quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Allison demonstra benefícios das transmissões totalmente automáticas para frotistas da construção

A Allison Transmission demonstrou os benefícios das transmissões totalmente automáticas em um Ride & Drive realizado para mais de 30 frotistas da área de concreto além de profissionais de 20 diferentes implementadoras no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), na cidade de Piracicaba.

- Publicidade -

Foram usados dois caminhões Volkswagen 26.280 6×4 – um equipado com uma transmissão Allison totalmente automática da Série 3000™ e outro equipado com uma transmissão manual – ambos simulando as mesmas tarefas que os caminhões betoneira normalmente executam em suas atividades diárias.

Proprietários de frotas da área de concreto de várias regiões do País puderam ver e experimentar pessoalmente as vantagens que uma transmissão totalmente automática pode trazer para seus negócios.

- Publicidade -

“Gostamos da complexidade das situações que foram criadas para o evento”, disse Paulo Carvalho, gestor de frota da Concreserv Concreto e Serviços.

“As simulações reforçaram nossa confiança quanto aos benefícios proporcionados por uma transmissão automática. Temos um modelo em avaliação que está fazendo quatro viagens por dia, com folga, enquanto o manual faz somente três. Além disso, para nossa surpresa, o consumo de combustível se manteve o mesmo que o caminhão manual”.

Quando analisa as exigências futuras de produtividade e disponibilidade dos caminhões desse segmento, e sobre a possibilidade da substituição gradativa das betoneiras manuais da sua frota por automáticas Carvalho é enfático:

- Publicidade -

“Essa é uma decisão sem retorno, o próprio mercado de betoneiras exigirá que os caminhões sejam todos automáticos”.

As transmissões Allison contam com o Continuous Power Technology™, que entrega a potência de forma mais suave e sem interrupções. O conversor de torque patenteado, tem a característica de multiplicar o torque do motor no momento de transferi-lo para a caixa de marchas.

Esta tecnologia elimina os trancos na linha de transmissão proporcionando aos operadores uma melhor capacidade de arranque, aceleração mais rápida, melhor tração e controle do veículo.

Veículos equipados com transmissão automática também podem operar com desenvoltura em velocidades extremamente baixas o que é usual nos canteiros de obras.

Manobras em espaços reduzidos, irregulares e escorregadios também ficam bastante facilitadas em função de não se precisar ficar modulando a embreagem.

As transmissões manuais e manuais automatizadas (AMTs) perdem potência a cada mudança de marcha. Além disso, por contar com embreagem mecânica, se desgastam mais facilmente ocasionando falhas, exigindo reparos mais frequentes e acarretando custos com a inatividade do veículo.

Ao escolher uma transmissão automática Allison os frotistas reduzem seus custos de manutenção e aumentam sua produtividade. Maior produtividade leva ao aumento da rentabilidade.

Melhor dirigibilidade – A maior parte das betoneiras em operação no mercado ainda está equipada com caixa de mudanças manual, o que exige grande habilidade dos profissionais que a utilizam.

Condições de terreno difíceis, além do caminhão circular grande parte do tempo com carga plena – e em constante movimento. Esta pode ser uma tarefa difícil, mesmo para um motorista experiente.

A realidade do setor, porém, mostra que cada vez está mais difícil encontrar e manter bons profissionais, já que existe pouca especialização e uma grande rotatividade na categoria.

Mais um ponto a favor das transmissões automáticas, que facilitam a condução do veículo e, portanto, menores custos de treinamento dos motoristas.

Também tornam a atividade mais segura, já que o motorista sempre mantém as duas mãos no volante e os olhos voltados para a operação.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança