quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Ford faz “pegadinha” na Europa com sistema “neutralizador de barulho de crianças” em alusão ao 1º de abril

A Ford apresentou uma nova tecnologia, chamada CALM, para uso com o sistema de conectividade SYNC, que neutraliza o barulho das crianças no banco de trás do carro. Na verdade, trata-se de uma pegadinha de 1º de abril, o “Dia da Mentira”, uma tradição popular em várias partes do mundo.

- Publicidade -

Como mostra este vídeo, especialmente preparado para a divulgação, o equipamento atenderia o desejo de muitos consumidores pois esse tipo de situação, como é sabido, tem o poder de gerar mais estresse que congestionamentos, buracos e obras na pista.

Como funciona o CALM – O sistema de conectividade SYNC dá ao motorista, entre outras opções, a possibilidade de acessar áudio-livros porcomando de voz e encontrar um lugar para o lanche das crianças. Mas, para as ocasiões em que nem comida e contos de fada funcionam, foi desenvolvido o novo sistema que reduz automaticamente o barulho do banco de trás.

O Modo de Desligamento de Crianças Anárquicas, ou CALM, pode ser ativado por comando de voz no sistema SYNC 3.

Ele usa uma tecnologia similar à do sistema de Controle Ativo de Ruído, que neutraliza os sons indesejados por meio de ondas sonoras opostas geradas pelo sistema de áudio.

- Publicidade -

“Nosso objetivo é tornar o interior dos carros o mais relaxante possível. Para isso desenvolvemos controles intuitivos e bancos confortáveis, mas ainda não havia nada que pudéssemos fazer em relação aos passageiros que geram estresse nos motoristas. Agora é diferente”, explica Theresa Earthly, técnica do Laboratório de Oscilação Intrusiva da Ford.

“O CALM é particularmente eficiente na redução de ruídos agudos de passageiros mais novos, mas também estamos desenvolvendo uma versão que neutraliza frequências mais graves, como as sogras”, completa.

O CALM estaria disponível no mercado a partir deste 1º de abril, o Dia da Mentira, diz a pegadinha da Ford Europa.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança