quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Dicas para o consumidor gastar menos com o seguro do carro

Você sabia que com alguns cuidados simples é possível gastar menos com o seguro do seu automóvel? O especialista Adevaldo Calegari, diretor da Progetto Corretora de Seguros, dá algumas dicas que podem ser úteis para qualquer cliente do setor.
“Nossa primeira recomendação é para o consumidor sempre ter uma segunda opinião antes de fechar o negócio. Consulte duas empresas diferentes, orçando a mesma seguradora nas mesmas condições. Em alguns casos, os preços variam muito”, explica Calegari.
“Compare também os preços de seguradoras diferentes, ficando atento às condições apresentadas, como disponibilidade ou não de carro reserva e valor da franquia a ser pago em caso de sinistro”, acrescenta.

Dirigir com mais cuidado, evitando receber multas e tomar pontos na CNH, é outra estratégia importante na hora de renovar a apólice. As seguradoras dão descontos para os motoristas que não cometem infrações de trânsito. Outra forma de obter bons descontos é instalar um dispositivo antifurto no veículo.

 De acordo com o executivo, um dos maiores erros do consumidor, que muitas vezes resulta em custos mais elevados, é não atualizar o seu perfil junto ao corretor.
Algumas informações são essenciais para compor o preço de uma apólice, como idade do condutor (18 a 25 anos pagam mais), sexo (mulher paga menos), se a casa tem garagem fechada, se a pessoa usa ou não o carro para visitar clientes no dia a dia de trabalho (aumenta o custo) e até o estado civil do cliente (casados pagam menos).
“Portanto, é fundamental atualizar seu perfil. Deixar de usar o carro para ir ao trabalho ou simplesmente se casar, por exemplo, são fatos novos que podem reduzir o valor da apólice”, destaca Calegari.
Outra questão importante é sobre o segundo motorista. Pais que colocam filhos com idade entre 18 e 25 anos como segundo condutor têm um gasto maior, mas estes filhos só podem dirigir o veículo até 15% do tempo. Se o uso do filho for maior do que isso, o perfil do seguro será feito em cima dele, e o valor da apólice será ainda maior.
“Neste caso, a dica é ficar atento quando os filhos se mudam para retirá-los do perfil, pois o gasto certamente ficará menor. Ou mesmo quando eles completam 26 anos, e saem desta faixa considerada de maior risco pelas seguradoras”, acrescenta Calegari.

Na hora de escolher o seguro, o cliente também precisa ficar atento aos benefícios incluídos no contrato, como assistência 24 horas, seguro para os vidros, carro reserva e menor custo da franquia em caso de sinistro. São facilidades que certamente são embutidas no preço e abrir mão delas reduz o valor da apólice.

“Mas é preciso avaliar cuidadosamente se realmente compensa economizar nestes itens, pois a conta pode ficar mais cara, no futuro, em caso de acidente ou roubo/furto do automóvel”, alerta Adevaldo Calegari.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn