quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Instituto Renault lança novo formato do Renault Experience e adota modelo de Startup

Transformar as ideias de estudantes universitários de todo o Brasil em realidades prontas para gerar impactos concretos no futuro do automóvel e da mobilidade urbana.

Com esse objetivo, o Instituto Renault, em parceria com a PUCPR, lança o Desafio Renault Experience 2.0.

Em sua quinta edição, a iniciativa foi totalmente reformulada, de forma a estimular que os participantes desenvolvam projetos prontos a ser adotados pelo mercado.

O pontapé inicial do programa aconteceu nesta segunda-feira, dia 8, em uma aula inaugural na PUCPR.

“O mundo atual pede pessoas cada vez mais inovadoras e empreendedoras na busca por soluções para transformar a forma como nos deslocamos. O Instituto Renault entende seu papel como motivador dessas transformações, que são chaves para uma sociedade mais eficiente e consciente. Por isso, criamos o Renault Experience 2.0: o programa que vai ouvir, desenvolver, testar e investir nas suas ideias – que no final, podem se transformar em uma Startup”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca.

O programa será desenvolvido em três fases, por meio de uma plataforma on-line, em que as equipes participantes irão desenvolver seus projetos com tema Mobilidade e Conectividade.

Os estudantes contarão com o acompanhamento de profissionais experientes e de executivos da Renault do Brasil ao longo do processo.

As inscrições no Renault Experience 2.0 podem ser feitas até o dia 11 de setembro. Para entrar para o programa, é necessário montar uma equipe de três a cinco pessoas.

Todos os integrantes devem estar matriculados em um curso superior, em qualquer instituição, período ou área. A equipe também deve ser multidisciplinar, o que proporciona maior criatividade e poder de inovação.

Ela deve conter, alunos de, no mínimo, dois cursos diferentes, mas todos devem ser da mesma instituição de ensino. Por fim, a instituição de ensino deve indicar um professor orientador, que será o conselheiro dos estudantes no projeto.

O Renault Experience 2.0 conta com a parceria da Michelin, do Sebrae e do Banco Renault.

Etapas – O processo do Renault Experience 2.0 vai até agosto de 2017. Saiba mais sobre as etapas do programa:

Ideathon – Suas ideias movem equipes. Na primeira fase, as equipes vão criar soluções com foco no design de produtos e serviços. Nesta fase, ainda não é necessário ter uma ideia formatada.

Durante o Ideathon, as equipes receberão diversos conteúdos para inspirar e gerar insights. Depois de formuladas, prototipadas e testadas, as 30 melhores soluções passarão para a próxima fase.

Business Lab – Suas ideias movem barreiras. Nesta fase, o serviço ou produto criado serão transformados em um modelo de negócio. As equipes serão instruídas para que o projeto evolua até ganhar a forma de uma startup.

A partir dos resultados obtidos, três equipes serão selecionadas para a última etapa.

Aceleradora Renault – Suas ideias movem o mundo. Na reta final, as três equipes serão instaladas na Aceleradora Renault, em Curitiba, com tudo pago, onde passarão por uma preparação intensiva de três semanas para fazer a empresa decolar.

Os projetos receberão investimento da Renault do Brasil. As equipes selecionadas terão contato direto com os melhores executivos da Renault e do mercado.

“Forneceremos o suporte necessário, com o auxílio de executivos da Renault, para que esses projetos cheguem ao mercado com força em imagem, verba para markerting e boas conexões para negócios”, completa Ferreira.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn