quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Land Rover comemora cinco anos de produção do Range Rover Evoque

O mais famoso SUV compacto de luxo do mundo, o Range Rover Evoque, comemora hoje seus cinco anos de produção na avançada fábrica da Jaguar Land Rover de Halewood, na região de Liverpool, no Reino Unido.

Com mais de meio milhão de unidades vendidas em mais de 180 países desde 2011, o Range Rover Evoque é o modelo de maior sucesso na história da Land Rover.

Sua produção no Reino Unido exige três turnos e 24 horas de trabalho sem interrupção. A cada 170 segundos uma versão atual do modelo sai das linhas de montagem.

Tamanha velocidade se deve ao incrível sucesso em vendas do modelo, que teve suas vendas quintuplicadas desde 2011.

Naquele ano, foram comercializadas cerca de 22 mil unidades do veículo. Já em 2015, mais de 108 mil Evoques foram vendidos em mais de 180 países.

Para atender tamanha demanda, o número de pessoas que trabalham na fabricação do Evoque mais do que triplicou desde seu lançamento e hoje a produção conta com mais de quatro mil pessoas.

Durante os últimos cinco anos, a fabricação do Evoque exigiu que os colaboradores da Jaguar Land Rover dedicassem juntos mais de três milhões de horas somente no turno da noite, quando 668 mil xícaras de café, meio milhão de ovos e 125 mil fatias de pão foram consumidas para manter a energia dessas pessoas, durante oito horas de trabalho.

Um total de 1,7 bilhão de peças foram encaixadas na linha de produção, depois de viajarem mais de 2,5 bilhões de quilômetros pelos sistemas de transporte da fábrica de Halewood.

Para Ross Bolton, líder de produção no setor de pintura de Halewood, “Eu comecei a trabalhar na Jaguar Land Rover em 1º de fevereiro de 2011 e fiquei absolutamente impressionado com a transformação que o Evoque causou nesta fábrica. Naquela época, eu havia acabado de ser promovido para líder de produção e sou muito grato à empresa por esta incrível oportunidade. Eu realmente espero continuar ajudando a Jaguar Land Rover a obter cada vez mais sucesso daqui pra frente”.

No começo deste ano, a fábrica de Halewood passou a produzir o mais novo membro da família Evoque, sua versão conversível, primeiro SUV compacto do gênero no mundo.

O modelo pôde ser dirigido por todos os funcionários da unidade fabril, em uma experiência exclusiva promovida pelo Land Rover Experience, em comemoração a esse dia histórico.

Richard Else, diretor de operações da Jaguar Land Rover em Halewood disse: “Durante os 25 anos em que eu trabalho na Jaguar Land Rover, estes últimos cinco foram os mais corridos, desafiadores e recompensantes para mim. O impacto que o Evoque produziu em toda a Jaguar Land Rover e, principalmente, em Halewood foi enorme. Eu estou imensamente orulhoso deste time que tem um extremo comprometimento e paixão em seu trabalho. Sem isso, nada seria possível”.

O Range Rover Evoque já conquistou cerca de 200 prêmios ao redor do mundo, enquanto a fábrica da Jaguar Land Rover em Halewood obteve 11 prêmios regionais desde 2011. Recentemente, a fábrica conquistou o prêmio “UK Manufacturer of the Year”.

Desde 2010, a Jaguar Land Rover investiu 600 milhões de libras esterlinas somente em sua fábrica de Halewood, de forma a comportar a produção do Range Rover Evoque, Discovery Sport e Range Rover Evoque conversível.

O Range Rover Evoque é o mais vendido Land Rover de todos os tempos, tendo um a cada quatro unidades comercializadas pela marca em 2015 em todo o mundo.

O modelo também está sendo produzido na fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ) inaugurada em junho deste ano.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn