terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

Instituto Renault lança programa de educação para o trânsito em Maringá

O Instituto Renault, em uma parceria com a Prefeitura de Maringá e a concessionária Viapar – Rodovias Integradas do Paraná, lançou o projeto “O Trânsito e Eu”, com o objetivo de educar crianças para um trânsito mais humano e seguro.

- Publicidade -

A iniciativa é composta por uma etapa teórica, já em curso nas escolas municipais de Maringá, e é complementada posteriormente por atividades práticas desenvolvidas em uma minicidade com ruas, calçadas, semáforos, faixas de pedestres e ciclovias.

“O principal enfoque deste programa é estimular a observação das leis de trânsito e a convivência harmoniosa entre as pessoas, estejam elas a bordo de um carro ou não. O programa ‘O Trânsito e Eu’ é uma forma de a Renault contribuir para mudar a realidade das ruas e das estradas no país. Hoje Maringá entra de maneira definitiva nesta iniciativa mundial da Renault, que, em 16 anos, já alcançou 35 países e beneficiou cerca de 13 milhões de crianças”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca.

- Publicidade -

Ao todo, 35 professores e 15 agentes de trânsito já receberam a formação para atuar no “O Trânsito e Eu”. A ação do Instituto Renault é inicialmente voltada para os alunos do 4º ano da rede municipal de ensino. São cerca de 1.300 estudantes, de 44 turmas.

Para ensinar os estudantes, os instrutores envolvidos no projeto utilizam kits ilustrados, produzidos pelo Instituto Renault. De fácil compreensão, eles são elaborados por educadores e empregam diferentes ferramentas pedagógicas, adaptadas à realidade brasileira pela PUCPR, com chancela do Departamento Nacional do Trânsito.

A Prefeitura de Maringá participa por meio das Secretarias de Trânsito e da Educação.

- Publicidade -

ATIVIDADE PRÁTICA – O conteúdo teórico aprendido nas salas de aula é complementado pela atividade prática em uma minicidade nas instalações da Viapar. Neste espaço, que reproduz as condições do trânsito das cidades, as crianças irão praticar o respeito e a convivência harmônica entre os carros, pedestres, ciclistas, transporte público, deficientes físicos e visuais.

O TRÂNSITO E EU – O programa “O Trânsito e Eu” é voltado as crianças de 7 a 11 anos e já está presente em cidades como Curitiba e São José dos Pinhais, no Paraná, Pelotas (RS), Itu e São Bernardo do Campo, ambas em São Paulo. Nestes municípios, o projeto já alcança mais de 280 escolas e beneficia cerca de 45 mil alunos.

A iniciativa também se desenvolve por meio de apresentações itinerantes em parques, shoppings e eventos, como os já realizados na Expoingá, em Maringá (PR), e no Estado de São Paulo, nas cidades de São José dos Campos (SP), Sorocaba e na capital, durante a última edição da Casa Cor.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança