terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

SSAB participa da Agrishow 2016

Siderúrgica sueca participa pela primeira vez da maior e mais completa feira de tecnologia agrícola do mundo, expondo aplicações do aço de alta resistência Strenx, oferecendo ao setor redução de peso, de custos e aumento da produtividade nos equipamentos

- Publicidade -

A SSAB, empresa produtora de aço de alta resistência com unidades produtivas na região nórdica e nos Estados Unidos, marca presença na Agrishow 2016, que acontece de 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto (SP). Com um estande de 150m² de área externa, a SSAB apresenta quatro cases do aço de alta performance Strenx aplicados às máquinas agrícolas, além de amostras das chapas antidesgaste Hardox.

“O setor agrícola brasileiro oferece um vasto potencial para o desenvolvimento de equipamentos mais leves, produtivos, duráveis e eficientes e é um mercado no qual a aplicação de aços de alta resistência ainda é muito recente, mas com amplo potencial de crescimento”, diz Fabio Silva, gerente técnico da SSAB Américas.

- Publicidade -

Ele ainda ressalta que este material mais resistente pode ser utilizado, entre outras aplicações, em canavieiros, colheitadeiras e pulverizadores, sendo possível fabricar estruturas com maior capacidade de carga e de maior alcance.

No campo da agricultura, a alta resistência estrutural e a redução de peso são fatores competitivos importantes. Utilizando o Strenx em equipamentos, é possível ter guindastes com maior alcance, implementos com carga útil maior e equipamentos que economizam combustível.

Já o Hardox é sinônimo de durabilidade e qualidade em âmbito mundial no setor do aço. Com a maior gama de espessuras e dimensões do mercado, o Hardox é a chapa de aço de alta resistência mais indicada para aplicações que precisam suportar as mais severas condições, sem trincar ou deformar.

- Publicidade -

Dentre as aplicações do Strenx, aço estrutural que permite estruturas mais leves e resistentes, a SSAB apresenta duas amostras de um pulverizador da empresa Jacto.

Um chassis feito em Strenx, que passou a ter maior vida útil evitando problemas de fadiga, redução de peso, redução do número de componentes de montagem, menor tempo de produção, eliminação da solda – é parafusado, o que evita trincas e apresentou melhor comportamento torcional.

E o segmento da barra do pulverizador, também fabricado em Strenx, em que houve aumento da área de pulverização, peso reduzido, novo design, resultando em braços mais compridos.

A SSAB traz ainda um reboque de 10m de canavieiro da empresa Sergomel com a utilização do Strenx no chassis e na caixa. O equipamento teve maior carga útil, redução de peso e menos consumo de combustível.

E por fim, um guindaste da Argos feito em Strenx, resultando em maior capacidade de carga e aumento na distância de içamento.

Além disso, a SSAB também vai apresentar amostras de tubos que a siderúrgica fornece agora e vigas em Strenx e aço comercial, para que os visitantes possam comparar o peso de ambos. Lembrando que não é o aço que é mais leve, e sim, a estrutura que fica mais leve devido à redução da espessura do aço para manter a resistência.

A Agrishow é considerada uma das três principais feiras de tecnologia agrícola do mundo e a maior e mais importante na América Latina.

A feira é a vitrine das mais avançadas tendências e inovações tecnológicas para o agronegócio. Ela é palco do sucesso do agronegócio brasileiro e é a única feira do Brasil em que o produtor rural encontra tudo o que precisa e as melhores oportunidades de negócios.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança