quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

A manutenção do carro influencia na segurança de todos

Para a segurança no trânsito, não é apenas o modo de dirigir que conta.Vários outros fatores, desde o respeito às normas, a condição das vias até ahabilidade e o estado emocional e físico do condutor, influenciam a segurança de cada um dos envolvidos na situação: motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres.

- Publicidade -

Mas tem muita gente que ainda se esquece do principal: as condições do veículo.

Se o motorista não atentar para os cuidados com o carro, pode se acidentar e aindacomprometer a segurança de outras pessoas.

- Publicidade -

Pra evitar que isso aconteça, é importante verificar sempre:

Pneus – Veja sempre se eles estão de acordo com as normas, se não estão murchos ou calibrados demais. E lembre-se: pneu careca não vai te levar a lugar algum – a Polícia Rodoviária Federal estima que 20% dos acidentes nas estradas são causados por carros com pneus carecas!

Amortecedores – Um carro com os amortecedores vencidos fica mais vulnerável às depressões na pista e, portanto, mais instável e suscetível a sair da faixa e atingir outros veículos.

- Publicidade -

Freios –  Você não está numa cena do filme “O Carro Desgovernado” e nem em “Velocidade Máxima” pra ter que andar como se não precisasse dos freios. Portanto, verifique se eles não estão gastos, se o freio de mão está em ordem e, claro, se está tudo certo com os componentes dessa peça, como o óleo de freio.

Alinhamento e balanceamento – Entrar nas curvas com um carro desalinhado é perigoso, pois ele pode perder a estabilidade e  causar acidentes.

Já a falta de balanceamento compromete o controle que o motorista tem sob o carro nos terrenos irregulares.

Palhetas – As esquecidas palhetas dianteiras e traseiras ajudam e muito para a segurança no trânsito. Imagine dirigir em uma baita chuva sem elas… visibilidade zero e muitas chances de colisão!

Faróis e lanternas – Circular sem farol é como um míope andar sem óculos. O condutor não enxerga nem o que está na frente e nem atrás e sai batendo em todos os cantos. Por isso, mantenha os itens de sinalização funcionando!

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança