quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Bosch apresenta soluções inteligentes para as oficinas do futuro

A interação das oficinas mecânicas com os serviços baseados na web e a aplicação da realidade aumentada estarão entre as novidades que a Bosch apresentará durante a Automechanika 2016, que ocorrerá no período de 13 a 17 de setembro, em Frankfurt.

No estande da empresa, localizado no corredor nove, será possível vivenciar o ambiente de uma oficina conectada e, para tanto, serão realizadas diversas apresentações que permitirão aos visitantes conhecer as últimas novidades de maneira in terativa .

O processamento de dados, a Internet das Coisas e o aumento da conexão entre os produtos trarão um grande potencial de desenvolvimento para as oficinas mecânicas, já que os recursos facilitam administrar o cronograma dos agendamentos e as etapas de todo o trabalho.

As informações e o histórico de manutenção do veículo já estarão disponíveis antes mesmo dele chegar à oficina, pois os sistemas trocarão automaticamente dados uns com os outros e o mecânico poderá acessar, em tempo real, as principais informações do fabricante.

Oficinas conectadas: Bosch Connected Repair – Durante a Automechanika 2016, a Bosch lançará o software Connected Repair, que conecta todos os equipamentos Bosch já disponíveis na oficina.

Uma vez coletados, os dados do veículo também ficam disponíveis para serem acessados em outros computadores e sistemas interligados em rede.

Com isso, o mecânico terá acesso ao histórico completo do veículo em diferentes estações de tr abalho e a qualquer momento, basta inserir a número da placa e/ou chassi no computador.

Além disso, o software utiliza uma identificação inovadora, que permite realizar testes individuais para complementar os parâmetros específicos do veículo analisado.

Numa visita futura à oficina, estes dados são utilizados novamente para facilitar os processos e evitar a duplicação desnecessária de trabalho.

Outro diferencial dessa solução Bosch é o uso de um recurso de foto, que possibilita documentar a condição do veículo em um protocolo padronizado e pronto para impressão, o que permite informar aos clientes sobre as reparações necessárias de forma transparente.

Para um melhor desempenho do software, a Bosch recomenda que o Connected Repair utilize um servidor independente, com isso as informações sobre o veículo podem ser armazenadas em uma unidade central e acessadas, se necessário, em estações de trabalho individuais.

Até o momento, os equipamentos que podem se conectar com o Bosch Connected Repair são:

– Recicladora de ar-condicionado ACS 752
– Esitronic 2.0 / KTS 5xx workshop-software package
– Alinhadores de pneu FWA 9000 e FWA 4630
– Analisador de motor FSA 500

Até o fim de 2016, outros sistemas também estarão conectados:

– Analisador de motor FSA 7xx
– Alinhador de farol HTD 815
– Analisadores de gases BEA 750 e BEA PC DE

Realidade aumentada: de olho na informação na hora certa – Informações apresentadas por realidade aumentada é a chave para um mundo tecnológico cada vez mais sofisticado e conectado.

Está cada vez mais difícil para a mecatrônica automotiva ter todo o conhecimento necessário e aplicá-lo em conformidade nas tarefas do dia a dia.

Ter a possibilidade de acessar as informações mais atualizadas, no momento certo, aumenta a compreensão do produto e economiza tempo dentro da oficina. Essas ações se traduzem em qualidade nas reparações, melhor atendimento aos c lientes e menos tempo do veículo parado na oficina.

Apontando a câmera para o veículo, a informação adicional pode ser integrada à imagem real usando um computador, tablet ou óculos inteligentes.

A informação pode chegar a partir de textos e instruções explicativas, manuais ou diagramas, objetos tridimensionais, fotos ou vídeos.

Desta forma, mesmo componentes ocultos ou cabos podem ser exibidos – uma característica tida como muito importante pelos mecatrônicos, com isso o tempo necessário para executar tarefas de reparação mais sofisticados podem ser reduzidas de 10% a 15%.

Com o objetivo de aumentar a eficiência, a Bosch criou uma Plataforma de Realidade Aumentada Comum (CAP), que permite a integração fácil e rápida de conteúdos digitais e visuais com a documentação técnica.

Este sistema multi-plataforma funciona de maneira independente a partir de tecnologias de rastreamento e processamento específicos. A Bosch estima que as primeiras oficinas estarão atuando co m essas aplicações de realidade aumentada já em 2018.

Durante o evento, os visitantes também terão a oportunidade de conhecer as novas soluções telemáticas para pequenas e médias empresas, disponíveis para os clientes das oficinas.

As marcas Beissbarth, Robinar, Sicam e OTC – todas do Grupo Bosch – também estarão apresentando suas últimas novidades durante a Automechanika.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn