quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Teste de rodagem é fundamental para diagnosticar problemas no veículo

Muitas vezes fazer o diagnóstico de problemas no veículo baseado apenas nos sintomas que o cliente relata não é suficiente. O mecânico precisa de mais subsídios para detectar o que está ocorrendo e se o carro estiver desmontado fica ainda mais difícil de identificar o problema.

- Publicidade -

Ao fazer o teste de rodagem, o profissional pode fazer uma avaliação mais detalhada, fazendo o check-list e anotando as informações.

Segundo o gerente de qualidade e serviços da Nakata, Jair Silva, alguns problemas são facilmente identificados no teste de rodagem e em teste estático apresentam maior grau de dificuldade para identificação, tais como: ruídos de rolamentos em geral (câmbio, diferencial, rodas), juntas homocinéticas, coxins quebrados ou fadigados, perda de estabilidade, perda de eficiência do freio, vibrações no volante ou carroceria e barulho em geral.

- Publicidade -

Durante o teste de rodagem é possível identificar indícios de problemas nos sistemas:

– Direção – folgas, ruídos, vibrações;
– Suspensão – folgas, ruídos, perda de estabilidade, balanço excessivo;
– Freios – ruídos, vibrações, eficiência de frenagem e nos indicadores do painel de instrumentos do veículo.
– Transmissão – ruídos de rolamentos e da transmissão em geral,
– Exaustão – ruídos decorrentes de pontos de fixação e vazamentos de gás.

Após o teste de rodagem no veiculo, pode ser visto no elevador e finalizar o diagnóstico, através de uma inspeção detalhada de todos os componentes procurando por folgas, vazamentos e componentes deteriorados.

- Publicidade -

Esta e outras dicas de manutenção da série “Dicas de Especialistas” estão disponíveis no canal da Nakata no YouTube http://www.youtube.com/componentesnakata ou no site www.nakata.com.br.

Mais informações sobre produtos e aplicações, acesse o site www.nakata.com.br ou a central de atendimento pelo 0800-707-8022.

 

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança