quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Daimler destaca sua liderança em conectividade, eficiência e segurança no IAA

O “Urban eTruck” da Mercedes-Benz, o “Future Bus” e a “Vision Van” já proporcionaram visões do futuro do transporte às vésperas do IAA 2016 – Salão de Veículos Comerciais de Hanover (Alemanha) –, maior evento do setor no mundo.

Agora, com grande número de novos produtos e serviços, as marcas de veículos comerciais do Grupo Daimler estão ressaltando, na 66ª edição no evento, entre 22 e 29 de setembro, o seu papel de pioneirismo nas áreas da conectividade, eficiência e segurança para o aqui e o agora.

Todas as novas soluções trazem ganhos de economia para os clientes em seus negócios do dia a dia do transporte.

Dr. Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks e Daimler Buses: “Nós entregamos – este é o nosso slogan para o IAA 2016. Apresentamos muitos itens pioneiros na indústria que fazem nossos veículos ainda mais eficientes e seguros. E oferecemos aos nossos clientes serviços de conectividade que tornam a vida profissional mais fácil e aumentam significativamente a disponibilidade de nossos caminhões. Ao mesmo tempo, estamos abrindo as portas de uma nova era: a e-mobility para áreas urbanas”.

Digitalização e mobilidade elétrica – o foco da Daimler no IAA – No Salão IAA deste ano, o foco central está voltado às megatendências do futuro: digitalização e mobilidade elétrica. Nesse sentido, um elemento-chave da logística sustentável e eficiente do futuro é a conectividade.

A logística terá como base uma rede com muitos “players”: veículos, fabricantes, clientes, empresas de transporte, infraestrutura, oficinas de reparos, encarroçadores e outros. Com a conectividade inteligente atuando entre os veículos, o transporte de bens pelas rodovias será levado agora a um nível completamente diferente.

No evento de Hanover, as divisões de veículos comerciais da Daimler estão apresentando aos seus clientes um grande número de soluções específicas, que podem ser adquiridas para aumentar sua eficiência e também seu sucesso nos negócios.

Transformação digital nos veículos comerciais da Daimler – sistema de manutenção preditiva para caminhões Mercedes-Benz

A confiabilidade e a disponibilidade são as principais prioridades das empresas de transporte – o veículo ideal opera sem nenhum tempo desnecessário de parada. Um exemplo: graças ao serviço de manutenção preditiva “Mercedes-Benz Uptime”, os caminhões Actros, Arocs e Antos já se aproximam muito deste ideal por meio da conectividade inteligente.

Para ampliar o tempo de disponibilidade, este produto inclui três serviços: evitar panes, gerenciar de forma eficiente os trabalhos de manutenção e reparos e dar suporte, em tempo real, para as revisões dos veículos dos clientes.

O Uptime verifica continuamente os sistemas do caminhão e reporta, automaticamente, qualquer necessidade, utilizando para isso o sistema de telemática FleetBoard para acionar o servidor da Mercedes-Benz Service.

A partir do IAA 2016, o “Mercedes-Benz Uptime” já estará disponível para os novos caminhões Actros, Arocs e Antos. Está sendo lançado em doze países europeus, prevendo-se chegar também a outros mercados.

FleetBoard Store – aplicativos para maior eficiência no transporte – O serviço de telemática para gerenciamento de frotas FleetBoard da Daimler está realizando, no IAA deste ano, a estreia dos aplicativos de sua “FleetBoard Store” – e já são 14 apps incluídos nessa apresentação.

A plataforma recebeu propositadamente um design aberto de maneira que os parceiros do setor, como fabricantes de carrocerias e desenvolvedores de aplicativos, possam contribuir para tornar o setor de transportes mais eficiente.

Os aplicativos da “FleetBoard Store” podem ser utilizados não apenas com caminhões Mercedes-Benz, mas também com veículos de outras marcas. Exemplos desses apps estão sendo apresentados no IAA juntamente com parceiros do setor.

Eles envolvem, por exemplo, preços de combustíveis em vários postos de abastecimento ou vagas de estacionamento livres em paradas de descanso ao longo da rota. Essas ferramentas visam reduzir o tempo e os custos e também melhorar a eficiência dos modelos.

Os clientes já poderão utilizar a “FleetBoard Store” a partir de 2017. O lançamento no mercado começa na Alemanha e posteriormente, alcançará outros países.

Mercedes PRO Connect – novo serviço via internet simplifica a gestão de frotas para os operadores de vans

A divisão Vans da Daimler também está fazendo a estreia de um serviço conectado no IAA. Sob a nova marca Mercedes PRO, foram reunidos todos os serviços da Mercedes-Benz Vans sob um só teto.

O sistema modular chegará ao mercado com o componente Mercedes PRO Connect. Com este serviço baseado na internet, os gestores de frota ficam conectados com todos os veículos e os motoristas.

Com a ferramenta de gerenciamento de veículos é possível controlar as tarefas de forma online, com o gestor podendo acessar informações a qualquer tempo sobre local, nível de combustível, intervalos de manutenção e assim por diante.

O gerente de frota poderá se comunicar com o motorista utilizando um aplicativo próprio por meio de um dispositivo móvel. Isso permitirá que os clientes reduzam significativamente os custos administrativos em seus planejamentos anuais.

A partir do lançamento no mercado, em meados de 2017, o Mercedes PRO Connect irá oferecer dez serviços diferentes. O Mercedes PRO está novamente demonstrando a transformação da divisão Vans, que era uma fabricante de veículos, para tornar-se uma provedora de soluções.

A meta da Mercedes-Benz Vans é oferecer aos clientes, tais como os fabricantes de carrocerias ou empresas de entregas de encomendas, não somente os veículos básicos, mas também soluções inteligentes e completas para as aplicações específicas de seus veículos.

Ofensiva elétrica e novos sistemas eficientes de propulsão para os veículos comerciais da Daimler

A terceira geração do Fuso eCanter também faz sua estreia no IAA deste ano. Em 2010, o eCanter foi o primeiro caminhão leve do mundo com propulsão puramente elétrica.

Uma série limitada da terceira geração deste caminhão leve (de até 6 toneladas de peso bruto total) será entregue a clientes da Europa, Estados Unidos e Japão a partir de 2017.

“O novo Fuso eCanter é um passo importante rumo à produção em série”, afirma Marc Llistosella, presidente & CEO da Mitsubishi Fuso Truck & Bus Corporation e chefe da Daimler Trucks Asia.

“Para nós, o eCanter com condução livre de emissões também é uma alternativa economicamente atrativa ao motor diesel. Devido à eficiência rapidamente aprimorada da bateria combinada com custos significativamente mais baixos, pretendemos lançar o veículo a um preço competitivo. O custo adicional de compra deverá ser retornado ao cliente em menos de três anos”.

Os custos operacionais mais baixos do veículo elétrico, em relação aos modelos a diesel, são uma compensação imediata. Os resultados de um teste prático, de um ano, com a segunda geração do Canter elétrico, já demonstraram que aproximadamente 1.000 euros podem ser economizados em 10.000 km, em comparação à versão diesel.

Com o benefício adicional de custos de manutenção 30% menores, a Fuso fornece a seus clientes uma solução econômica para a condução livre de emissões.

O novo eCanter é equipado com um motor elétrico de 185 kW de potência. Sua bateria tem capacidade de 70 kW por hora. Assim, dependendo da carroceria, carga e tipo de aplicação, uma autonomia de mais de 100 km é possível sem recarga com o veículo parado.

Extensivos testes junto a clientes com a segunda geração demonstraram que sua autonomia é suficiente para o uso diário de um caminhão leve.

O eCanter pode ser configurado com perfeição para cada uma das necessidades dos clientes em termos de autonomia, preço e peso. Esse conceito se baseia na percepção de que alguns clientes não precisam de muita autonomia, mas sim de maior carga útil, enquanto outros aceitam uma carga útil menor, mas precisam de maior autonomia, o que demanda mais conjuntos de baterias.

As possibilidades de carga na bateria também são muito personalizadas: 80% da capacidade com uma hora de corrente contínua numa estação de carga rápida ou, alternativamente, 100% de carga com corrente alternada em sete horas.

No futuro, a carga rápida será possível com 170 kW. Assim, 80% da capacidade da bateria será obtida em somente meia hora.

Além do Fuso eCanter, a Daimler apresentou mais três veículos comerciais totalmente elétricos. Em 2018, uma van e um ônibus urbano da marca Mercedes-Benz estarão no mercado.

E o lançamento do caminhão pesado para distribuição urbana será possível já na próxima década.

Novos sistemas de propulsão para veículos em série – Para longas distâncias, entretanto, a propulsão exclusivamente elétrica não será o sistema preferido no futuro previsível – os caminhões e ônibus com motores diesel continuarão a ser usados para tais aplicações.

Esses motores altamente eficientes estão sendo continuamente aprimorados na Daimler Trucks e na Daimler Buses. A última geração do motor pesado compacto OM 470, por exemplo, é ainda mais econômica e tem uma taxa de emissões ainda mais baixa, combinada com o aprimoramento completo de desempenho.

No caminhão Actros com motor OM 470 de 6 cilindros, as modificações do motor e do trem de força levaram a uma redução de até 5% no consumo de combustível.

Como resultado dessa e de outras medidas, o consumo do Actros com o motor pesado OM 471 ficou até 6% menor. Comparado com seu predecessor de 2011, o consumo de combustível do Actros é até 15% menor, devido a vários outros desenvolvimentos.

Este motor proporciona menores emissões e assegura economia também para os operadores de ônibus: ele reduz o consumo em até 1,5% em ônibus rodoviários e 2,4% em ônibus interurbanos, além de cerca de 2% no modelo Citaro G.

O Mercedes-Benz Citaro NGT, com motor a gás natural M 936, está fazendo sua estreia no IAA. Ele apresenta baixos níveis de ruído e de emissões de CO2 e se caracteriza por baixo peso, grande número de assentos, alta potência e baixo consumo de combustível, juntamente com longos intervalos de manutenção.

Além disso, oferece muitas vantagens significativas para uso em áreas urbanas com trânsito pesado. Tais ônibus podem rodar com gás natural ou com biogás, que é quase neutro quanto o CO2. Os argumentos a favor do Citaro NGT são convincentes. Já há encomendas expressivas deste ônibus sendo recebidas das cidades de Madri e Augsburg.

Sistemas de segurança para veículos comerciais pesados – pela primeira vez com reconhecimento de pessoas – Com o “SideGuard Assist” e o ABA 4 (Active Brake Assist ou Assistência Ativa de Frenagem), estão sendo lançados avançados sistemas de segurança dos caminhões Mercedes-Benz que visam proteger os usuários das estradas e, principalmente, pedestres e ciclistas.

Esses sistemas de segurança podem ser encomendados para caminhões da marca Mercedes-Benz a partir do IAA.

O “SideGuard Assist” é o primeiro sistema de assistência do mercado que faz com que os motoristas de caminhão, quando decidem mudar de pista, estejam cientes da presença de pedestres e ciclistas, representando assim uma significativa contribuição para a segurança do trânsito urbano.

A Associação do Setor de Seguros da Alemanha (GDV) considera que, no futuro, o “SideGuard Assist” poderá ajudar a evitar aproximadamente metade do total de acidentes envolvendo caminhões e pedestres ou ciclistas.

O ABA 4 é o primeiro sistema de frenagem emergencial de caminhão que pode reduzir significativamente o risco de acidentes com pedestres na cidades.

O novo ABA 4 consegue reconhecer os pedestres que estão cruzando a via. Neste caso, o sistema dá início a uma frenagem parcial autonomamente.

Enquanto o ABA 3, de forma automática, freia totalmente o caminhão se detectar obstáculos móveis ou parados, tais como veículos se movendo vagarosamente ou o final de uma fila de congestionamento.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn