sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

SAE BRASIL premia MAHLE pelo melhor trabalho internacional apresentado no Congresso de 2015

Os engenheiros Pedro Lerman, da MAHLE Argentina, e Rômulo Petrini Fogaça de Almeida, do Centro Tecnológico MAHLE, receberam o prêmio de Melhor Paper Internacional concedido pela SAE BRASIL.

- Publicidade -

O prêmio se refere ao melhor trabalho técnico (paper) inscrito e apresentado no Congresso SAE BRASIL 2015. O evento, que teve 132 trabalhos apresentados durante seu decorrer, teve sua cerimônia de premiação realizada no escritório central da SAE BRASIL.

O trabalho vencedor, intitulado “Válvulas para serviços pesados com desempenho melhorado através de tratamento de nitretação”, foi inscrito dentro do tema “Motores e Transmissões”.

- Publicidade -

O paper destaca o desenvolvimento do tratamento de nitretação para as válvulas dos motores de serviço pesado, colaborando para uma maior resistência ao desgaste.

Em complementação a esse ganho de durabilidade, está o importante fato de que a nitretação elimina resíduos pouco ecológicos de banho eletroquímico como é o caso da tecnologia anterior de cromação. “Foi muito gratificante receber esse reconhecimento por que o projeto foi longo e trabalhoso”, afirma Rômulo Almeida, do Centro Tecnológico MAHLE de Jundiaí, em São Paulo.

“Trouxemos para a América do Sul um desenvolvimento que normalmente seria realizado pela matriz na Alemanha, e nunca pensamos que o resultado final pudesse vir a ser premiado. Fizemos nosso trabalho pensando em solucionar um problema recorrente, apenas isso.

- Publicidade -

Mas acabamos recebendo um reconhecimento fora da empresa, o que é ótimo profissionalmente e pessoalmente”, complementa Rômulo.

O processo de avaliação é realizado por um comitê técnico qualificado e renomado, formado por profissionais e acadêmicos do setor, que analisa a relevância do trabalho para a comunidade da mobilidade, e se ele traz inovações ou uma nova visão sobre o tema em questão.

A premiação é uma forma de incentivar a divulgação de tecnologias que estão sendo desenvolvidas dentro das empresas, de forma a mostrar a competência tecnológica dos seus autores. O autor principal do melhor paper internacional receberá viagem e hospedagem para participar do Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2016, em São Paulo, que será realizado de 25 a 27 de outubro.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança