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Motor FPT 10.3L equipa nova linha de caminhões Ford Euro V na Argentina

A FPT Industrial, uma das maiores produtoras de motores industriais do mundo, é a fornecedora do motor FPT 10.3L Euro V para a Ford equipar dois dos seus modelos de caminhões Cargo na Argentina.

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O propulsor, que também é produzido na planta argentina da FPT industrial, em Córdoba, é o mais leve e compacto destinado ao segmento de caminhões pesados e já está presente no Brasil com os modelos da marca.

[box type=”info” align=”aligncenter” ]- O motor da FPT Industrial de 10,3L Euro V garante alta performance aliada a um reduzido consumo de combustível. Trata-se do mais leve motor destinado ao segmento de caminhões pesados.
– Motor equipa os novos modelos Cargo 2042 4×2 e Cargo 2842 6×2 Euro V para o mercado argentino.
– Produzido em Córdoba, o primeiro lote de motores foi entregue no segundo semestre de 2015.[/box]

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O emprego de materiais nobres garantiu robustez, alta potência, maior economia de combustível e menores custos de manutenção aos equipamentos. Marco Aurélio Rangel, presidente da FPT Industrial na América Latina, ressalta que “a empresa já estava preparada para atender o mercado argentino no que diz respeito à legislação Euro V, pois a unidade de Córdoba já atendia o mercado brasileiro com motores desta família Euro V desde 2012”.

FPT 10,3L, idealizado para atender às condições mais severas de operação O propulsor que equipa os modelos Cargo 2042 4×2 e Cargo 2842 6×2 possui seis cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, injeção eletrônica e aftercooler.

Sua potência máxima é de 420 hp a 2100 rpm com torque máximo de 1900 Nm a 1050 rpm. Ideal para aplicações mais severas, o FPT 10,3L possui freio motor por descompressão (CEB), um sistema patenteado que garante potência de frenagem até 30% maior e resulta em maior segurança, maior vida útil do sistema de freios do caminhão e dos componentes do motor.

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O comando do ventilador de alta velocidade é acionado por polia eletro-magnética e reduz em até 1,5% o consumo de combustível. O propulsor conta com turbina de geometria variável (VGT) com aftercooler, o que garante uma resposta rápida, principalmente nas trocas de marcha.

O resultado é a maior economia de combustível. Produzido com materiais de alta tecnologia, o FPT 10,3L tem peças mais robustas e entrega alta confiabilidade e eficiência, além de soluções técnicas que visam a redução de peso, como a tampa do comando de engrenagens em plástico e carcaça do volante em alumínio.

As robustas unidades injetoras de alta pressão são homologadas para a legislação Euro V, têm pressão de 1800 bar, garantem uma combustão mais limpa e manutenção mais fácil. Os balancins integrados em um mesmo eixo no FPT 10,3L formam um layout compacto e trazem maior robustez.

Tudo isso proporciona redução dos custos de manutenção, preservação da integridade dos componentes, além de economia no consumo de combustível. Os motores utilizam sistema de pós-tratamento dos gases de escape (SCR) com aquecimento nas linhas de ARLA 32. A solução foi criada para evitar o congelamento das mesmas, caso o veículo transite em ambientes com baixas temperaturas.

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