, superando as expetativas da marca e indicando que os consumidores apreciaram a nova linguagem de design, bem como a nova direção de engenharia e de tecnologia da marca.

- Publicidade - Mercedes-Benz