sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Aço para ferramentas e máquinas agora disponível em barras redondas

O Toolox, aço de alta resistência da SSAB, temperado e revenido, desenvolvido especialmente para ferramentas e componentes de máquinas que trabalham em altas temperaturas, está agora disponível em barras redondas com diâmetros que vão de 21 a200 mm e comprimentos de até 5.000mm.

- Publicidade -

As barras de Toolox já possuem tratamento térmico, superfície descascada e estão prontas para o uso. Suas propriedades mecânicas são uniformes desde a superfície até o centro das barras. As tolerâncias de diâmetro, comprimento e retilineidade seguem a norma EN10060.

Apesar de possuir elevada dureza, de 33 e 44 HRC, o Toolox possui baixa adição de carbono, propiciando fácil usinabilidade, além de ter alta tenacidade, resistência ao impacto e também, baixos estresses residuais, que proporcionam uma elevada estabilidade dimensional.

- Publicidade -

Dentre sua ampla gama de aplicações, ele é encontrado em matrizes de estampagem, ferramentas de moldes plásticos, bem como em componentes de máquinas expostos a severas condições.

Tenacidade – A baixa adição de carbono associada a um processo de produção único faz com que o Toolox seja de duas a três vezes mais tenaz que aços com durezas similares.

A alta dureza combinada com uma excelente tenacidade assegura um menor desgaste e uma maior vida útil dos componentes, quando comparados aos efeitos com aços tradicionais.

- Publicidade -

Propriedades em Altas Temperaturas – As barras Toolox mantêm suas propriedades mecânicas em temperaturas de até 590ºC.

Propriedades Mecânicas – Para a descrição técnica completa do Toolox 33 e 44 e suas fichas técnicas, consulte o site ssab.com, ou entre em contato.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança