sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

OBSERVATÓRIO cria peças para reforçar atitudes seguras no trânsito

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, como uma das ações voltadas à Semana Nacional de Trânsito, criou nove peças publicitárias que reforçam a necessidade da convivência harmônica, gentil e respeitosa que devem estar presentes nos deslocamentos diários de todos nós.

- Publicidade -

OU seja, pelo cumprimento das leis, regras e determinações relativas à segurança no trânsito, podemos sim, reduzir a violência, o número de mortos e também de feridos. O material é disponibilizado gratuitamente aos interessados em reproduzi-lo. Para isso basta clicar aqui e baixá-las.

Baseadas nas principais causas de acidentes e desenvolvidas pela equipe de criação do OBSERVATÓRIO, as peças alertam para o não uso do celular ao volante; para os riscos da combinação álcool/direção;

- Publicidade -

Para a necessidade de uso do cinto de segurança; de cadeirinha apropriada para crianças; para o respeito e a crença nas regras de trânsito e aos limites de velocidade.

Reforçam, além disso, a necessidade do uso de equipamentos de segurança pelos motociclistas e, ainda, para a necessidade de motoristas e motociclistas manter uma distância segura com relação aos ciclistas (um metro e meio) que dividem ruas e avenidas com os veículos motorizados.

Lembra, também, que todos somos pedestres em algum momento. São orientações que colaboram para a diminuição concreta do número de acidentes nas vias e rodovias do país.

- Publicidade -

A Semana Nacional de Trânsito é determinada pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e acontece todos os anos de 18 a 25 de setembro.

Esse ano, o tema determinado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) é “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020 #Eusou+1por1trânsitomais seguro!’, inspirado no ‘#Eusou+1 por um trânsito mais humano’, que alavancou a edição de 2016 do Movimento Maio Amarelo, coordenada pelo OBSERVATÓRIO, que tem como finalidade a busca pela mudança do comportamento de todos que transitam.

Segundo dados do DataSUS, do Ministério da Saúde, perderam a vida em acidentes de trânsito no Brasil em 2014, cerca de 44 mil pessoas.

Sem contar que, em função de acidentes, um contingente expressivo de pessoas passa a conviver com sequelas irreversíveis. Em média, cerca de 60% dos leitos hospitalares disponibilizados no Brasil hoje estão ocupados por vítimas de traumas causados pelo trânsito.

Para José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, a prevenção é a maior arma que temo para reverter esse quadro, e ressalta ainda que, nenhuma morte em acidente de trânsito é aceitável, portanto cada um deve fazer sua parte para um país seguro em matéria de trânsito.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança