quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Produzida em Pernambuco, picape Fiat Toro inicia nova fase da FCA no Brasil

Depois do lançamento da picape Duster Oroch, baseada num SUV, agora é a vez da tão esperada picape da Fiat, chamada Toro, referência a robustez, força, animal… Pelo menos é assim que a Fiat encara o seu modelo, que para ela é único, inaugurando um novo segmento, chamado SUP (Sport Utility Pick-up).  O Mecânica Online® acompanha todos dos detalhes do modelo e em breve estará publicando matéria completa com as primeiras impressões.

O lançamento da Toro simboliza o próximo ciclo de desenvolvimento da FCA no Brasil e na América Latina. Foi assim que o presidente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina, Stefan Ketter, definiu o Fiat Toro, apresentado oficialmente ao público nesta segunda-feira (15/02). “Esta noite é carregada de simbolismos. Estamos apresentando o Fiat Toro, que representa o pensamento e as atitudes da FCA. A ousadia se soma à excelência, eficiência, qualidade e, principalmente, à criatividade para gerar obras novas, inusitadas, instigantes”, ressaltou Ketter.

Carlos Eugênio Dutra, diretor de produto da FCA e de Brand Fiat, conta que, para criar um carro que combina o melhor de uma picape, de um SUV e de um automóvel, a empresa ouviu os clientes. “Nos pediram um carro robusto, com bom espaço interno, capacidade de carga e versátil, sem perder a facilidade de dirigir, o conforto e a segurança. O resultado foi uma picape que permite infinitas possibilidades de uso e pode ser usada por clientes dos mais diferentes perfis.”

Para chegar a esse resultado, as equipes de Engenharia, Produto e Qualidade da FCA buscaram soluções avançadas para equipar o Toro, algumas delas exclusivas do carro. “Um dos pedidos que os clientes nos fizeram, por exemplo, era de um carro que fosse extensão de suas casas. Trabalhamos com o conceito de uma casa moderna, conectada e integrada, oferecendo um produto completo”, resume.

[box type=”success” align=”aligncenter” ]Picape proporciona infinitas possibilidades de uso, para os mais diferentes perfis de clientes, ressaltando a ousadia e a constante inovação da marca.[/box]

Ketter afirma que o Toro é um carro emblemático para a FCA e especialmente para a Fiat. “Este puro-sangue nasceu como desejo difuso na mente dos consumidores, ganhou contornos em nossos pensamentos e se materializou em nossa linha de montagem. Por isso, mais do que um carro, ele é o símbolo do que podemos fazer agora e no futuro”, afirmou.

Ele destacou o momento especial pelo qual a FCA passa em todo o mundo, caracterizado por transformações muito positivas. O grupo avança fortemente no mercado norte-americano; continua reforçando a eficiência e qualidade nas quatro regiões em que opera; está ampliando a integração entre diversas áreas de projetos globalmente; e vem apresentando produtos inovadores.

“Aqui, no Brasil e na América Latina, temos os nossos desafios, especialmente pelo tamanho, importância e condição estratégica do nosso país. E ainda temos a grande importância da marca Fiat no Brasil e o ressurgimento da marca Jeep. Apesar das dificuldades transitórias, o Brasil e a América Latina são players muito relevantes na economia mundial. E são mercados essenciais para a estratégia global da FCA”, completou o presidente da FCA para América Latina.

Com quase 40 anos de atuação no Brasil, a FCA é uma empresa que conhece muito bem o país e seus consumidores, produzindo com alto índice de nacionalização das partes e componentes de seus veículos. Ketter reforçou o compromisso de longo prazo do grupo com o país e destacou os investimentos que vêm sendo realizados, como o Polo Automotivo Jeep de Pernambuco, inaugurado no ano passado, e a modernização da Fábrica da Fiat em Betim (MG). “Queremos participar do desenvolvimento do Brasil e, para isso, vamos continuar investindo”, afirmou.

O Toro é um bom exemplo desse compromisso com o país. Desenvolvido no Brasil, por profissionais locais, e fabricado no Polo Automotivo Jeep, a planta mais moderna do grupo FCA no mundo, esse modelo alcança os mais elevados níveis de qualidade e colabora para a criação de inteligência automotiva nacional, fortalecendo a atuação da empresa não só na região, mas globalmente.

Os planos da empresa para a América Latina preveem uma maior integração com a Argentina e outros países da região para aproveitar as oportunidades de negócios e estimular as exportações a partir do Brasil. “Precisamos ter coragem para enfrentar os desafios do presente e nos preparar para a retomada do crescimento. Nós acreditamos no Brasil”, acrescentou.

Versões e equipamentos

– Fiat Toro Freedom 1.8 flex (câmbio manual de 6 marchas, 4×2): R$ 76.500

– Fiat Toro Openning Edition 1.8 flex (manual de 6 marchas, 4×2): R$ 84.400

– Fiat Toro Freedom 2.0 diesel (manual de 6 marchas, 4×2): R$ 93.900

– Fiat Toro Freedom 2.0 diesel (manual de 6 marchas, 4×4): R$ 101.900

– Fiat Toro Volcano 2.0 diesel (automático de 9 marchas, 4×4): R$ 116.500

De série na configuração Freedom, há direção e trio elétrico, volante com regulagem de altura e profundidade, rádio com Bluetooth e entrada USB, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, ar-condicionado, revestimento de tecido, quadro de instrumentos com tela de 3,5 polegadas, lanterna traseira de neblina, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático. As rodas são de 16 polegadas, mas o ponto negativo é que são de aço. Para ter rodas de liga-leve, é preciso comprar como opcionais, ainda sem preços definidos. O mesmo acontece com o sistema multimídia com tela de 5,6 polegadas sensível ao toque e com GPS, vendido dentro de um pacote tecnológico. O pacote de itens de segurança é bom e inclui sistema Isofix para prender cadeirinhas infantis, controles de tração e estabilidade, três apoios de cabeça traseiros e três cintos de segurança de três pontos no banco de trás.

Todos os itens de série
Freedom: Abertura elétrica do bocal de abastecimento, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, apóia-pé para o motorista, apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura, apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura, ar-condicionado, controle de tração (ASR), banco do motorista com regulagem de altura, bolsa porta-objetose porta-copo na lateral traseira, bolsa porta-objetos nas portas, câmbio automático de seis velocidades, chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas, cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura, cintos de segurança laterais traseiros retráteis de 3 pontos, computador de bordo (distância, consumo, consumo instantâneo, autonomia), controle eletrônico de estabilidade (ESP), estepe full size, conta-giros, direção elétrica, drive by wire (controle eletrônico da aceleração), espelho no para-sol lado motorista e passageiro, follow me home, gancho universal para fixação de cadeira infantil (Isofix), ganchos para amarração de carga na caçamba, hodômetro digital (total e parcial), hill holder, kit de ferramenta, kit aerodinâmico, lanterna traseira de LED, lanterna traseira de neblina, limpador e lavador do para-brisas com intermitência, luz de leitura, para-choque traseiro com soleira cromada, piloto automático com controlador de velocidade, porta escadas, porta-óculos, porta-luvas iluminado, quasdro de instrumentos de 5,5 polegadas, com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa multifuncional em TFT, revestimento da caçamba, rodas de aço estampado de 16 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, tampa traseira dupla com abertura elétrica, tomada de 12V, travas elétricas (travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível), vidros climatizados verdes, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesgamamento do lado do motorista, volante com regulagem de altura e profundidade, volante com sistema de absorção de energia.
Opcionais: Teto solar elétrico; roda de liga-leve de 16 polegadas com kit de parafusos antifurto das rodas; bancos revestidos parcialmente de couro; extensor de caçamba; barras longitudinais de teto; kit pleasure 1 (faróis de neblina, capota marítima, retrovisores externos elétricos com memória, tilt down, rebatimento e luz de conforto); kit pleasure 2 (apoio de braço traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, grade frontal com cromado, maçanetas e retrovisores externos pintados, porta-objetos do passageiro, apoio de braço central, para-sol iluminado, segunda tomada 12V, segunda entrada USB, brake light, iluminação da caçamba, alarme); kit safe 1 (airbags laterais, de cortina e de joelho do motorista, sensor de pressão dos pneus, bancos revestidos parciamlmente de couro); kit techno 2 (ar-condicionado de duas zonas, câmera de ré, volante com revestimento de couro, alavanca de seleção de marchas tipo borboleta, comandos de voz, central multimídia Uconnect Touch NAV 5″, 6 alto falantes, tapete em carpete).

Opening Edition: Conteúdos da versão Freedom mais adesivos exclusivos, soleira metálica, roda de liga diamantada, kit de parafusos antifurto, grade cromada, maçaneta e retrovisor pintados, farol de neblina cornering, retrovisor elétrico (tilt down, folding e luz de poça), brake light com luz de caçamba integrado, capota marítima, volante revestido de couro com comandos de voz e telefone, aletas para troca de marchas, ar digital de duas zonas, alarme, tela multimídia sensível ao toque de 5 polegadas com GPS e comandos de voz, 6 alto falantes, câmera de ré, banco do passageiro com porta-objetos no assento, console central com apoio de braços, porta objeto refrigerado, segunda entrada USB, segunda tomada 12V, poio e braço no banco traseiro, parassol iluminado para motorista e passageiro, sobretapetes dianteiros e traseiros, sensores de chuva, elerocrômico e crepuscular.

Volcano: Abertura elétrica do bocal de abastecimento, alarme, alças de segurança coluna A do lado do motorista e do passageiro, alça de segurança traseira com luz de leitura incorporada, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, apoia-braço central traseiro com porta-copos, apoia-pé para o motorista, apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura, 3 apoios de cabeça traseiro rebaixados e com regulagem de altura, ar-condicionado de duas zonas, controle de tração (ASR), banco do motorista com regulagem de altura, banco do passageiro rebatível e com porta-objetos, barras longitudinais no teto, bolsa porta-objetos e porta-copo na lateral traseira, bolsa porta-objetos nas portas, brake light, câmbio automático de nove velocidades, câmera de ré, central multimídia Uconnect Touch NAV 5″ (com comandos de voz, porta USB, viva-voz, Bluetooth e GPS), chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas, cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura, cintos de segurança laterais traseiros retráteis de 3 pontos, cobertura da alavanca (empunhadura) do freio de mão, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia), console central com porta-objetos refrigerado e porta-copos, conta-giros, direção elétrica, drive by wire (controle eletrônico da aceleração), espelho iluminado no para-sol dos lados do motorista e do passageiro, controle eletrônico de estabilidade (ESP), faróis de neblina com sistema cornering, faróis com sistema DRL, follow me home, gancho universal para fixação de cadeira infantil (Isofix), ganchos para amarração de carga na caçamba, grade frontal com crmoados, hodômetro digital (total e parcial), hill holder, hill decent control, iluminação da caçamba, iluminação interna com efeito night design, kit de ferramentas, lanterna traseira de LED, lanterna traseira de neblina, limpador e lavador do para-brisas com intermitência, luz de leitura, maçanetas externas cromadas e retrovisores externos pintados, My car fiat (personalização de várias funções do carro), para-choque dianteiro com pintura parcial na cor do veículo, piloto automático com controlador de velocidade, para-choque traseiro com soleira cromada, parasol iluminado, porta escadas, porta-óculos, porta-luvas iluminado, protetor de cárter, quadro de instrumentos com tela de 7 polegadas colorido, com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, retrovisores externos elétricos com memória (tilt down, rebatimento e luz de conforto), revestimento externo da coluna central das portas, revestimento de caçamba, rodas de liga-leve de 17 polegadas com pneus de uso misto, sensor de estacionamento traseiro, sistema de tração 4×4 integral, soleira metálica, skide plate integrado ao parachoque dianteiro, tampa traseira dupla com abertura elétrica, tapetes dianteiros e traseiros em carpete, tomada 12V, travas elétricas (travamento automático a 20 kmh, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível), válvula antirrefluxo de combustível, vidros climatizados verdes, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento do lado do motorista, volante com regulagem de altura e profundidade, volante com sistema de absorção de energia, volante de couro com comandos de áudio e do telefone, segunda tomada 12 V, segunda entrada USB, seis alto falantes.

Opcionais: Teto solar elétrico; bancos revestidos parcialmente de couro; extensor de caçamba; sensor de pressão dos pneus; kit safe (airbags laterais, de cortina e de joelho do motorista, sensor de pressão dos pneus, banco do motorista com regulagem elétrica em oito posições); kit techno (sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, partida e acesso ao carro sem chave, sistema de partida remota, volante com alavanca de seleção de marchas do tipo borboleta e capota marítima.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn