quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Ford mostra a evolução dos testes automotivos em vídeo histórico do Fiesta

A Ford lançou mais um vídeo da série comemorativa de 40 anos do Fiesta, que conta a história do desenvolvimento do carro e a incrível evolução da tecnologia aplicada nos testes veiculares – veja aqui.

A história é narrada pelo engenheiro Karel Willaert, que participou do desenvolvimento da primeira geração do Fiesta no Campo de Provas da Ford em Lommel, na Bélgica, há 40 anos, e volta ao local para reviver a experiência.

“Cada componente do Fiesta foi testado à exaustão, além dos limites normais, e ele teve um bom desempenho desde o começo”, lembra Willaert, enquanto dirige novamente o chamado Fiesta Mark 1.

“Já se passaram 40 anos desde que testei o Fiesta pela primeira vez e é muito legal poder fazer isso novamente”.

É curioso ver, nas cenas históricas, como eram feitas as medições do carro na pista naquela época. O protótipo rodava ligado por uma espécie de cordão umbilical ao “carro mãe”, pelo qual eram enviados dados da suspensão, movimento da carroceria, vibração e ruídos.

As provas de rodagem incluíam várias superfícies, como paralelepípedos, asfalto e pedras para testar o conforto, a segurança e a durabilidade, além de tanques de água e desempenho em diferentes temperaturas.

“Quando não havia problemas, dirigíamos mais de 1.000 km por dia, dia e noite. Dirigimos tanto que a distância percorrida daria para ir e voltar duas vezes à Lua”, diz o engenheiro.

Segundo ele, a sensação de lembrar desse trabalho ainda é muito boa. “Levo o Fiesta no meu coração, especialmente quando vejo que o carro continua nas ruas, e tenho orgulho de termos criado um início tão significativo para o Fiesta”.

Hoje um modelo global, na sexta geração, o Fiesta soma cerca de 18 milhões de unidades produzidas no mundo. No Brasil, a linha acaba de lançar a versão 1.0 EcoBoost, com o motor 1.0 turbo mais potente e premiado do mundo, com 125 cv e selo A de eficiência energética.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn