terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

O que o Ford Fiesta EcoBoost, Bruce Lee, um Bugatti e o besouro têm em comum? Veja o infográfico

O Ford Fiesta é um dos ícones da história da indústria automotiva mundial. Afinal, poucos automóveis conseguiram celebrar mais de 40 anos de produção contínua com cerca de 18 milhões fabricados globalmente.

- Publicidade -

Mas há também outros fatos curiosos que ajudam a mostrar a força desse carro, especialmente da sua nova geração equipada com a tecnologia EcoBoost, cuja versão 1.0 inspirou o infográfico divulgado mundialmente pela Ford.

O compacto global da Ford é o que se pode chamar popularmente de “pequeno notável”. A versão turbo 1.0 EcoBoost de três cilindros rende 125 cv, potência equivalente à de motores 1.6 comercializados no Brasil, com muito mais eficiência.

- Publicidade -

Na Europa, o esportivo Fiesta ST tem uma versão 1.0 EcoBoost ainda mais potente: 140 cv. Comparando o seu desempenho por litro, esse 1.0 é mais potente que um supercarro como o Bugatti Veyron, com motor de 12 cilindros e 1.000 cv.

O infográfico também compara a força do EcoBoost com outros inacreditáveis exemplos. Um deles é Bruce Lee, cujo soco, segundo os especialistas, pode causar 1,7 vez mais danos do que ser atropelado por um carro à velocidade de 48 km/h.

Outra comparação fora do comum é com o besouro, capaz de arrastar 1.141 vezes o peso do próprio corpo.

- Publicidade -

Essas curiosidades fazem parte da comemoração de mais um capítulo importante na trajetória do hatch da Ford, que chega aos 40 ainda mais forte e admirado.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança