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Lona de caminhão: saiba como escolher o material ideal para proteger a carga

Para cada tipo de carga existe a cobertura mais adequada. No mercado podem ser encontrados vários materiais de proteção,como lona de PVC, algodão e tela. A Cipatex®, fabricante da lona para caminhão “Toda Carga”, dá dicas para não errar na escolha do material.

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Segundo Rosemeire Branco, gerente comercial da empresa, além de ficar atento ao tipo de material, é preciso observar o tamanho da carreta. “A proteção precisa cobrir toda a carga para evitar o derrame nas vias de tráfego, que pode causar acidentes e prejuízos”, comenta.

A lona produzida em PVC, por exemplo, é mais indicada para cargas de grãos, areia, pedra, cimento, carvão e adubo. Para cargas mais secas como sacarias de farinha, café e açúcar, a recomendação é utilizar a de algodão. A tela é mais usada para proteger a caçamba.

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Além de levar em conta o tipo de carga que costuma transportar, o caminhoneiro deve avaliar a qualidade da lona antes da compra.

“No caso da lona de PVC, o ideal é optar por um produto com resistência à temperatura e impermeável, e que possua garantia de fábrica. Outra dica é verificar a embalagem do produto, de preferência que seja feita com o própriomaterial. É importante verificar a qualidade das bainhas da lona e das argolas”, afirma Rosemeire.

Para entrar no mercado de lonas para caminhão, a Cipatex® realizou uma série de pesquisas e testes com a finalidade de obter uma cobertura resistente e prática. Confeccionada em laminado de PVC, o produto conta com plastificante especial que facilita a limpeza e dificulta o acúmulo de sujeira, além de suportar grandes variações de temperatura.

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Além da escolha certa do material para cada tipo de carga, Rosemeire lembra que a vida útil da lona depende também da amarração, limpeza e manutenção.

Dicas de manutenção – A manutenção e limpeza adequadas são imprescindíveis para a durabilidade da lona. O material deve ser limpo com água e sabão neutro, evitando produtos químicos, como solventes, e escovas, para não correr o risco de tirar o plastificante da lona de PVC.

O caminhoneiro deve evitar também o uso de cantoneiras de metal sobre a lona. Arrastar a lona sobre superfícies ásperas e imperfeitas, além de guardá-la suja ou molhada podem danificar o material.

Na hora de amarrar a lona, Rosemeire diz que e indicado é não forçar a cobertura em quinas e cantos do caminhão, não usar ganchos ou ferramentas para puxar as argolas. Outra orientação é fazer o mesmo tipo de fixação em toda a lona e principalmente evitar que não fique solta na parte traseira.

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