quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Fundação Volkswagen abre inscrições para oficinas on-line de seu projeto de incentivo à leitura “Entre na Roda”

Formar mediadores de leitura, sejam educadores, bibliotecários ou voluntários, para que despertem nos mais diversos públicos o hábito promissor de ler.

- Publicidade -

Esse é o objetivo da Fundação Volkswagen com seu projeto educacional “Entre na Roda”, que abriu as inscrições para oficinas gratuitas e on-line de formação; serão 100 vagas para preenchimento automático e mais 30 na lista de espera.

O “Entre na Roda” é um dos dez projetos oferecidos pela Fundação Volkswagen, que há 36 anos coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil, contribuindo com a melhoria da educação pública e da qualidade de vida de comunidades brasileiras.

Os interessados em participar da formação on-line do “Entre na Roda” devem acessar a Plataforma do Letramento (www.plataformadoletramento.org.br), que é o ambiente virtual de aprendizagem da Fundação Volkswagen, onde as oficinas também serão ministradas, a partir de 3 de agosto, com duração de dois meses.

A cada semana, um novo módulo é aberto com uma temática diferente sobre leitura. Entre os temas abordados estarão “O que é ser mediador de leitura?”, “Como organizar um acervo a favor dos leitores” e “Como atrair leitores com textos literários?”.

- Publicidade -

As oficinas oferecem atividades sobre metodologia de medição de leitura, informações e dicas práticas para que os participantes estejam aptos a incentivar o gosto pela leitura entre os mais diversos públicos, de crianças a idosos. Também são promovidos fóruns de discussões sobre o tema.

As oficinas on-line oferecem certificado aos participantes que cumprirem os critérios definidos. Confira os detalhes na página http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista-noticia-detalhe/1076/inscricoes-para-as-proximas-oficinas-on-line-serao-abertas-no-dia-28-7-as-16h.html

“A Fundação Volkswagen desenvolve um trabalho baseado na ética e responsabilidade social, com o objetivo de melhorar a educação pública e a qualidade de vida em comunidades brasileiras.

O nosso projeto de incentivo à leitura ‘Entre na Roda’, por sua vez, é uma iniciativa de grande sucesso, pois envolve uma atividade fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional.

É por meio da leitura que o ser humano adquire e amplia seus conhecimentos. Ler é um instrumento de prática social, uma ferramenta capaz de potencializar o exercício da cidadania”, afirmou o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo Barros.

- Publicidade -

“A Fundação Volkswagen oferece sete projetos de Educação – entre os quais o ‘Entre na Roda’ – e três de Desenvolvimento Social. As oficinas on-line permitem que a formação atravesse fronteiras, chegando a um número cada vez maior de participantes, Brasil afora. Dessa forma, a Fundação Volkswagen cumpre um de seus objetivos, que é levar educação e cultura ao maior número possível de pessoas, contribuindo com o desenvolvimento social”, disse a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

Versão presencial do “Entre na Roda” já formou mais de 7.000 mediadores de leitura – Além da versão totalmente on-line, cujas oficinas são ministradas no site Plataforma do Letramento (www.plataformadoletramento.org.br), o projeto “Entre na Roda” também conta com uma versão presencial.

Desde 2003, a versão presencial já formou, até o fechamento de 2015, mais de 7.000 mediadores de leitura, beneficiando indiretamente mais de 900.000 pessoas, em 348 cidades, nos Estados de Alagoas, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.

Conheça a Plataforma do Letramento – A Plataforma do Letramento (www.plataformadoletramento.org.br) é o ambiente virtual de aprendizagem da Fundação Volkswagen onde são oferecidas gratuitamente formação on-line, intercâmbio de experiências educacionais, materiais pedagógicos de projetos da Fundação, entre outras atividades.

O portal também promove a difusão do conhecimento sobre letramento, com base em conteúdos elaborados por autores e instituições de referência. Desde quando foi criada, em setembro de 2013, até junho, a “Plataforma do Letramento” acumula 2.778.310 visualizações de páginas e 996.352 visitas gerais.

Fundação Volkswagen já atendeu 1.437.884 alunos no Brasil – A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social.

Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou nos últimos 12 anos, até 2015, 1.437.884 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18.800 educadores da rede pública de 441 cidades brasileiras. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 34.642 pessoas.

Em seu histórico de atuação, a Fundação Volkswagen já atendeu 19 Estados brasileiros, nos pilares Educação e Desenvolvimento Social; são eles: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito (JVT)”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”.

Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança