quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Motores Diesel – Como conservar o filtro de partículas

Reduzir emissões de poluentes de motores ciclo diesel de última geração. Essa é a função do filtro de partículas. Em boas condições, o dispositivo, que é acoplado ao sistema de escape do veículo, elimina a fuligem dos gases. Mas, para que exerça sua função plenamente, é preciso atenção para evitar perda precoce do componente.

- Publicidade -

A Umicore ─ que produz filtro de partículas catalisados para motores a diesel no Brasil desde 2012 ─ alerta que esse componente foi desenvolvido para desempenhar sua função por ao menos 160 mil quilômetros. “O ideal é estar sempre atento ao manual de instrução do veículo”, acrescenta Cláudio Furlan, gerente Comercial da fabricante.

O componente deve ser trocado quando sofre algum dano físico oriundo de avaria no motor ou sensores que danifique o filtro. De acordo com Furlan, o componente com entupimento, por exemplo, pode elevar sensivelmente o consumo de diesel além de contribuir para a quebra de outros componentes por excesso de contrapressão. “O combustível é um dos itens que mais geram custos em uma frota de veículos comerciais. Por isso, é importante  realizar as manutenções preventivas previstas pelo fabricante do veículo para economizar combustível e prolongar a vida útil do filtro”, explica.

Entre as precauções, vale também ressaltar a importância de trocar o óleo lubrificante no período indicado, utilizando a especificação correta.

“Quando isso não ocorre, o motor consome mais óleo do que o recomendado, e isso faz com que o sistema de pós-tratamento seja prejudicado, uma vez que são formadas cinzas pela queima de resíduos dentro do filtro, entupindo seus poros”, explica Miguel Zoca, gerente de Aplicação do Produto da Umicore.

- Publicidade -

Outro cuidado é realizar a substituição do filtro de ar e de óleo em período indicado. São componentes que também influenciam no sistema de pós-tratamento de gases.

O motorista também deve ficar atento na hora de abastecer. “O diesel para motores de última geração deve ser o S10, que contém uma quantidade mínima de enxofre. Caso contrário, há o comprometimento do sistema e do motor”, complementa Zoca.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança