quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Fras-le desenvolve nova sapata de freio para trem de passageiros

A Fras-le desenvolveu um novo e exclusivo material de atrito para aplicação em sapatas de freio para trens de passageiros. Denominado NAF/061, o produto foi criado pela Companhia para utilização nos trens de superfície da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb).

- Publicidade -

Para seu desenvolvimento, foram utilizados dados coletados em campo, que serviram de subsídio para o aperfeiçoamento da nova formulação. A Fras-le é a única empresa no Brasil equipada com dinamômetro específico para ensaios metro-ferroviários.

O produto passou por testes de eficiência de frenagem, durabilidade, ocorrência de ruído e geração de odores, visando atender aos requisitos da Trensurb.

Com a nova formulação, o objetivo é diminuir o tempo de paradas para troca de sapatas, o que otimiza o controle da malha, além de oferecer maior segurança e conforto aos usuários do transporte coletivo, sob qualquer condição de utilização.

Para Almir Souza, engenheiro de aplicação da Fras-le, que integrou a equipe de desenvolvimento, com esta novidade, haverá um alto ganho de performance no transporte de passageiros.

- Publicidade -

“Na busca constante por novos materiais de atrito para as mais diversas aplicações, criamos este produto atendendo a rigorosas especificações técnicas de segurança”, destaca.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança