quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

ANEFAC atribui baixa no setor automotivo à inadimplência e espera novas quedas

O setor automotivo é um dos que já estão sendo afetados pela crise econômica brasileira. De acordo com balanço da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de veículos apresentou queda de 29,3% em janeiro de 2016 em relação ao mesmo período do ano anterior. No mês foram fabricadas 145 mil unidades enquanto em 2015 foram 205,3 mil.

Para o diretor executivo de estudos e pesquisas econômicas da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), Miguel José Ribeiro de Oliveira, o setor automotivo apresentou queda em virtude do cenário econômico que contribui para os altos índices de inadimplência e inflação elevada.

“Agregado ao desemprego e as expectativas negativas para 2016, as instituições financeiras aumentam suas taxas de juros para compensar prováveis perdas com relação à falta de pagamentos dos clientes”, ressalta o executivo, que atribui esses fatores à retração do volume de vendas financiadas.

O licenciamento de veículos apresentou recuo de 38,8% em janeiro ante o mês de 2015, totalizando venda de 155,3 mil unidades no período atual.

O diretor de economia da ANEFAC, Roberto Vertamatti, afirma que pela força da indústria automobilística, outros setores devem ser impactados diretamente.

“Com esta contínua queda, acabam afetados outros segmentos da nossa economia, como o de borrachas e pneus, vidro, aço e a indústria plástica.” Miguel de Oliveira estima que frente ao cenário de maior desemprego e redução dos gastos, os resultados de baixa devem se repetir nos próximos meses.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn