sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Fiat Toro vence importante prêmio internacional de design

O design inovador e diferenciado do Fiat Toro conquistou seu primeiro prêmio internacional. O modelo recebeu o cobiçado selo Red Dot Design Award , um dos mais tradicionais e importantes reconhecimentos da área em todo o mundo, que tem a mesma importância para o segmento de design que o Oscar para o cinema.

- Publicidade -

O Red Dot Award – Product Design é concedido desde 1955 aos melhores produtos do ano em todo o mundo, que se destacaram por seu design inovador, de qualidade e funcional.

Neste ano, foram cerca de 5 mil projetos, de 54 países. Os vencedores em 31 categorias, que vão de artigo de moda a eletrônicos e móveis, são escolhidos por um júri formado por 40 especialistas em design de diversas áreas. Os projetos premiados são expostos nos museus da Red Dot em Essen (Alemanha), Singapura e Taipé, além de serem apresentados no site da instituição e no livro do ano da premiação.

- Publicidade -

O concurso é organizado pelo Design Zentrum Nordrheim Westfalen, sediado em Essen e fundado em 1954. Um dos mais tradicionais e relevantes centros do mundo, a instituição se dedica à pesquisa, difusão e qualificação do design internacionalmente.

“É uma honra receber este conceituado prêmio com um produto desenvolvido integralmente no Brasil e de grande importância para a FCA na América Latina”, afirma Peter Fassbender, diretor do FCA Design Center Latam.

O centro de design da FCA – Fiat Chrysler Automobiles para a América Latina, instalado em Betim (MG), ganhou recentemente ainda mais importância na estratégia do grupo ao deixar de fazer parte da estrutura de Engenharia e passar a integrar uma organização específica, junto dos outros centros de design do grupo na Ásia, Europa e Estados Unidos. Paralelamente, Fassbender, passou a se reportar diretamente ao presidente da FCA para América Latina, Stefan Ketter, e funcionalmente ao líder global de Design, Ralph Gilles.

- Publicidade -

“O selo Red Dot vem coroar este novo momento do Design Center e atesta nossa excelência e capacidade para criarmos no Brasil produtos de excelência global”, ressalta Fassbender.

“Cada região tem suas especificidades, como gosto, legislação e clima. Nós vamos reforçar nossa atuação não só no Brasil, mas em toda a América Latina, para levar essas características particulares ao desenvolvimento mundial de novos produtos, seja aqui ou em outras regiões”, completa o executivo, destacando que sua equipe participará da criação de qualquer modelo do grupo, independente da marca.

No projeto do Fiat Toro, o objetivo de Fassbender e sua equipe foi repensar o conceito de picape e aliar agilidade, funcionalidade, robustez e conforto em um mesmo veículo. O modelo ganhou linhas harmônicas que reforçam a impressão de dinamismo, proteção e agilidade.

Uma das marcas registradas do Toro é seu “olhar”, formado por dois grupos óticos para ressaltar a impressão de velocidade, elegância, força e suavidade. O equilíbrio desse conjunto de características aparentemente antagônicas é reforçado pelas cores e pelos acabamentos, que trazem modernidade e requinte ao modelo.

A cerimônia de entrega do prêmio será realizada em Essen, no dia 4 de julho próximo, e reunirá cerca de 1,2 mil convidados de todo o mundo. Na ocasião, além de premiar as empresas vencedoras, os presentes poderão conferir de perto todos os projetos, que serão expostos no Red Dot Design Museum.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança