quinta-feira , 24 agosto 2017
ACELERANDO
Capa » Truck » Caminhão MAN, que sai de fábrica com transmissão Allison, vai para os bombeiros de Zell am Ziller
Caminhão MAN, que sai de fábrica com transmissão Allison, vai para os bombeiros de Zell am Ziller

Caminhão MAN, que sai de fábrica com transmissão Allison, vai para os bombeiros de Zell am Ziller

Voluntários do departamento do Corpo de Bombeiros de Zell am Ziller receberam recentemente seu mais novo caminhão de bombeiros, um MAN TGS 18.400 4×4 customizado com uma carroceria EMPL TLF-A 3000/150/50 e uma transmissão Allison totalmente automática da Série 4000™.

“O MAN TGS 18.400 4×4 equipado com uma transmissão Allison estabelece novos padrões para veículos pesados que operam em aplicações de incêndio e de emergência “, disse Roman Eggenfellner, gerente da equipe de vendas municipais da MAN Truck & Bus Áustria AG.

“A montagem da transmissão automática como um equipamento opcional satisfaz os requisitos de suavidade e de dirigibilidade de forma impressionante. O desempenho desta transmissão em termos de aceleração eleva a um novo patamar a liderança de mercado e a tecnologia da MAN no setor de incêndio e emergência “.

Zell am Ziller está no coração do Vale Ziller, uma região popular de esportes de inverno nos Alpes austríacos com 660 mil pernoites/ano.

A área operacional do departamento dos bombeiros voluntários abrange 41 km² e inclui um túnel, três teleféricos, inúmeros hotéis, prados alpinos e cabanas de esqui, e tem uma diferença de altitude de quase 2.000 metros.

“A subida rápida de percursos em aclive é muito comum nas nossas operações de resgate”, diz Siegfried Geisler, comandante da brigada de fogo de Zell am Ziller.

“Acelerações e frenagens em descidas íngremes, estradas estreitas e curvas fechadas exigem total concentração dos nossos motoristas. Queríamos uma Allison automática porque oferece uma tecnologia confiável para nos levar até os locais das ocorrências de forma rápida e segura, mesmo sob severas condições de operação “.

Acelerar rapidamente um veículo de 18 toneladas pelas subidas durante as operações de emergência exige uma grande transferência de potência e torque do motor para as rodas.

A transmissão totalmente automática Allison da Série 4000 conta com conversor de torque patenteado e mudanças de marchas sem interrupção de potência, proporcionando excelente aceleração e tração contínua.

“Ao oferecer as transmissões Allison totalmente automáticas como um opcional a MAN Truck and Bus AG veio ao encontro das necessidades dos bombeiros que precisam de um veículo que ofereça excelente desempenho, confiabilidade e facilidade de uso sob condições extremas”, diz Harald Rosenauer, diretor para fabricantes de veículos e desenvolvimento de novos negócios para a Europa central e ocidental da Allison.

“A parceria entre MAN e Allison resultou em um powertrain aprovado, que se encaixa perfeitamente às exigências severas de resgate. Com o seu motor de 400 cv aliado à transmissão Allison da série 4000, o veículo apresenta impressionante aceleração e performance”.

Além disso, a integração entre carroceria e equipamento de bombeamento é fundamental para a eficácia de um caminhão de bombeiros.

“A EMPL se orgulha de apresentar este veículo junto com a MAN e a Allison”, disse Reinhard Gruber, da área de vendas de carros de bombeiros da EMPL.

“Juntos, transmissão Allison, chassi, carroceria e equipamento de bombeamento trabalham de forma eficiente. A tecnologia de extinção da EMPL faz do veículo um ótimo equipamento para qualquer trabalho “.

MAN TGS 18.400 4×4 BB, TLF-A 3000/150/50 com transmissão Allison 4000
e carroceria EMPL

• Consumidor final — Departamento de bombeiros voluntários de Zell am Ziller, Áustria
• Chassi (fabricante) — MAN Truck & Bus AG
• Chassi (tipo) — MAN TGS 18.400 4×4 BB
• Entre-eixos — 4.500 mm
• Carroceria (fabricante) — EMPL
• Carroceria (tipo) — TLF-A 3000/150/50
• Motor — 294 kW (400 hp) / 1900 Nm
• Transmissão — Allison totalmente automática da Série 4000™
• Tripulação — 1+8
• Meios de extinção — 3.000 de água, 150 litros de espuma concentrada Classe A, 50 litros de espuma concentrada AFFF
• Características da carroceria
– H.I.T. CAN controlador de barramento (visualização na cabine e na bomba)
– Conceito de iluminação a LED
– Gerador de energia de 14 kVA
– Sinalizador giratório com oito lâmpadas de LED
– Capacidade de espuma: bomba de espuma elétrica CTD – 30 l / minuto
– Carretel para 50 metros de mangueira

Sobre Equipe Mecânica Online®

Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.