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Cinco equipes da América Latina estão na final do mundial de pós-venda da Volvo

As equipes vencedoras foram “VTT”, da Dipesul; “Suicide Squad” da Auto Sueco SP; “TEC-Invista” da Suécia; “Suécia Próxima Parada”, do Peru; e “La Celeste” do Uruguai.

A disputa foi acirrada. Ao todo, participaram da semifinal 29 equipes: 29 equipes: 15 do Brasil e 14 de outros nove países da América Latina.  Antes das provas práticas, eles passaram por três etapas teóricas, realizadas entre setembro de 2015 e fevereiro de 2016.

[box type=”info” align=”aligncenter” ]Cinco equipes da América Latina vão participar da etapa final do VISTA, competição mundial de profissionais de pós-venda de caminhões e ônibus da Volvo. Três equipes do Brasil, uma do Peru e uma do Uruguai, venceram as semifinais, em Curitiba, nos dias 05 e 06 de abril. A final será em Gotemburo, na Suécia, na primeira semana de junho. Trinta e duas equipes de todo o mundo participam da última fase.[/box]

“O VISTA é uma parte importante de nosso esforço para atingir a mais alta qualidade em serviços em todos os mercados onde estamos presentes”, observa Carlos Pacheco, diretor de Desenvolvimento de Concessionárias do Grupo Volvo América Latina.

“Estamos muito felizes. Emocionados. Nossa meta era chegar em Curitiba, e quando chegamos aqui, nossa meta era estar na final”, comemora Antônio Cirino, da equipe TEC-Invista, da concessionária Suécia.  De acordo com ele, com a competição, o conhecimento que possuem vai sendo aprimorado e agiliza o atendimento aos clientes. “Crescemos muito desde que começamos a participar do VISTA”.

Durante as provas práticas, as equipes tinham 30 minutos para encontrar e solucionar os problemas que são comuns no dia a dia de trabalho na concessionária.

“A competição motiva os técnicos a serem cada vez melhores. Faz com que os técnicos se preparem mais e possam atender aos clientes cada vez mais rápido e melhor”, destaca Luis Figueroa, da Volvo Peru. “É uma emoção grande, pois nos preparamos bastante. Estamos muitos contentes de representar o nosso país. Vamos para brigar para ganhar a final”.  O participou da competição com seis equipes.

O VISTA – O VISTA (Volvo International Service Training Award) é o maior programa de treinamento de seu gênero no mundo.

O objetivo é promover a qualificação, o trabalho em equipe e o reconhecimento dos técnicos e funcionários das áreas de peças de reposição, garantia e administrativa, além de aprimorar a capacidade dos profissionais que atuam no setor.

A meta final da competição é contribuir para o sucesso do cliente, para ter profissionais altamente qualificados e atualizados em caminhões e ônibus Volvo.

“É preciso sempre seguir o passo-a-passo e saber que fazemos um trabalho de equipe. Nós já temos um alto nível de competência na área de serviços, mas o VISTA é uma importante ferramenta para promovermos o desenvolvimento contínuo”, declara Karen Wasman, gerente do CDC (Centro de Desenvolvimento de Competências) do Grupo Volvo América Latina.

Nesta edição, o VISTA tem o lema “Sem atalhos para o sucesso”, uma referência direta à importância da qualidade e do planejamento do trabalho que é executado diariamente nas concessionárias da marca.

“Os participantes competem, ganham conhecimento, adquirem novas habilidades e se tornam mais ágeis e precisos no trabalho na oficina. O resultado é um serviço de excelência e maior disponibilidade para os veículos”, afirma Letícia Watanabe, responsável pelo evento na América Latina.

Números – Nesta edição, a América Latina teve 3 mil inscrições, sendo 85% dos participantes do Brasil, 15% do Peru e 5% de outros países.   O Brasil é o país com o maior número de participantes, com 2.237, seguido pela Rússia, com 1.393 para participantes.

No total, considerando todas as etapas, foram 18,5 mil profissionais, distribuídos em 5 mil equipes de 100 países de todos os continentes, um número recorde desde que o evento foi criado. O VISTA começou em 1957 como uma competição nacional na Suécia, sede do Grupo Volvo. Em 1977 tornou-se uma maratona global.  A maior parte dos participantes (65%) é formada por técnicos. Os demais 35% são das áreas comercial, administrativa e de peças.

Na edição passada, a equipe finlandesa ficou em primeiro lugar. Quando os vencedores mundiais forem anunciados, a maratona terá consumido cerca de 700 mil horas de treinamento em todo o mundo.

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