quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

México: MAN Latin America anuncia sua maior negociação de ônibus do ano e exporta know-how brasileiro de produção

Um total de 246 unidades entre venda e entregas foi confirmado esta terça-feira (9/8) por Roberto Cortes, presidente e CEO da empresa, durante evento em Querétaro, sede mexicana da empresa

A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, anuncia a sua maior negociação do ano no México.

Um total de 246 ônibus MAN e Volkswagen, entre vendas e entregas a grandes clientes, foi confirmado esta terça-feira (9/8) por Roberto Cortes, presidente e CEO da empresa, durante evento com clientes, encarroçadores, concessionários e imprensa em Querétaro, sede mexicana da empresa.

A montadora também acaba de fechar um acordo com a empresa brasileira BMB para a criação do primeiro centro de customização de veículos do mercado mexicano com garantia de fábrica.

O anúncio veio no mesmo momento em que a MAN Latin America faz seu maior lançamento do ano: seis novos produtos chegam ao México. As novidades vêm para ampliar o portfólio da montadora e atender às demandas específicas dos clientes do país.

“Crescer nos mercados internacionais é uma das prioridades da MAN Latin America e a chave de nosso sucesso reside no conceito sob medida, modelo de negócio baseado na estreita parceria com o cliente.

Nesse sentido, a fábrica de customização, aliada ao lançamento de veículos para nichos estratégicos, vai nos abrir oportunidades importantes em nosso segundo maior país importador”, detalha Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.

Cento e oitenta e um ônibus MAN RR4 importados da Alemanha foram vendidos ao Grupo IAMSA, cujas empresas somadas lideram o transporte de turismo do país.

A MAN Truck & Bus México, subsidiária da MAN Latin America no México, também está entregando volumes de negócios recentes: 40 chassis Volksbus 15.190 OD e 9.150 FEB ao cliente Scholastico, e 25 unidades do modelo Volksbus 15.190 OD para a Universidade Nacional Autônoma do México – UNAM. Os modelos Volkswagen já são fabricados em Querétaro.

Garantia de fábrica – Todo o know-how em customização adquiridos pela BMB ao longo dos últimos 15 anos e mais de 130 mil veículos modificados no Brasil, com a chancela da MAN Latin America, estará agora disponível também no México.

A instalação da BMB, tradicional parceira da fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN no Brasil, vai beneficiar, sobretudo, os clientes principalmente com relação à agilidade da entrega e disponibilidade dos veículos, além de uma maior oferta no portfólio.

“É um orgulho trabalhar para o Grupo Volkswagen, especialmente agora ao abrirmos nossa primeira operação internacional. Vamos levar nossas competências em integração de tecnologias e aceleração de desenvolvimento e alinhá-las às necessidades dos clientes do país. Nossa dedicação exclusiva às marcas Volkswagen e MAN, seguindo as referências da montadora, nos permite multiplicar as possibilidades do portfólio com o mesmo padrão de qualidade”, explica Marcos Balbinot, diretor da BMB no Brasil.

Com inauguração prevista até o fim do ano, a nova fábrica da BMB vai absorver um investimento de cerca de US$ 500 mil nos próximos dois anos e ficará próxima a da montadora em Querétaro para facilitar a intensa interação que norteia esse modelo de negócio.

Um de seus grandes focos, na fase inicial de implementação, será para a customização com suspensão pneumática — uma demanda forte no país — em qualquer produto do portfólio mexicano.

Lançamentos ampliam mercado de veículos Volkswagen e MAN no país – “Ao longo de nossos 35 anos de história, nos especializamos em ouvir nossos clientes e lançar sempre produtos sob medida para suas operações. E é isso que trazemos ao México com o maior lançamento da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus no mundo este ano, alinhado à nossa estratégia de internacionalização”, afirma Roberto Cortes.

Leonardo Soloaga, diretor geral da MAN Latin America no México, ressalta a curva constante de crescimento. “No primeiro semestre de 2016, nossas vendas aumentaram em cerca de 20% com relação ao mesmo período do ano anterior. Para se ter uma ideia, somente no segmento de cargas, as vendas dobraram, com um crescimento de 98%, o que gerou um aumento de 0,5% na participação de mercado. E em passageiros, continuamos a liderar o mercado de ônibus de oito e nove toneladas, título acumulado há quase seis anos consecutivos”, destaca o executivo.

As novidades anunciadas para o México permitirão à MAN Latin America expandir seu portfólio de caminhões e ônibus no país, agregando opções mais leves e pesadas destinadas ao segmento de cargas, além de investir em tecnologias como a suspensão pneumática integral e soluções como o piso baixo para o transporte de passageiros.

Outro reforço será dado a veículos mais sustentáveis com ônibus movidos a gás natural. São cinco novos produtos na linha Volkswagen e outro da marca MAN.

Entre os modelos estão os caminhões Delivery 5.150 e o Constellation 26.280. Com isso, a marca Volkswagen passa a oferecer uma gama completa de produtos, com modelos de 5,5 a 42 toneladas de peso bruto total combinado, reforçando ainda mais o conceito sob medida que a consagrou em seus 35 anos.

O Delivery 5.150 passa a ser o caminhão mais leve comercializado pela montadora no México, enquanto o Constellation 26.280, por sua vez, se torna o Volkswagen mais pesado. O Constellation17.280 Tractor complementa o portfólio de veículos médios.

Para o transporte público, importantes soluções são agregadas para dar mais conforto aos passageiros. O chassi Volksbus 17.230 agora está disponível com suspensão pneumática, sendo o primeiro ônibus com motor dianteiro a trazer esta suspensão ao mercado mexicano.

E o lançamento Volksbus 18.280 já chega com piso baixo para acelerar embarques e desembarques, além de garantir mais acessibilidade, especialmente às pessoas com deficiência.

Todos os novos modelos Volkswagen atendem à legislação Euro 5.

As novidades também abarcam inovações em sustentabilidade.

Já disponível para venda, o chassis de ônibus MAN A69 movido agás natural é mais uma opção para os clientes que buscam soluções de transporte cada vez mais limpas, assim como o Volksbus 17.280 a GNV apresentado recentemente no país.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn