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Scania comemora 5 anos da linha de caminhões semipesados

A Scania completa cinco anos da atuação no mercado de semipesados, fazendo história na categoria de distribuição de cargas de pequenas e médias distâncias, especialmente pelo sucesso de seus modelos, que inauguraram o uso do conceito de veículos Premium.

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“A Scania começou sua atuação na faixa de semipesados como pioneira em vários quesitos. Trouxe como opcional a caixa automatizada (Opticruise), a cabine-leito e a suspensão pneumática de série. Apresentou o P 310 8×2, o primeiro com quarto eixo original de fábrica.

Em janeiro de 2014, foi a vez de tornar o câmbio Opticruise de série”, afirma Victor Carvalho, diretor de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil.

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Em cinco anos foram emplacadas 6.750 unidades de semipesados, até julho de 2016. Para este ano o objetivo é atingir inéditos 7% de participação na categoria.

“Foi um pioneirismo ter elevado o segmento da distribuição ao patamar Premium, pois desenvolvemos os produtos com as mesmas características da consagrada linha de pesados, dentre elas maior economia de combustível e superior conforto e ergonomia da cabine. Fatores que propiciam mais rentabilidade, produtividade e bem-estar ao motorista”, diz Carvalho.

História de sucesso – O primeiro semipesado lançado pela Scania foi o P 270, que chegou nas versões 4×2 e 6×2 e com opções de cabines simples e leito.

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O P 270 foi marcante, porque se tornou o primeiro semipesado a ter caixa de câmbio automatizada como opcional.

“Na época, a promessa da Scania foi oferecer ao cliente um produto com agilidade e baixo custo por quilômetro rodado. São atributos da linha reconhecidos até hoje pelo mercado”, relembra Carvalho.

A partir de janeiro de 2012 entra em vigor a nova lei Proconve P7, ou Euro 5, com rigorosas exigências no controle de emissões de poluentes dos caminhões.

A chegada desses novos e modernos motores levou a Scania a fazer uma mudança na linha. O P 270 se tornou opção exclusiva de propulsor movido a etanol (único na América Latina), e chegam para o mix de semipesados os modelos P 250 e P 310, equipados com mais novidades.

“O lançamento da gama semipesada Euro 5 tornou a Scania a marca com os caminhões mais avançados, econômicos, seguros, de maior capacidade volumétrica de carga e de maior área disponível para carregamento da categoria. E ainda hoje é assim”, diz Carvalho.

O P 250 e o P 310 elevaram a oferta de torque: 1.150Nm e 1.550Nm, respectivamente, até hoje os melhores do segmento, em suas faixas de atuação.

Também passaram a disponibilizar outros diferenciais, como balança digital no painel e a configuração de rodas 8×2, que inaugurou a faixa de semipesados com quarto eixo original e garantia de fábrica.

Em janeiro de 2014, ao tornar o câmbio automatizado Opticruise de série, a Scania inovou outra vez.

“Fizemos uma grande revolução na categoria. Demos um passo enorme para oferecer ainda mais produtividade, rentabilidade e conforto ao motorista”, explica Carvalho. Nesse mesmo ano, a fabricante bateu seu recorde histórico de vendas: 2.171 unidades.

Em 2015, a Scania apresentou uma terceira opção de cabine, a estendida, para as versões 4×2 e 6×2. As medidas dessa cabine são menores do que a do modelo leito, o que resulta na diminuição da tara no eixo dianteiro. Outra novidade foi o uso de pneus 275, que passaram a reduzir a pesagem total do caminhão.

O resultado desses dois fatores permite ao cliente a possibilidade de carregar até 400 kg a mais de carga útil. Um grande diferencial da cabine estendida Scania em relação à dos concorrentes está no fato de o equipamento de descanso e o assento do passageiro, este de forma exclusiva na categoria, serem rebatíveis.

Ou seja, o condutor pode se movimentar internamente mesmo com ambos montados para o repouso.

Linha 2016: versátil e econômica – A gama Scania 2016 de semipesados continua oferecendo soluções completas de produtos e serviços para atender a uma grande diversidade de necessidades dos clientes, no transporte de pequenas e médias distâncias.

As ofertas da cabina P contemplam configurações de rodas 4×2, 6×2 e 8×2, que podem receber implementos dos tipos baú, unidade frigorífica, tanque, sider e carga seca.

Os modelos dispõem de motores 9 litros e potência de 250 e 310cv. Simples, estendida e leito são as alternativas de cabine.

Os caminhões P 250 e P 310 saem equipados de fábrica com caixa automatizada Scania Opticruise de quarta geração, piloto automático inteligente Ecocruise, ar-condicionado, balança digital no painel (para medir o peso nos eixos traseiros e ajudar o motorista a estar dentro das exigências da Lei da Balança), suspensão a ar, capaz de elevar a preservação da carga e do implemento na operação, e uma vasta lista de distâncias entre eixos para atender diversos tipos de composições e comprimentos.

Uma das vantagens da linha de semipesados da Scania é a opção de entre-eixos de 6.300mm de fábrica, que permite aos veículos receber um implemento baú de até 10,5m, a maior capacidade de área disponível para carregamento do mercado.

Além disso, completa o pacote de itens de série o Scania Driver Support, que possibilita ao motorista ter um “instrutor em tempo real” no painel, atribuindo notas para sua direção e enviando dicas de melhorias para tornar a operação ainda mais rentável, segura e eficiente.

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