quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Ford instala novos equipamentos e moderniza processos de pintura à base de água em Camaçari

A Ford colocou em operação na fábrica de Camaçari, na Bahia, 17 novos equipamentos robotizados que foram instalados nos processos de pintura, estação de calafetação da carroceria e na aplicação de spray das soleiras.

- Publicidade -

Seguindo os padrões globais de produção existentes nas principais fábricas da Ford no mundo, essa modernização garante alto nível de qualidade nos produtos Ford e excelente benefício ao meio ambiente.

“Os novos recursos técnicos de última geração utilizados no setor de pintura permitem o aumento na flexibilidade da fábrica para implementação de novas versões do EcoSport e das linhas Ka e Ka+ produzidas em Camaçari. Também oferece maior produtividade, com a possibilidade de funcionamento mesmo com um dos equipamentos parado”, afirma Silvio Illi, gerente do Complexo Industrial Ford Nordeste.

- Publicidade -

As cabines de spray de revestimento contam com dez máquinas, tipo robô, que viabilizam a aplicação da camada à base de água utilizada para dar cor ao veículo.

Essa automação do procedimento assegura a uniformidade na camada de tinta e elimina variações no processo, que é feito por um sistema de controle integrado de fluxo de tinta, de ar, de alta tensão e da rotação do sino do aplicador, melhorando assim a qualidade do produto.

Para a modernização da estação de calafetação da carroceria foram instalados cinco novos robôs. Somados a outros dois equipamentos implantados no setor de aplicação de spray da soleira, asseguram o uso do material na carroceria com um alto nível de qualidade e precisão.

- Publicidade -

As duas linhas passaram por modificações e seguem os padrões utilizados pelas fábricas da Ford nos Estados Unidos e na Europa.

A aplicação de calafetação nas carrocerias aumenta a proteção contra corrosão e evita infiltração de água ou ar, a redução de ruídos e poeira e também protege contra batidas de pedras na parte inferior do veículo. O sistema de leitura de código de barras utilizado garante a repetibilidade do procedimento.

O controle de temperatura determina a viscosidade ideal para a aplicação do material, enquanto que o controle de vazão libera o volume correto a ser aplicado. Outro benefício é a flexibilidade de operação no caso de parada de um dos robôs.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança