quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Foton recebe a visita de José Ivo Sartori, Governador do RS, para conhecer os primeiros caminhões da marca fabricados no Brasil

O Presidente do Conselho da Foton Caminhões, Luiz Carlos Mendonça de Barros, e os executivos da empresa, o Diretor de Relações Institucionais, Luiz Carlos Paraguassu, e o Diretor de Engenharia e Desenvolvimento, Leandro Lucki Gedanken, receberam  a visita do Governador do Estado do RS, José Ivo Sartori, do Secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Fábio de Oliveira Branco, entre outras autoridades, executivos e profissionais de empresas, na linha de montagem da Foton instalada temporariamente na fábrica da Agrale, em Caxias do Sul, RS.

Durante o encontro, o Governador e o Secretário de Estado conheceram os primeiros modelos da marca produzidos no Brasil, os chamados “pré-série”, que representam a conclusão de todo o processo de validação com os fornecedores do País e confirmam o planejamento de produção nacional da Foton.

“Os primeiros caminhões produzidos pela Foton no Brasil atestam a capacidade da linha adotada no Rio Grande do Sul em atender as exigências de qualidade da marca e de levar adiante seu projeto de estabelecimento no País. Estamos em fase de testes de produção dos caminhões e o início da fabricação nacional deverá acontecer no final de outubro”, diz Mendonça de Barros.

Para o executivo, a solução de fabricar os caminhões de maneira temporária em uma linha exclusiva foi colocada em prática em tempo recorde.

“Em menos de seis meses já temos o primeiro produto que chamamos de pré-série. Certamente, no final do próximo mês, a linha passará a fabricar nossos caminhões em ritmo normal para atender a demanda do mercado interno. Com isso, acelera-se também a construção da fábrica própria da Foton, em Guaíba, RS. A previsão é que os modelos entrem em produção seriada na fábrica de Guaíba, RS, no final de 2017.

Mendonça de Barros destacou a importância histórica deste momento, tanto para a Foton como para o Brasil.

“Estamos iniciando uma nova linha de produção de caminhões exatamente no momento mais crítico da crise econômica brasileira, o que demonstra claramente que nossos planos para o País são de longo prazo e a total confiança que a Foton chinesa deposita no potencial de crescimento econômico nacional”.

O Governador do Estado do RS, José Ivo Sartori, falou sobre a emoção de estar presente neste dia.

“É uma alegria estar acompanhando a história da Foton e enxergar que sua parceria com a Agrale demonstra que todos podem trabalhar juntos e que, com coragem e determinação as coisas podem ser realizadas. Essa ação também representa a confiança da Foton no Rio Grande do Sul. Serão novos produtos, novos empregos, novas rendas, novas tecnologias. Nós estamos criando aqui oportunidades. Quero desejar muito sucesso a Foton”.

A linha de produção adotada pela Foton em Caxias do Sul é resultado de um acordo fechado em março deste ano com a Agrale, que prevê o uso de uma linha de montagem para a produção de seus caminhões enquanto a fábrica própria, em Guaíba, RS, estiver em construção.

“Mantemos rigorosamente os nossos planos de produção de veículos comerciais no Brasil para este ano. Os caminhões produzidos na linha provisória já contarão com índices de nacionalização superiores a 65%. Com isso, teremos acesso ao Finame e, certamente, no ano que vem, quando vamos inaugurar a fábrica própria em Guaíba, este índice estará próximo aos 70%”, finaliza Mendonça de Barros.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn