quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

GM se compromete a ter 100% das energias renováveis até 2050

A General Motors planeja gerar ou ser fonte a energia elétrica 100% vinda de energias renováveis – como a eólica, solar e de gás de aterro – até 2050 para suas 350 operações em 59 países.

- Publicidade -

“Estabelecer uma meta de utilizarmos 100% de energia renovável nos ajuda a servir melhor a sociedade, reduzindo nosso impacto ambiental”, disse a presidente da GM e CEO Mary Barra. “Esta procura por energias renováveis beneficia nossos clientes e comunidades através de um ar mais puro e ainda reforçando o nosso negócio ao diminuirmos nossos custos com energia.”

A nova meta de energia renovável, juntamente com o desenvolvimento de veículos elétricos e uma manufatura mais eficiente, faz parte da estratégia global da empresa para fortalecer seus negócios, melhorar as comunidades e atender questões das mudanças climáticas.

- Publicidade -

A GM também se une a RE100, uma iniciativa de colaboração global das empresas comprometidas com 100% de energia renovável, trabalhando para aumentar o uso de energia limpa.

Em 2015, a GM utilizava 9 terawatts hora de energia para construir seus veículos, iluminar seus escritórios, centros técnicos e armazéns em todo o mundo. Para cumprir a sua nova meta de energia renovável, a GM vai continuar a investir na melhoria da eficiência energética de suas operações durante a transição para energias limpas.

Hoje, GM economiza US$ 5 milhões por ano apenas por já utilizar energias renováveis, um número que vai aumentar à medida que mais projetos começam e o fornecimento de energias renováveis aumenta.

- Publicidade -

Além disso, a empresa prevê que os investimentos na instalação e produção de energias limpas irá diminuir, trazendo ainda mais retorno financeiro para a companhia.

O novo compromisso energia renovável se baseia na meta anterior da GM utilizar 125 megawatts de energia renovável até 2020. A empresa espera superar esse número quando dois novos projetos eólicos começarem a funcionar ainda este ano gerando energia para quatro fábricas.

“Este compromisso arrojado e ambicioso da General Motors irá sem dúvida chamar a atenção da indústria automotiva global”, disse Amy Davidsen, diretora executiva para a América do Norte no The Climate Group.

“A GM já economizou milhões de dólares usando energia renovável e como qualquer negócio inteligente que reconhece uma oportunidade de investimento, eles querem aproveitá-la plenamente. Esperamos que com a iniciativa da GM outras grandes empresas se inspirem em fazer essa troca também”.

Aumentando o compromisso – A GM está em processo de adição de 30 megawatts de energia em novos painéis solares em duas instalações na China.

A fábrica da Jinqiao Cadillac em Xangai contará com 10 megawatts de energia solar instalados no topo do último piso e 20 megawatts vindos das instalações nos tetos das 8.100 vagas cobertas do estacionamento do Centro de distribuição da GM em Wuhan.

A GM é pioneira na utilização de energias renováveis há mais de 20 anos e gerou uma economia de mais de US$ 80 milhões até o momento.

A empresa possui 22 instalações com painéis solares, três fábricas que utilizam gás de aterro e quatro que em breve vão utilizar a eólica. Essas experiências vão ajudar a GM a escalar o uso de energia renovável para todas as instalações em todo o mundo.

No Brasil, a GM foi a primeira montadora a instalar um sistema fotovoltaico, na sua unidade de Joinville. Esta unidade tem capacidade de geração de 300 kWh e gerou apenas em 2015, 195 mil kWh de energia elétrica.

Ainda em 2015, além do sistema de geração própria, a GM do Brasil utilizou seu portfólio de energia para suprir as operações em 12.358 Megawatt por hora.

A GM está em uma posição única para atingir essa meta de energia renovável dada a sua vasta experiência com as baterias de veículos elétricos.

O armazenamento de energia pode finalmente resolver as questões relacionadas com a confiabilidade da energia eólica e solar. A GM está usando as baterias do Chevrolet Volt como forma de armazenamento de energia em Milford.Z

Colaborando para tornar a energia renovável mais acessível – A GM juntamente com outras 69 empresas assinou o pacto da RE100.

Como membro fundador da Aliança de Compradores de Energias Renováveis e do Centro de Negócios Renováveis, e um dos primeiros signatários dos Princípios dos Compradores de Energias Renováveis, a GM ajuda a dimensionar a disponibilidade e adoção de energia renovável.

Estas organizações, lideradas pelo Instituto Rocky Mountain, o World Wildlife Fund e pelo Instituto de Recursos Mundiais, trabalham para identificar as barreiras para a compra de energia limpa e no desenvolvimento de soluções para atender à crescente demanda.

A GM continuará a trabalhar com as cidades, governos, promotores de energias renováveis, serviços públicos, ONGs e outras partes interessadas para a transição para uma economia de energia limpa.

Para mais informações sobre o compromisso ambiental, da GM, visite o seu relatório de sustentabilidade e o blog ambiental.

Prêmio GM de Sustentabilidade – A General Motors do Brasil, celebra o Dia da Árvore e anuncia na próxima quarta-feira, dia 21 de setembro de 2016, os vencedores do Prêmio GM de Sustentabilidade para Concessionárias, Fornecedores e Empregados.

A premiação reconhece as melhores práticas sustentáveis – aquelas que trazem desenvolvimento econômico, preservando os recursos ambientais e gerando meios para que se promova um melhor equilíbrio no desenvolvimento social e impactem as comunidades em torno das fábricas da GM no Brasil.

Além da premiação, a GM mostrará suas ações no campo da sustentabilidade e sua visão para o futuro da mobilidade urbana e práticas sustentáveis que sempre estiveram presentes no histórico da GMB nessas últimas nove décadas.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança