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Bosch celebra 40 anos da sonda lambda

A Bosch, uma líder mundial no fornecimento de tecnologias e serviços, foi pioneira no desenvolvimento da sonda lambda, também conhecida como sensor de oxigênio, um componente veicular que completa 40 anos em 2016.

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Esta invenção teve papel primordial na indústria automotiva no desenvolvimento de carros mais limpos e eficientes. Neste ano comemorativo, a meta da empresa é atingir o marco de mais de 1 bilhão de sondas produzidas em suas plantas.

A sonda lambda, que começou a ser produzida em série pela Bosch em 1976, passou a ser um dos sensores mais importantes do sistema de injeção dos veículos, pois é o único capaz de reconhecer a composição da mistura ar e combustível – gasolina, álcool ou diesel – para controlar a quantidade injetada e garantir uma composição otimizada da mistura.

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Testes comprovam que uma sonda em bom estado de conservação economiza até 15% no consumo de combustível, melhora o desempenho do motor, além de colaborar com a preservação ambiental, pois atua junto com o catalisador para a emissão de níveis mais baixos de poluentes na atmosfera.

Atualmente, a Bosch fabrica 50 milhões de sondas lambdas por ano que são direcionadas para os mercados original e de reposição. Em 2014, a empresa passou a produzir o componente localmente em sua planta matriz, em Campinas, no interior de São Paulo.

Aplicações – Para o mercado de reposição, a Bosch tem um programa de sonda lambda original, com conectores específicos por montadoras para proporcionar mais agilidade e assertividade no momento da troca. Além disso, os modelos originais atendem 100% dos requisitos dos fabricantes de automóveis.

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A empresa também conta com um programa complementar com nove modelos de sondas universais para máxima cobertura do mercado, que foram desenvolvidos considerando os diferentes elementos sensores e potências térmicas de cada marca e modelo de veículos.

Manutenção – A durabilidade deste componente é grande quando o veículo apresenta condições de manutenção favoráveis e quando é abastecido com combustível de qualidade.

Contudo, para garantir seu bom funcionamento, a Bosch recomenda a revisão do sistema a cada 30 mil quilômetros, já que sonda lambda defeituosa não informa os dados corretamente a central eletrônica de comando e todo o sistema de injeção eletrônica perde a eficiência.

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