sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Citroën C4 Lounge 2017 disponível apenas com motorização THP Flex de 173 cv

Mais atraente, mais tecnológico, mais equipado, mais econômico… “Evolução” é o conceito-chave para definir o Citroën C4 Lounge 2017, modelo já disponível nas concessionárias da marca em todo o Brasil.

Equilibrado e inovador, o C4 Lounge 2017 sempre representou a visão da marca para um sedã moderno e dinâmico, um modelo reconhecido por seu estilo, dirigibilidade e conforto.

E, como modernidade também se tornou sinônimo de conectividade e eficiência energética, a gama 2017 passa a oferecer uma série de melhorias para tornar o modelo ainda mais atrativo em seu segmento.

Sob o ponto de vista estético, a gama 2017 traz um grupo ótico dianteiro com evoluções em seu design, por meio da substituição das luzes indicadoras de direção da cor âmbar pela cor cristal.

A inclusão de uma nova central multimídia, além de trazer mais modernidade ao interior, oferece inúmeros recursos de conectividade como o Link MyCitroën, Mirror Link e Car Play – tudo acessível facilmente por meio de uma tela touchscreen de 7 polegadas.

Sob o ponto de vista mecânico, a partir de agora a Citroën passa a oferecer o sedã equipado com motor THP Turbo FLEX em todas as versões, assegurando um comportamento dinâmico de referência mesmo na versão de entrada, Origine.

O Citroën C4 Lounge traz também uma nova caixa de câmbio manual, agora de 6 marchas, garantindo mais dinamismo e uma economia de combustível 17% superior se comparada à versão anterior.

E o modelo recebe novos conteúdos de série em todas as versões, como ESP (Electronic Stability Program) e Hilll Assist (Controle Eletrônico de Aclives). Para o motorista, garantia de um caminho sempre seguro, independente das adversidades encontradas pela frente.

“Com a chegada do C4 Lounge 2017, respondemos com precisão às necessidades e desejos de nossos clientes, que demandam por produtos tecnologicamente avançados, confortáveis e eficientes. Tudo isso, é claro, associado a um pacote de manutenção e serviços extremamente ambicioso e competitivo”, afirma Paulo Solti, diretor geral da Citroën do Brasil.

Central Multimídia com tela sensível ao toque – Em um mundo cada vez mais conectado, o Citroën C4 Lounge 2017 recebe a avançada Central Multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas, que inclui diversas tecnologias de conectividade.

Por meio de uma prática tela tátil de 7 polegadas, pode-se manipular todos os recursos de áudio, navegação e conectividade oferecidos pela Central Multimídia: rádio AM/FM, leitor de CD, Bluetooth (áudio streaming), USB (áudio com exibição de capas e photo viewer), entrada AUX (auxiliar), calculadora e calendário.

O novo sistema oferece diversos recursos, tais como:

– MirrorScreen (MirrorLink + CarPlay);

– Duplicação da tela do smartphone na tela da central multimídia;

– Sistema de reconhecimento de voz por meio de Smartphone;

– USB 2.0 input com corrente de 1A;

– Sistema de reconhecimento de voz por meio de smartphone;

– SmartApp Link MyCitroën, permitindo o armazenamento de informações sobre o veículo no smartphone do cliente, como consumo de combustível, localização, percurso realizado, quilômetros percorridos, próxima revisão etc.;

– Ar condicionado automático digital bi-zone: a nova central sempre será associada ao ar-condicionado digital bi-zone com filtro de partículas, função Restore e saídas de ar traseiras.

– Áudio: a nova Central multimídia também recebeu melhorias em sua qualidade de áudio, principalmente sob o ponto de vista da recepção do rádio e da distribuição sonora.

Mirror screen – O «mirroring», ou espelhamento de tela, é uma função que permite a exibição da tela de seu smartphone na tela do veículo. Na Citroën, esta funcionalidade chama-se «MirrorScreen». O MirrorScreen apresenta as seguintes vantagens:

– Integração e modernidade: respeito ao estilo pela duplicação do smartphone sobre a tela de 7”;

– Segurança: visibilidade e ergonomia preservadas, aplicações disponíveis certificadas para uma utilização compatível da condução, com dois níveis de informação, conforme o veículo se movimenta;

– Simplicidade: exibição e controle das aplicações compatíveis desde a tela tátil de 7 polegadas;

– Compatibilidade assegurada por duas soluções: MirrorLink para o sistema Android e CarPlay para Apple;

– Controle: utilização do mesmo pacote de dados do cliente sem custo adicional de uma segunda assinatura mensal.

Reconhecimento vocal via Smartphone – Vinculado à função MirrorScreen, o reconhecimento vocal via Smartphone (como S-Voice de Android e Siri da Apple) permite controlar funções do seu Smartphone à distância, sem tirar os olhos da estrada, por meio da simples pressão no botão de reconhecimento vocal localizado na chave de seta. Possibilita por exemplo:

– Realizar chamadas;

– Escolher e reproduzir músicas;

– Ler e ditar mensagens de texto;

– Utilizar mapas para obtenção de itinerário;

– Ler notificações;

– Encontrar informações no calendário;

– Criar lembretes.

Para utilizar essas funções, é necessário possuir um telefone compatível e conectado ao veículo por meio de Bluetooth.

Link MyCitroën – O Link MyCitroën, disponível para veículos com navegação, é um aplicativo para smartphone com branding Citroën, que interage com o veículo, recuperando e armazenando informações como:

– Autonomia;

– Consumo da última semana;

– Odômetro;

– Dados do último trajeto;

– Localização do veículo e continuidade na navegação;

– Próxima revisão.

O Link MyCitroën Funciona com conexão via Bluetooth. A exportação das informações foi desenvolvida para as plataformas Android e Apple. Com o Link MyCitroën, o motorista pode consultar as informações mais importantes de seu carro, mesmo à distância.

Mirror link – Para smartphones Android (via cabo USB), trata-se de um novo protocolo de duplicação de tela, desenvolvido no âmbito do Car Connectivity Consortium.

A lista dos smartphones e apps compatíveis pode ser encontrada no link https://cert.mirrorlink.com/ProductListing/.

Car Play – Para smartphones Apple (via cabo USB clássico do iPhone), a lista dos smartphones e apps compatíveis está disponível no link https://www.apple.com/ios/carplay/ .

Motor THP Turbo FLEX – Sinônimo de potência, elasticidade e economia, o motor Turbo THP 165 (Turbo High Pressure) 16V FLEX, fruto da parceria entre PSA Peugeot Citroën e BMW Group, representa o máximo em evolução tecnológica e desempenho.

Por isso, na linha 2017, passa a ser equipamento de série em todas as versões (Origine, Tendance e Exclusive), assegurando um comportamento dinâmico superior em seu segmento.

Moderno, inovador e extremamente confiável, possui como principais características:

– Injeção direta sequencial;

– Turbocompressor do tipo Twin-scroll;

– Cabeçote de 16 válvulas com duplo comando de válvulas no cabeçote;

– Bomba eletrônica de alta pressão;

– Cabeçote com 2 eixos de comando de válvulas;

– Bomba de óleo com gestão de vazão;

– Cárter duplo.

Este motor oferece potência máxima de 173 cv (com álcool) ou 166 cv (com gasolina) a 6.000 rpm e um torque máximo de 240 Nm (24,5 kgfm). O torque máximo já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm.

Esta característica garante grande dinamismo e prazer ao dirigir, com retomadas ágeis e potentes, principalmente pelo fato de 156 Nm já estarem disponíveis logo a 1.000 rpm.

O conjunto permite ao modelo acelerar de 0 a 100 Km/h em 9,1 s, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 215 km/h.

Eficiência energética

O novo Citroën C4 Lounge se beneficia de diversas novas tecnologias que o tornam mais eficiente energeticamente.

A associação do motor THP Turbo FLEX com o câmbio manual de 6 marchas tornou o modelo mais econômico em comparação com o conjunto motopropulsor anterior (equipado com motor 2.0 16V FLEX e câmbio manual de 5 marchas).

A presença de indicador de mudança de marcha (GSI) no painel e o uso de óleo lubrificante de baixo atrito no câmbio também contribuíram para o ganho de eficiência.

Outra novidade foi a introdução do sistema Volt Control (controle de gestão da energia da bateria). Por meio dele, o alternador identifica o modo de utilização do veículo e se adapta à necessidade de momento.

Se a bateria estiver carregada, por exemplo, ela é “desacoplada” do alternador; se estiver descarregada, ela se “acopla” ao alternador, mas no momento em que o motor estiver em baixa carga de utilização (em uma desaceleração, ele mantém o alternador ligado;

Em aceleração, o alternador é desacoplado). O fato de o alternador não precisar ficar ligado o tempo todo resulta em uma economia de combustível da ordem de 1%.

Por sua vez, a caixa de câmbio automática sequencial AT6 III, recebeu alterações em suas leis de passagem, com o intuito de diminuir o consumo.

Vinculado ao câmbio automático está também a nova função Eco Drive, acionada por uma tecla em sua base.

Buscando mais economia, ela disponibiliza uma lei de passagem específica, alterando a relação para favorecer uma melhora de até 5% no consumo em ciclo urbano. O pictograma “Eco” aparece no painel quando o sistema está acionado.

Todas essas mudanças foram fundamentais para uma melhora no consumo do modelo – da ordem de 17% nas unidades com o novo câmbio manual (até 13,21 Km/l na estrada) e de 11% nas dotadas de câmbio automático (até 13,24 Km/l na estrada).

Com isso, todas as versões do Citroën C4 Lounge passaram de etiqueta C para etiqueta A de consumo no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), do INMETRO.

Novo câmbio manual de 6 marchas – Denominada MCM, a nova caixa de câmbio manual de 6 marchas é um dos destaques do modelo. Fabricada na França, em Valenciennes, ela é a mesma que equipa o esportivo DS 3, porém com uma redução no diferencial de 10%. Isso foi feito para facilitar retomadas de velocidade e saídas de lombadas, muito presentes nas cidades e vias brasileiras.

“Equipamos o C4 Lounge com uma caixa concepção moderna e que privilegia a precisão de engates e o silêncio de utilização”, explica Bianca Lepique, gerente de produto da marca.

O sistema de embreagem com comando hidráulico alia precisão, suavidade de funcionamento e durabilidade. O motorista conta ainda com o auxílio do sistema GSI (Gear Shift Indicator, indicador de mudança de marcha) para dirigir economicamente.

O indicador (uma seta indicadora localizada no painel de instrumentos) orienta o momento propício para subir ou baixar marcha. Abaixo o novo escalonamento de marchas da versão manual:

 

Relação de Transmissão – Citroën C4 Lounge Origine BVM 6 Marchas

Marcha Relação
3,538:1
1,920: 1
1,323: 1
1,026: 1
0,822: 1
0,681: 1
3,308: 1
Diferencial 4,053: 1

 Conjunto de suspensões – O Citroën C4 Lounge recebeu também evoluções em seu conjunto de suspensões. Com novos amortecedores na dianteira e novas leis de amortecimento, ganhou melhor dirigibilidade e respostas de direção mais ágeis. “O C4 Lounge traz agora um conjunto de suspensão mais harmonioso e equilibrado, apresentando maior controle de carroceria.

Mas tudo isso sem abrir mão do conforto, DNA da marca”, explica Claudio Fernandes, gerente de Produto da Engenharia – Experimental e Simulação em Dinâmica Veicular.

A suspensão dianteira utiliza rodas independentes, eixo pseudo McPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora.

A suspensão traseira permanece inalterada, com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora.

Segurança – Todas as versões do C4 Lounge 2017 (Origine, Tendace e Exclusive) trazem agora de série ESP (Electronic Stability Program, controle eletrônico de estabilidade) e Hill Assist (controle eletrônico de aclives).

O primeiro reestabiliza o veículo em caso de desvio de trajetória por meio da aplicação seletiva dos freios conjugada com o controle de tração.

O Hill Assist, por sua vez, evita que o veículo se desloque para trás em arranques em planos inclinados. Uma ajuda especialmente útil nas ladeiras e cidades de relevo irregular.

Por não fazer nenhuma concessão à segurança de seus passageiros, o Citroën C4 Lounge propõe um sistema de frenagem particularmente seguro.

O ABS, o Repartidor Eletrônico de Frenagem (REF) e a Ajuda à Frenagem de Urgência (AFU) constituem um leque de equipamentos de ajuda à frenagem ultracompleto.

Equipamentos que ajudarão o motorista nas mais delicadas situações. A segurança passiva é também de melhor nível com seis airbags, cintos de três pontos de ancoragem ou, ainda, fivelas Isofix nos assentos laterais traseiros.

O conceito Lounge – Lounge significa “sala de estar, ambiente agradável, aconchegante e refinado”. E é exatamente isso o que o Citroën C4 Lounge oferece.

Com medidas generosas (4621 mm de comprimento, 1789 mm de largura e 1505 mm de altura), o modelo apresenta visual insinuante e sedutor, além de muito conforto interno.

O conceito Lounge permanece sendo o elemento central na concepção do interior do carro. O objetivo é fazer os ocupantes desfrutarem com prazer o tempo passado no interior do veículo.

Como resultado, o C4 Lounge oferece uma sensação de bem-estar à altura de modelos de segmentos superiores.

O entre-eixos de 2710 mm assegura um espaço interno de destaque em sua categoria, tanto nos assentos dianteiros quanto nos traseiros. Todos os assentos são envolventes e os traseiros possuem uma reclinação de 29 graus.

Os materiais transmitem requinte e bem-estar. Os vários porta-objetos facilitam a vida a bordo, bem como o amplo porta-malas com capacidade para 450 litros.

Estilo sedutor. O equilíbrio como fonte de inspiração – Elegante e imponente, visto sob qualquer ângulo, o Citroën C4 Lounge transmite personalidade e caráter.

Na frente, o chevron da Citroën, cromado, proporciona um toque de classe a um estilo equilibradamente esportivo e robusto, reforçado pelas nervuras no capô.

O ângulo de ataque foi desenvolvido para as condições das ruas brasileiras e evita que a frente do veículo tenha contato com o solo. Na linha 2017, o grupo ótico dianteiro apresenta evoluções em seu design, substituindo as luzes indicadoras de direção da cor âmbar pela cor cristal.

Visto de traseira, o C4 Lounge mostra um balanço traseiro compacto, perfeitamente integrado, inspirado em modelos lendários da Citroën, como os SM, XM e CX.

As lanternas traseiras são integradas à tampa do porta-malas e unidas visualmente por uma moldura cromada. Também cromada, a dupla saída de escapamento reforça a esportividade e transmite refinamento.

Visualmente, as três versões do C4 Lounge são distintas, principalmente por meio das rodas – todas de liga leve. A Origine traz rodas Sansiro e pneus 205/55 R16, enquanto o Tendance é equipada com rodas Arena e pneus 225/45 R17.

No C4 Lounge Exclusive, as rodas são Arena Diamantada, com pneus idênticos aos da Tendance.

O novo Citroën C4 Lounge está disponível nas cores Gris Aluminium (prata), Gris Moondust (cinza escuro), Noir Perla Nera (preto metálico), Blanc Nacré (banco perolizado) e Blanc Banquise (branco sólido).

Um modelo completo – O Citroën C4 Lounge agrega tecnologias de última geração e equipamentos de conforto, conveniência e segurança incomuns para um carro de sua categoria.

Entre os principais, podemos destacar:

– Rádio GPS MyWay – Sistema integrado de áudio e navegação, conjugando rádio, CD, MP3, Bluetooth e GPS. Possui tomada USB e entrada auxiliar localizada atrás da alavanca de câmbio;

– Sistema de áudio HIFI de alta qualidade sonora com espacialização ARKAMYS, que garante melhor equalização e distribuição de graves e agudos. Alto-falantes de excepcional qualidade, com potência de 25 W x 4;

– Bluetooth e sistema hands-free − Recebe e emite ligações através do sistema de áudio do veículo. Dependendo do modelo do aparelho, o telefone transmite MP3 para o rádio sem necessidade de uso de fio;

– Painel personalizável − Pode-se alterar a cor dos mostradores, independentemente da cor das telas. Estas cores dividem-se em variantes que vão do branco até o azul;

– Sistema Keyless − É ao mesmo tempo um acesso eletrônico e um sistema de autorização que habilita certas funções do veículo. Para isso, o sistema eletrônico precisa identificar a chave perto ou dentro do carro.

No momento em que um motorista carregando a chave se encontra a aproximadamente 2 metros do carro, a chave é identificada por um sensor de proximidade do veículo e por um gerador de ondas de rádio dentro da própria chave. O veículo é, então, automaticamente destravado quando a maçaneta é puxada.

A chave eletrônica pode estar no bolso, na mão ou na bolsa do motorista: não é necessário procurá-la ou inseri-la na fechadura da porta. Além disso, o sistema permite o travamento das portas por meio do mesmo mecanismo. Em caso de vidros ou teto solar aberto, o sistema automaticamente aciona o fechamento dos mesmos;

– Botão Start/Stop − Permite acionar o motor do C4 Lounge com uma pressão do dedo, como num carro de competição. Para ligar o carro, a chave precisa estar dentro do habitáculo.

O volante e a ignição são destravados através de um transponder sem fio, sem a necessidade de colocar a chave na ignição. Todas as outras operações são feitas dentro da cabine: quando você pressiona levemente o botão no console central, ativa a ignição.

Para dar a partida e desligar o motor, basta pressionar o botão de Start/Stop e, ao sair do carro, é preciso apenas pressionar o pequeno botão de trava na maçaneta da porta do motorista para travar o carro novamente;

– Faróis de xénon bi direcionais – O Citroën C4 Lounge 2017 pode ser equipado com faróis de xenônio direcionais de dupla função, importante equipamento de segurança que aumenta a qualidade da visão noturna e o prazer ao dirigir.

Quando o veículo entra numa curva, o feixe luminoso ilumina a parte interna desta curva – iluminando zonas antes na escuridão -, com ângulos que podem chegar a 15° (8° para o farol externo à curva e até 15° para o farol interno à curva).

Eles permitem ver “onde se anda” e ver mais cedo os outros carros ou eventuais obstáculos nas curvas − uma vantagem importante em matéria de segurança, já que, andando a 110 km/h, cada segundo corresponde a uma distância percorrida superior a 30 metros.

Além disso, o sistema é potencializado pela alta qualidade de iluminação das lâmpadas de xenônio de dupla função (posição farol baixo e alto), que melhoram a visibilidade do motorista e diminuem o cansaço visual;

– Câmera de ré − Localizada no para-choque traseiro, a câmera de ré se ativa ao engatar a marcha à ré e permite visão da traseira do C4 Lounge na tela localizada no centro do painel.

O motorista pode se orientar por meio de linhas auxiliares que aparecem na imagem. As linhas verdes mostram a direção geral do veículo, as vermelhas representam o limite do para-choque e as azuis simulam o caminho do veículo se for feita uma manobra de ré com as rodas totalmente viradas.

Equipamento de série na versão Exclusive, é disponível como opcional já na versão Tendance;

– Função Restore − Esta função ativa a ventilação durante alguns minutos enquanto o motor estiver desligado. Por exemplo, quando sair do veículo, os passageiros presentes podem se beneficiar de uma circulação de ar sem acionar o motor.

Esta função encontra-se disponível ao ligar a ignição, assim como ao desligar o motor. A duração e a disponibilidade da função dependem do nível de carga da bateria.

Quando a função Restore se encontra ativada, as regulagens de temperatura, fluxo e distribuição do ar são geridas automaticamente em função da temperatura exterior;

– Teto solar eletrônico − A Citroën se destaca por oferecer modelos com habitáculo iluminado e de ampla visão para fora do veículo.

O C4 Lounge não poderia ser diferente: oferece teto solar que ajuda a minimizar a temperatura interna em dias muito quentes, ventila e renova o ar no interior do veículo.

Pós-venda: manutenção a R$ 1 por dia – O Citroën C4 Lounge possui 3 anos de garantia contratual e 6 anos de garantia anticorrosão perfurativa e conta também com o competitivo Plano de Revisão a R$ 1 Por Dia, com revisões de 10.000, 20.000 e 30.000 km a preços fixos de R$ 365,00.

Por meio da Revisão a R$ 1 Por Dia, além do preço competitivo e da precisão na verificação dos itens indicados no plano de manutenção periódico, os proprietários do modelo terão a possibilidade do parcelamento dos custos em quatro pagamentos mensais.

Um ambicioso plano de manutenção que posicionará a marca como uma das mais competitivas do mercado automobilístico brasileiro.

Buscando total transparência, a Revisão a R$ 1 Por Dia terá sempre seus preços afixados em local visível nos showrooms e oficinas das concessionárias, para amplo conhecimento público.

“A revisão a R$ 1 por dia não é uma promoção”, explica Dercyde Gomes, diretor de Pós-Venda da Citroën do Brasil. “Ela é uma ação perene, reflexo da evolução na qualidade de nossos produtos e processos produtivos. Além disso, em parceria com nossa rede de concessionárias, realizamos uma série de renegociações com fornecedores diretos e indiretos, tudo para assegurar mais vantagens para nossos clientes”, explica.

Principais diferenciais de Pós-venda oferecidos pela marca – Qualidade – Somente em um concessionário Citroën o cliente tem acesso às Operações Padrão da marca, além de poder contar com Mão de Obra capacitada e formada pela fábrica, Peças de Reposição originais e Ferramental específico;

– Garantia – Toda a linha Citroën de veículos de passeio possui 3 anos de Garantia contratual e 6 anos de garantia anticorrosão perfurativa;

– Citroën Assistance – Serviços de emergência disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, em qualquer localidade do Brasil;

– Citroën iCheck – Uma tecnologia inovadora, com acesso via smartphone, tablet ou computador. Após deixar o carro em qualquer concessionária da marca para revisão ou reparo, o cliente receberá um SMS e um e-mail com um número PIN.

Esse número é o código que deve ser usado ao acessar o site http://icheck.citroen.com.br.

A seguir, estará disponível um vídeo no qual o consultor da concessionária mostra e explica eventuais serviços cuja necessidade tenha sido detectada na oficina.

Na mesma tela, estarão visíveis os orçamentos de cada serviço extra, que poderão ser aprovados pelo cliente em conjunto ou separadamente, ou simplesmente recusados.

– Chrono Service (Box de Serviços Rápidos) – Troca de pastilhas, correias, velas, escapamento, alinhamento, balanceamento e até instalação de acessórios, tudo em até duas horas;

– Carrosserie Express – Pintura e pequenos reparos com agilidade e baixo custo;

– Diagnóstico computadorizado – Sistema de avaliação e diagnóstico de forma automatizada e computadorizada;

– Plano de Revisão com Preços Fixos – Com intervalos regulares de 10.000 km e possibilidade do parcelamento dos custos em quatro pagamentos mensais;

– Centro de distribuição de peças – Somente peças originais garantem a segurança e a qualidade de um Citroën. São mais de 35.000 itens disponíveis com entrega imediata para todo o Brasil.

 

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn