sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Honda Civic Type R registra melhores tempos de volta em cinco lendários autódromos europeus

O Honda Civic Type R, o “carro de pista para ruas”, cruzou a Europa em um esforço de quebrar novos recordes de volta para carros de produção com tração dianteira em cinco lendários autódromos do continente.

- Publicidade -

Inspirados pela volta recordista do Type R em Nürburgring Nordschleife, em maio de 2014, dentre os carros de tração dianteira, o time da Honda promoveu esse desafio europeu para reforçar o hatchback como o líder em performance em sua categoria.

A campanha teve início em um dia chuvoso de abril, em Silverstone, a “casa” do Grand Prix Britânico. Matt Neal, vencedor por três vezes do Campeonato Britânico de Turismo (BTCC), assumiu a direção para registrar o tempo de volta de 2 minutos e 44,45 segundos.

- Publicidade -

Não contente com esse resultado, Matt e o time retornaram ao circuito um mês depois para registrar novo tempo, desta vez em pista seca, de 2 minutos e 31,85 segundos.

No início de maio, a atenção foi desviada para o icônico circuito belga de Spa-Francorchamps. O autódromo, aclamado por competidores de todas as nacionalidades e que traz a famosa curva Eau Rouge, foi enfrentado pelo jovem Rob Huff, que completou o trajeto em 2 minutos e 56,91 segundos.

Com dois recordes batidos, o histórico autódromo de Monza, na Itália, foi o próximo alvo. Outro membro do esquadrão da Honda no Campeonato Mundial de Turismo (WTCC), o húngaro Norbert Michelisz, assumiu o volante e conduziu o Type R pela famosa curva Parabolica para chegar ao tempo de 2 minutos e 15,16 segundos.

- Publicidade -

O clima do desafio estava sendo construído para a sessão final em Hungaroring, mas, primeiro, uma viagem até a clássica Estoril com o piloto português Tiago Monteiro para tomar as rédeas nas pistas.

No entanto, um grave acidente durante a etapa alemã do WTCC colocou o ás da Honda fora de ação. Com isso, ficou a cargo do piloto português do safety car da WTCC, Bruno Correia, o desafio.

Apenas 24 horas após ser chamado, e com apenas um dia de experiência com o carro, Bruno fez o tempo de 2 minutos e 4,08 segundos, quebrando mais um recorde.

Finalmente, o time desembarcou para a última sessão na Hungria, dia 6 de junho. O piloto ideal para essa missão foi, novamente, Norbert Michelisz, por conta de sua vitória no mesmo circuito com um Civic Type R de WTCC pela Zengõ Motorsports.

Durante dois dias, Norbert levou o Type R de produção em seu limite para registrar o recorde de 2 minutos e 10,85 segundos, fechando a sequência de melhores voltas nos cinco circuitos.

O vice-presidente da Honda Motor Europa, Phillip Ross, comentou: “Esse desafio reafirma a posição do Civic Type R como líder em desempenho dentre os automóveis de tração dianteira. Com o suporte de nossos pilotos do campeonato de turismo, confirmamos que o Type R foi desenvolvido para ser o definitivo carro de corrida para as ruas”.

Honda Civic Type R- Em seu lançamento na Europa, há um ano, o Honda Civic Type R representou o começo de uma nova era de desempenho para a Honda, sendo desenhado sobre o DNA de corridas da marca para ser o topo de linha do Civic.

Parte crucial da próxima geração de veículos da Honda, o Type R é uma demonstração fundamental da abordagem pioneira da marca em inovação tecnológica.

O Civic Type R foi o primeiro automóvel no mundo a utilizar o novo motor 2.0 VTEC TURBO e tecnologias de chassi pioneiras. Juntas, essas características entregam uma das mais imersivas e prazerosas experiências em um automóvel.

Tempos de volta do Civic Type R

 

Data Autódromo Tempo de Volta Piloto
4 de abril de 2016 Silverstone, Reino Unido 2’44.45(chuva) Matt Neal (GBR)
26 de abril de 2016 Silverstone, Reino Unido 2’31.85 (seco) Matt Neal (GBR)
10 de maio de 2016 Circuit de Spa-Francorchamps, Bélgica 2’56.91 Rob Huff
(GBR)
23 de maio de 2016 Autodromo Nazionale Monza, Itália 2’15.16 Nobert Michelisz
(HUN)
31 de maio de 2016 Autódromo do Estoril, Portugal 2’04.08 Bruno Correia (POR)
6 de junho de 2016 Hungaroring, Hungria 2’10.85 Nobert Michelisz
(HUN)

 

 

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança