sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Volkswagen abre inscrições para o 18º concurso “Talento Design 2016”

A Volkswagen abre as inscrições para a 18ª edição do concurso “Talento Design”, que é voltado a estudantes de desenho industrial.

O tema deste ano, “Blue Racing”, propõe o desenvolvimento de um carro de competição. As inscrições foram abertas nesta segunda-feira 9 de maio e podem ser realizadas até o dia 15 de junho – o estudante deverá fazer o download da ficha cadastral pelo site http://www.vw.com.br/pt/institucional/design.html e encaminhá-la, preenchida e com um memorial descritivo do projeto, para o e-mail talentovwdesign@volkswagen.com.br.

[box type=”info” align=”aligncenter” ]- Tema da edição 2016, “Blue Racing”, propõe o desenvolvimento de um carro de competição;
– Concurso proporciona aos vencedores um ano de estágio na área de Design da Volkswagen do Brasil;
– Inscrições vão até 15 de junho; premiação ocorrerá em 17 de novembro.[/box]

Conforme explica o diretor de Design da Volkswagen na América do Sul, Luiz Alberto Veiga, a ideia é que os participantes apliquem a linguagem dos carros Volkswagen em um carro de corrida – que pode ser de uma categoria existente ou criada pelo participante.

“É o sonho de todo designer. O carro de competição dá toda a liberdade para criar e ousar”, afirma Veiga. “Pode-se trabalhar com as rodas, com o ponto ‘h’ mais baixo, com a largura do carro. Queremos ver como o participante vai interpretar a ‘cara’ da Volkswagen em seu projeto.”

O projeto deverá apresentar um carro inovador, competitivo e eficiente, obedecendo aos critérios: categoria de automobilismo, podendo ser uma inexistente; proporções em relação ao usuário; tipo de trajeto, cenário, propulsão e posicionamento das partes funcionais; ergonomia e número de passageiros; aplicabilidade de novas tecnologias e materiais.

O “Talento Design” tem duas modalidades: Shape Design e Color&Trim. Os autores dos três melhores trabalhos inscritos na primeira categoria e o melhor classificado da segunda terão oportunidade de estagiar por um ano no departamento de Design da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), vivenciando e participando do dia a dia dos profissionais que desenvolvem os automóveis da marca. O estágio é remunerado.

O primeiro lugar também ganhará como prêmio um equipamento WACOM Intuos Pro, que é uma mesa digitalizadora, própria para o uso do trabalho de um designer.

Muitos dos premiados nas edições anteriores do “Talento Volkswagen Design” deram continuidade às suas carreiras na própria Volkswagen, no Brasil e no exterior, ocupando posições de destaque na empresa.

Shape Design e Color&Trim – A categoria Shape Design é a área do design que desenvolve novos conceitos estéticos do produto, aliando-os diretamente com sua funcionalidade e a integração com os anseios do consumidor.

Os profissionais de Color&Trim cuidam sobretudo de potencializar a inter-relação de usuário e automóvel. Entre suas atividades estão o desenvolvimento de cores e acabamentos para externos e internos, elaborar figurinos para bancos, revestimentos, logotipos e apliques gráficos e texturas para diferentes superfícies.

Para participar – Podem participar do Talento Design estudantes universitários, maiores de 18 (dezoito) anos, matriculados em 2016 no último ano dos cursos de Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto ou Programação Visual, Design de Interiores e Acabamentos, Moda ou Arquitetura.

Na primeira etapa do concurso, serão selecionados 20 projetos de Shape Design e 10 de Color&Trim, cujos autores farão uma visita à fábrica da Volkswagen, onde passarão por entrevistas e provas de aptidão. Do grupo inicial, serão escolhidos 10 finalistas de Shape Design e cinco de Color&Trim, que no dia 5 de dezembro farão defesa final de seus projetos e a apresentação dos protótipos.

O regulamento está disponível no site http://www.vw.com.br/pt/institucional/design.html

Revelando talentos – Realizado desde 1998, o Talento Volkswagen Design é um processo seletivo inovador. Após a etapa de inscrições e apresentação dos trabalhos, os universitários têm seus projetos avaliados pela equipe de designers da Volkswagen do Brasil.

Nas fases seguintes, são realizadas prova de aptidão, dinâmica, entrevista e apresentação do trabalho final, com defesa perante banca.

Entre os profissionais revelados no Talento Design está Marco Antônio Pavone, autor do desenho do up!, por exemplo.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn