quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Vídeo mostra tecnologias inovadoras do Novo Cruze

Além de profundas mudanças visuais, estruturais e mecânicas, o Novo Cruze estreia com um pacote tecnológico e de segurança nunca antes ofertado em sua categoria.

- Publicidade -

Entre os itens destacam-se o assistente de permanência na faixa, o alerta de colisão frontal, o alerta de ponto cego, o sistema de estacionamento automático, o indicador de distância do veículo à frente, o farol alto adaptativo e o carregador de celular sem fio.

Conheça em detalhes como funciona alguns deles:

- Publicidade -

Assistente de permanência na faixa – O assistente de permanência na faixa efetua pequenas correções no volante caso perceba que o veículo está saindo de forma involuntária da faixa.

Simultaneamente um alerta sonoro é dado para alertar o motorista da ocorrência.

O recurso utiliza uma câmera frontal e sensores que monitoraram os limites das faixas em velocidades acima dos 70 km/h.

- Publicidade -

Quando identifica as demarcações no asfalto, um ícone verde é exibido no painel de instrumentos. Se um movimento involuntário e sem o acionamento da seta for detectado, o ícone fica amarelo e o sistema age na direção elétrica com pequenas correções no volante, no intuito de trazer o carro de volta para uma posição segura na pista.

Se ainda assim o movimento avançar para a marcação de faixa, o alerta sonoro de saída de faixa será acionado e o ícone amarelo irá piscar, alertando o condutor.

O assistente de permanência na faixa detecta quando as mãos estão fora da direção. Nesse caso, uma mensagem é exibida no painel e um alarme soa.

Este recurso não impede nenhuma manobra intencional pelo motorista, que continua tendo total controle do automóvel. Para desligar o mecanismo basta pressionar um botão no volante multifuncional do Novo Cruze.

Alerta de colisão frontal – O alerta de colisão frontal avisa o condutor quando detecta risco eminente de o veículo se envolver em um acidente à sua frente.

O sistema funciona em velocidades superiores a 40 km/h por meio de uma câmera e sensores que monitoram objetos adiante.

Quando um automóvel à frente é detectado, um ícone verde é exibido no quadro de instrumento. Esse ícone fica amarelo quando a distância encurta, indicando que o motorista deve aumentar o nível de atenção.

Caso o sistema detecte que os veículos estão se aproximando de forma acentuada, com alto risco de colisão e sem que o motorista tenha iniciado manobra de frenagem, um flash vermelho aparece no para-brisa juntamente com um aviso sonoro.

O alerta de colisão frontal funciona em três diferentes níveis de sensibilidade e é ajustado por meio de um botão no volante. O sistema pode ser desativado e não opera em marcha à ré.

Alerta de ponto cego – Sensores instalados nos cantos traseiros monitoram se há veículos em pontos cegos dos espelhos retrovisores, ajudando nas manobras de troca de faixa.

Quando um automóvel ou motocicleta é detectado nesta área invisível, um ícone amarelo acende no espelho lateral correspondente.

Caso a seta seja acionada para o lado em que exista um veículo no ponto cego, o ícone pisca, reforçando o alerta para maior segurança.

O sensor cobre uma zona de aproximadamente 3,5 metros em ambos os lados do veículo. O alerta de ponto cego é projetado para ignorar objetos fixos como postes, paredes e vigas. Veículos estacionados ou em sentido contrário não são detectados.

Este recurso pode ser desligado pelo usuário usando o menu de configuração do Novo Cruze.

Sistema de indicação de distância do veículo à frente – A câmera frontal no para-brisa é usada para detectar a distância de um veículo diretamente à frente no trajeto. A função fica ativa em velocidades acima de 40 km/h.

Assim que um veículo à frente é detectado, a distância é indicada em segundos no visor do computador de borbo. A distância mínima indicada é de 0,5 segundos.

Sistema de estacionamento automático – O recurso avalia os espaços disponíveis e executa todas manobras de esterçamento do volante, seja em vagas paralelas ou perpendiculares.

A tecnologia utiliza seis sensores ultrassônicos espalhados pela carroceria para identificar os obstáculos. Ao condutor, basta seguir as instruções do computador de bordo de quando acelerar e frear o veículo, por exemplo. A direção é movimentada automaticamente.

O sistema só pode ser ativado em uma velocidade de até 30 km/h.

Farol alto adaptativo – O sedã da Chevrolet inova ainda com os faróis altos inteligentes. Este sistema altera temporariamente o facho de acordo com o tráfego para não ofuscar a visão do motorista do veículo que vem em sentido contrário.

Ao detectar pista livre novamente, o farol alto volta automaticamente. A função é útil principalmente em estradas com baixa condição de luminosidade.

Completo

Outra inovação que chega com o Novo Cruze é um compartimento no console central capaz de carregar o smartphone via indução eletromagnética.

Basta colocar o telefone compatível com essa tecnologia neste espaço para que a bateria do aparelho seja recarregada sem a necessidade de fios.

Assim como o Cruze de geração anterior, o novo vem completo desde a versão mais acessível. Além dos itens comuns a modelos de sua categoria, o sedã da Chevrolet traz controle eletrônico de tração e de estabilidade, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de emergência), direção elétrica, luz de condução diurna, controle de cruzeiro, abertura e fechamento dos vidros por controle remoto, novo computador de última geração, tomada de 12V também para os ocupantes traseiros, revestimento premium dos bancos, ar-condicionado digital, OnStar e sistema isofix de fixação de cadeirinha infantil.

O assistente de partida em rampas, o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, a câmera de ré, o sensor de estacionamento, o sistema de áudio de alta definição e o multimídia MyLink compatível com os sistemas Android Auto e Apple Car Play também passam a ser equipamentos de série a partir de então, assim como sistemas de navegação embarcada.

Já a versão topo de linha soma airbags laterais e de cortina, faróis com regulagem de altura, luz de condução diurna em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular e abertura das portas por sensor de aproximação na chave.

Traz ainda partida por botão no painel, acionamento da ignição por controle remoto, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico, multimídia MyLink com GPS integrado com mapas em 3D, acabamento da grade, das maçanetas externas e da barra transversal da tampa traseira em cromo, além de rodas escurecidas.

Turbo – Outra novidade do Novo Cruze é o motor Ecotec Turbo com Stop/Start e injeção direta de combustível. Ele agrega o melhor dos dois mundos: elevada potência típica de esportivos com cilindrada superior, com um consumo similar ao de compactos 1.0.

Assim como o propulsor, a transmissão automática de seis velocidades também é a mesma utilizada no recém-lançado Novo Cruze norte-americano. Para o mercado brasileiro, no entanto, o conjunto foi aperfeiçoado para poder rodar com gasolina e etanol (flex), o que resultou ainda em um ganho de potência e de torque.

Os 153 cavalos, os 24,5 kgfm de força e a boa posição de guiar tornam a condução extremamente prazerosa. Nota-se que o sedã está muito mais ágil, tanto em arrancadas como em retomadas de velocidade. O turbo auxilia nesta tarefa, colaborando igualmente para um maior silêncio a bordo.

Em relação a conectividade, ponto forte dos modelos Chevrolet, o Novo Cruze mostra por que continua sendo a vitrine tecnológica da marca. O multimídia é de última geração e traz Android Auto e Apple CarPlay, tela de 8 polegadas de alta definição capacitiva, navegador embarcado e comando de voz.

O computador de bordo colorido no centro do quadro de instrumentos é outro capítulo à parte. Permite ao condutor configurar ou monitorar as mais variadas funções do veículo, como a pressão de cada um dos pneus e a vida útil do óleo e da bateria; enquanto um avançado sistema orienta como dirigir da forma mais econômica, mostrando inclusive as evoluções recentes neste quesito.

Para a versão 2017 do Cruze, o OnStar soma aos serviços de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e conectividade a nova versão do aplicativo, que traz o alerta de valet – o dono recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro. Já o alerta de movimento avisa caso o carro seja também guinchado.

Exclusividade que estreia no OnStar do sedã é a orientação de navegação feita por meio de setas na tela do computador de bordo e comando de voz.

O Novo Cruze chega em duas configurações de acabamento: LT (luxo) e LTZ (alto luxo). São seis opções de cores, entre elas quatro metálicas inéditas: Branco Abalone, Vermelho Edible Berries, Cinza Satin Steel e Preto Ouro Negro. O Branco Summit e o Prata Switchblade completam o catálogo.

O modelo chega às concessionárias Chevrolet a partir de junho, para demonstração e test-drive. No mês seguinte começam as entregas aos primeiros consumidores. A garantia do veículo é de três anos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança