sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Avaliação | Golf 2.0 GTI (alemão) esbanja tecnologias e responde rápido, muito rápido ao acelerador

Talvez apenas você queria andar devagar com o Volkswagen Golf, mas não acredito que seja esse seu desejo, pois quem tem um Golf na garagem é bem mais animado na hora de sair. Principalmente se for a versão avaliada por nossa equipe no Recife: 2.0 GTI com a transmissão DSG. Você eu não sei, mas o Golf estará sempre pronto para atender, muito rapidamente, aos seus desejos do pedal direito.

- Publicidade -

O modelo quando chegou por aqui introduziu novos níveis de tecnologia, sofisticação, esportividade, conforto e segurança no mercado brasileiro.

Nesse sentido, a Volkswagen se destaca mais do que nunca pela democratização do progresso e pela perfeição em todos os detalhes: maior espaço, novos sistemas de segurança, equipamentos inéditos para a categoria, novo sistema de direção eletromecânica e um novo sistemas infotainment de última geração com Bluetooth e telas sensíveis ao toque (touchscreen) de série em todos os modelos.

- Publicidade -

O modelo que essa semana foi anunciado com fabricação brasileira, recebeu modificações quando comparada com essa versão que avaliamos em 2015.

Sob o capô estão os faróis redesenhados e a faixa da grade do radiador, agora mais estreita. Na parte de baixo, a grade do radiador é emoldurada, à esquerda e à direita do logotipo Volkswagen cromado, por uma barra também cromada, delineando os faróis.

As luzes de uso diurno de LED são particularmente marcantes. A entrada de ar é emoldurada por uma área na cor da carroceria que dá ao carro o típico “sorriso” de um Volkswagen.

- Publicidade -

Outro elemento fundamental é a curvatura nas extremidades do para-choque que provoca, se vista de cima, uma mudança na forma.

A traseira. Mesmo sem o logotipo ou o nome do modelo, a nova geração desse bestseller é reconhecível instantaneamente como um Golf. E, na realidade, todas as linhas são novas.

Isso se aplica tanto aos conjuntos luminosos traseiros (com marcante formato, mais estreito na parte interna e terminando na coluna “C”, na parte externa) como à tampa do porta-malas, que se prolonga muito mais abaixo, e à soleira do compartimento de bagagens, uma das mais baixas na categoria.

Uma borda horizontal com ângulo de reflexão diferente, próxima à parte inferior da tampa do porta-malas, que continua no para-choque, e a soleira do porta-malas correndo em paralelo mais abaixo ressaltam a esportividade em toda a largura do Novo Golf.

Esses elementos também correspondem às linhas do para-choque, agora muito mais evidente e “esticado”.

O para-choque, em si, é totalmente pintado até a parte de baixo, com apenas o difusor integrado ao seu centro, que também incorpora a ponteira do escapamento, mantido em preto.

Quando o assunto é Mecânica Online®, todas as versões são equipadas de série com sistema Start-Stop, alerta de perda de pressão dos pneus e com modo de recuperação da energia na frenagem.

O Novo Golf GTI é equipado com um avançado motor TSI – um motor a gasolina de dois litros de cilindrada, turboalimentado e com injeção direta. O 2.0 TSI gera 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm.

A conhecida agilidade do Golf GTI foi elevada mais uma vez, em relação ao modelo anterior. Resultados: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos e a velocidade máxima é de 244 km/h.

Seleção do perfil de condução – Pela primeira vez o Golf também é oferecido com um sistema de seleção do perfil de condução, com o qual condutores que pensam com antecipação podem alcançar um estilo de direção particularmente eficiente.

Há um total de quatro modos de condução disponíveis: Eco, Sport, Normal e Individual. No perfil de direção Eco, os gerenciamentos do motor, ar-condicionado e outros sistemas auxiliares são controlados para alcançar o máximo de eficiência no consumo de combustível.

Além disso, nos veículos com câmbio automático DSG, quando utilizados no modo Eco, há uma função ‘coasting’ disponível.

Se o motorista tira o pé do acelerador ao se aproximar de um semáforo ou em uma descida, o DSG desacopla e o motor entra em marcha lenta. Desde que o condutor dirija da forma correta, a energia cinética do Golf pode ser usada da forma ideal dessa maneira.

Ar-condicionado – Todo o sistema de ar-condicionado do Novo Golf foi redesenhado e está mais leve. O sistema trabalha silenciosamente, alcança a temperatura desejada mais rápido e é muito eficiente do ponto de vista energético, graças a um novo tipo de controle do ventilador combinado ao controle inteligente de climatização.

A redução de peso foi atingida por meio de mudanças de design como a otimização da espessura das paredes de vários componentes do sistema, redução do diâmetro da tubulação de pressão, um novo sistema de fixação e um trocador de calor de alta performance com peso otimizado.

Sob o capô estão os faróis redesenhados e a faixa da grade do radiador, agora mais estreita. Na parte de baixo, a grade do radiador é emoldurada, à esquerda e à direita do logotipo Volkswagen cromado, por uma barra também cromada, delineando os faróis.

As luzes de uso diurno de LED são particularmente marcantes. A entrada de ar é emoldurada por uma área na cor da carroceria que dá ao carro o típico “sorriso” de um Volkswagen.

Outro elemento fundamental é a curvatura nas extremidades do para-choque que provoca, se vista de cima, uma mudança na forma

Sistemas de assistência – proteção automática – Novos sistemas de assistência incluem freios com sistema “Multicollision Brake” ¬– o Grupo Volkswagen é o único fabricante de automóveis do mundo a implementar tal sistema como item de série em um carro dessa categoria: o “Pro Active” sistema proativo de proteção aos ocupantes e o bloqueio eletrônico do diferencial “EDS” e “XDS”.

Está, ainda, à disposição o controle adaptativo de distância e velocidade (ACC), com Front Assist e função de City Emergency Brake (Frenagem Urbana de Emergência Urbana), Driver Alert System (Detector de Fadiga) e a última geração do assistente de estacionamento automático Park Assist 2.0, “Park Pilot” – sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assim como o assistente de luz dinâmico DLA – Dynamic Light Assist.

Há outras novas tecnologias, como direção progressiva (Novo Golf GTI), seleção do perfil de direção com quatro funções (Normal, Eco, Esporte e Individual), freio de estacionamento eletrônico com função “Auto Hold”, novo sistema de ar-condicionado digital de duas zonas “Climatronic”, também pioneiro no segmento, e uma nova geração do sistema infotainment.

Freios com sistema “Multicollision Brake”– Um item inovador no Novo Golf é o sistema de freios com o recurso “Multicollision Brake”, premiado como a mais importante inovação de segurança do maior automóvel clube da Alemanha (ADAC).

Cenário: estudos com pesquisas sobre acidentes descobriram que aproximadamente 25% dos acidentes de trânsito envolvendo danos pessoais são colisões múltiplas – situação em que ocorre um segundo impacto após a colisão inicial.

Esse sistema de frenagem aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve num acidente para reduzir de forma significativa a energia cinética residual.

O acionamento do sistema de frenagem multicolisões se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags. A frenagem do veículo por meio do sistema de freios com o recurso “Multicollision Brake” é limitada pela unidade de controle do ESC (controle eletrônico de estabilidade) a uma desaceleração acentuada.

Esse valor é o mesmo do nível de desaceleração gerado pelo City Emergency Brake. Dessa forma, a habilidade do motorista controlar o carro é mantida, mesmo quando a frenagem automática acontece.

O motorista pode se ‘sobrepor’ ao sistema de frenagem com sistema “Multicollision Brake” a qualquer momento. Se o sistema reconhecer que o motorista está acelerando, por exemplo, ele é desligado.

Em suma, esse novo sistema de frenagem aplica os freios até que o veículo atinja a velocidade de 10 km/h. A velocidade residual do carro pode ser usada assim para dirigi-lo a um local seguro após o processo de frenagem.

Sistema “Pro Active” (Proteção proativa dos passageiros). A proteção proativa dos ocupantes do carro é um exemplo típico de uma tecnologia transferida da categoria luxo para a classe dos hatches médios.

A Volkswagen implementou o sistema se proteção proativa dos ocupantes inicialmente no Touareg. Agora, o sistema está fazendo sua estreia no Novo Golf, tornando-o um dos poucos veículos de sua categoria no mundo a oferecer esse tipo de sistema de proteção.

Caso o sistema proativo de proteção aos ocupantes detecte uma situação de potencial acidente – como pelo início de uma forte frenagem por meio da ativação de um assistente de frenagem – os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelos airbags e sistema de cintos de segurança.

Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada as janelas laterais (deixando uma pequena abertura) e o teto solar são fechados. Resultado: mais segurança.

ACC – Adaptive Cruise Control (Controle adaptativo de distância e velocidade) – Até agora, o ACC era restrito a veículos de segmentos superiores, como o Volkswagen CC, por exemplo. Com o Golf, agora o ACC chega à categoria dos hatches médios.

O sistema usa um sensor de radar integrado à dianteira do carro. Nos veículos com transmissão automática DSG, o Adaptive Cruise Control intervém de tal forma que, dependendo da situação, o carro pode chegar a parar e, no modo Stop and Go, arrancar automaticamente.

O ACC mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente, seguindo o fluxo do trânsito (de maneira que a distância sempre prevalece sobre a velocidade, garantindo a segurança).

A dinâmica do sistema pode ser modificada individualmente pela seleção de um dos programas do perfil de condução oferecido no Novo Golf. O ACC estará disponível para o Novo Golf como item opcional a partir do início de 2014.

Front Assist. O sistema de monitoramento frontal “Front Assist” funciona como o ACC com o sensor de radar integrado à frente do carro, que monitora permanentemente a distância do tráfego à frente.

Mesmo com o ACC desligado, o Front Assist ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinal visual ou sonoro quando for necessária uma reação.

Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão.

O Front Assist diminui a velocidade do carro de forma que, em condições ideais, a velocidade de um possível impacto seja minimizada. O sistema também auxilia o motorista alertando caso o carro se aproxime demais do veículo à frente. A nova função City Emergency Brake (frenagem urbana de emergência) faz parte do Front Assist.

City Emergency Brake (Frenagem Urbana de Emergência). A função City Emergency Brake, pela primeira vez oferecida no Golf, é uma extensão do sistema Front Assist, que, por meio de um sensor de radar, varre a área à frente do carro.

Se houver perigo de colisão com um veículo andando ou parado à frente do carro e o motorista não reagir, o sistema de freios é pré-condicionado da mesma forma que com o Front Assist.

Se for necessário, a função City Emergency Brake inicia a aplicação total dos freios para diminuir a gravidade do impacto.

Além disso, se o motorista deixar de pressionar o pedal do freio de forma suficiente, o sistema irá ajudar gerando o máximo de força de frenagem.

Driver Alert System (Detector de fadiga). Esse sistema, introduzido primeiramente no atual Passat, detecta a perda de concentração do motorista e o alerta por meio de um sinal sonoro durante cinco segundos.

Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando uma parada para descanso. Se o motorista não parar dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido. Logo no início de cada viagem, o sistema analisa vários fatores, inclusive o comportamento individual do motorista ao volante.

Durante a viagem, o sistema de detecção de fadiga avalia continuamente vários sinais, como o ângulo de esterço do volante. Se os dados do monitoramento indicarem um desvio do comportamento registrado no início da viagem, são acionados os sinais sonoro e visual.

Independentemente do monitoramento, sempre que o sistema é ativado recomenda ao motorista um intervalo para descansar após quatro horas contínuas de direção.

Sistemas de conveniência – direção, frenagem, visão

Freio de estacionamento eletrônico. Para motoristas dos carros maiores da Volkswagen, como o Passat ou o Tiguan, o freio de estacionamento eletrônico já é considerado normal. Agora, esse sistema de freio também está chegando ao Golf. No lugar de uma alavanca de acionamento, há um botão no console central (além do botão específico para o “Auto Hold”).

O freio de estacionamento eletrônico tem muitas vantagens: eliminar o freio de mão tradicional permite ganhar mais espaço no console e, além disso, o freio é liberado automaticamente quando o carro entra em movimento, tornando as partidas em ladeiras mais fáceis.

Há, ainda, a função Auto Hold, que evita a movimentação não intencional do carro a partir da imobilidade.

DLA – Dynamic Light Assist (Assistente de luz dinâmica). Por meio de uma câmera instalada no para-brisa, o sistema analisa o tráfego à frente e no sentido contrário. Com base nesses dados, o farol alto é acionado automaticamente.

O Dynamic Light Assist trabalha assim: com a ajuda da câmera, o sistema mascara o facho dos faróis bixenônio com lâmpadas de curva dinâmicas nas áreas em que considera que, potencialmente, podem perturbar outros usuários da via. Essa função é realizada por uma abertura pivotada entre o refletor com filamento de xenônio e a lente.

Juntamente com a oscilação lateral de todo o módulo e o controle independente dos faróis esquerdo e direito, é possível ajustar a fonte de luz, evitando ofuscar quem anda à frente ou vem em sentido contrário.

O Dynamic Light Assist estará disponível para o Novo Golf como item opcional a partir do segundo trimestre de 2014.

Park Assist 2.0. A mais nova versão do sistema de assistência ao estacionamento agora facilita parar não apenas em vagas paralelas à via, mas também parar de ré em vagas perpendiculares.

Adicionalmente, o Park Assist 2.0 também é equipado com função de frenagem e saída da vaga de estacionamento. O sistema pode ser ativado a até 40 km/h pela pressão de um botão no console central.

Utilizando o indicador de direção (seta), o motorista seleciona de que lado quer estacionar o carro. Se o Park Assist detectar uma vaga com tamanho suficiente, usando sensores de ultrassom, (40 cm de espaço para manobra à frente e atrás do carro são suficientes), o estacionamento assistido pode ter início: tudo o que o motorista precisa fazer é engatar a macha à ré e usar os pedais do acelerador e freio.

O sistema controla a direção automaticamente. O motorista é orientado também por “bipes” e informações visuais no display.

A Volkswagen está equipando o Novo Golf com uma nova geração de sistema infotainment com rádio CD Player, Bluetooth, tela sensível ao toque (touchscreen) e sistema de navegação com estilos completamente novos. A essa nova geração de aparelhagem é oferecida em três versões e telas de dois tamanhos diferentes: 5,8 e 8 polegadas.

Pela primeira vez, a Volkswagen está introduzindo telas sensíveis ao toque (touchscreen) com sensor de aproximação: assim que o motorista ou o passageiro da frente movimentam a mão próximo à tela, o sistema automaticamente passa do modo display para o de entrada.

O modo display mostra apenas o essencial. No modo operacional, por outro lado, os elementos que podem ser ativados através de toques são destacados para simplificar a utilização intuitiva. As telas também têm uma função que permite que as listagens sejam roladas ou que as capas dos CDs na biblioteca de mídia sejam selecionadas rapidamente.

Sistema Infotainment com tela sensível ao toque (touchscreen) e sensor de aproximação

Sistema Infotainment “Composition Media” com rádio CD-Player e tela touchscreen de 5.8”. Sua tela colorida é dotada de um sensor de aproximação integrado à área sob o display. O display também responde a gestos de virar páginas ou zoom, como ocorre nos telefones celulares modernos. Também há quatro botões à esquerda e à direita da tela.

CD Player (compatível com MP3), rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros, o “Composition Media” é equipado com Bluetooth, interface para iPod / iPhone e entrada para SD-Card.

Sistema Infotainment “Discover Media” com rádio CD-Player, tela sensível ao toque (touchscreen) de 5.8” e sistema de navegação: O “Discover Media” é equipado com sistema de navegação, comando de voz, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para SD-Card e interface para iPod / iPhone.

Os itens e funções são idênticos exceto pelo sistema de navegação, que é integrado a dados de mapas brasileiros e à segunda entrada para cartão SD. O computador de navegação fica no porta-luvas, junto com o CD Player e a entrada para SD-Card. Atualizações dos mapas de navegação estão incluídas no preço em todas as unidades com módulos de navegação, por um período de três anos.

Sistema Infotainment “Discover Pro” com rádio DVD-Player, tela touchscreen de 8” e sistema de navegação: Sua tela colorida é também é dotada de um sensor de aproximação integrado à área sob o display.

O display também responde a gestos de virar páginas ou zoom, como ocorre nos telefones celulares modernos. O sistema traz rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros, leitor de DVD, comando de voz, Bluetooth e memória interna de 60 GB (compatível com MP3).

Além disso, esse sistema de som oferece entradas SD-Card e interface para iPod / iPhone. Outro diferencial do Novo Golf são as atualizações dos mapas de navegação incluídas no preço em todas as unidades com módulos de navegação, por um período de três anos.

Sete airbags. Todos os modelos Golf da sétima geração vendidos no Brasil serão equipados com sete airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais e 2 do tipo cortina e 1 de joelho para o motorista). Há também freios ABS com BAS e EBD, controle de tração (ASR) e controle eletrônico de estabilidade (ESC).

Equipamentos de série. Vidros com isolamento térmico, ar-condicionado digital com duas zonas “Climatronic”, encosto traseiro assimétrico rebatível, espelhos externos elétricos, indicador de temperatura externa, vidros elétricos, limpador do vidro traseiro com temporizador, coluna de direção com regulagens de altura e de distância, regulagem de altura no banco do motorista, travamento central com controle remoto, ajuste de altura e sistema de pré-tensionamento dos cintos de segurança dianteiros, freios a disco nas quatro rodas e apoios de cabeça otimizados para máxima segurança, gavetas sob os bancos dianteiros e o novo sistema infotainment com Rádio CD-Player “Composition Media” também fazem parte do pacote de série.

E mais: luzes de leitura dianteiras e traseiras com iluminação de LED, volante multifuncional, rodas de liga leve com 16 polegadas, bancos esportivos com material exclusivo e apoio lombar na dianteira, banco traseiro com descansa braço com porta-copos e acesso ao compartimento de bagagem, comandos rotativos cromados para as luzes e ajuste dos espelhos externos, redes nos encostos dos bancos dianteiros e compartimento com tampa no teto, tomada 12V adicional no porta-malas, espelho iluminado nos para-sóis, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, “Park Pilot”, sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete, volante de direção e manopla do câmbio revestidos de couro.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança