quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Mercedes-Benz anuncia FleetBoard para os ônibus brasileiros no Salão IAA de Hanover

Baseada no sucesso de vendas no segmento de caminhões, a Mercedes-Benz do Brasil passa a disponibilizar também para a sua linha de ônibus o sistema de gestão de frota e rastreamento FleetBoard.

- Publicidade -

Esta novidade foi anunciada pelo vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços, Roberto Leoncini, no Salão Internacional de Veículos Comerciais, o IAA 2016, maior evento mundial do setor, que está sendo realizado em Hanover, na Alemanha, entre 22 e 29 de setembro.

“Mais de 5.000 caminhões circulam hoje nas estradas brasileiras equipados com o FleetBoard, sendo que aproximadamente a metade é da atual geração do produto, lançada há um ano”, diz o executivo.

- Publicidade -

“A aprovação do mercado nos motiva a oferecer esta solução também para os frotistas de ônibus, que podem usar as diversas ferramentas do sistema para obter uma gestão moderna da frota, reduzindo custos operacionais, assim como para desfrutar de maior segurança do veículo”.

A atual geração do FleetBoard foi desenvolvida pela Mercedes-Benz do Brasil, num trabalho liderado por engenheiros e técnicos da Empresa, com a participação de especialistas da Daimler.

Lançada primeiramente no País, esta versão agregou funções de rastreabilidade ao consagrado sistema de gestão de frota da Daimler, auxiliando o cliente na prevenção de furtos e roubos de veículos e de cargas por meio de rastreamento e bloqueio remoto.

- Publicidade -

Tecnologia brasileira em evidência no IAA 2016 – O desenvolvimento tecnológico com a assinatura da Mercedes-Benz do Brasil está duplamente em evidência no Salão IAA 2016. O caminhão Accelo 815, uma das atrações da Daimler Trucks, está equipado com a atual geração do FleetBoard.

“Isso demonstra a competência e a capacidade de nossas equipes de gerar soluções com alcance global, o que reforça a importância da nossa Empresa para a Daimler”, afirma Leoncini.

O FleetBoard é o mais completo sistema de gestão de frota e rastreamento do mercado brasileiro. Totalmente integrada ao veículo e original de fábrica, essa tecnologia exclusiva da Daimler baseia-se no conceito de telemetria das pistas de Fórmula 1, possibilitando maior controle e segurança nas operações de transporte das estradas.

Item de série para os caminhões Actros, Axor e Atego, o FleetBoard assegura muitas vantagens aos clientes, a começar pelo fato de ser um produto nacional já amplamente testado e aprovado por gerenciadoras de risco e pelo CESVI.

No caso dos caminhões leves, o sistema é oferecido sob encomenda aos clientes, que têm interesse em aumentar a segurança e a redução de custos nas aplicações de transporte desse segmento, no qual o modelo Accelo atende com agilidade e eficiência nas mais diversas demandas de operações.

Seu avançado sistema de telemática utiliza as facilidades da integração da informática com os recursos da Internet e da telefonia móvel para proporcionar uma gestão moderna da frota e dos motoristas.

FleetBoard se destaca pela redução de custos operacionais – Entre os grandes benefícios do FleetBoard para os transportadores destacam-se, em situações reais de uso no Brasil, a possibilidade de redução de até 15% dos custos operacionais, considerando consumo e manutenções, e também maior disponibilidade da frota, o que resulta em mais produtividade e rentabilidade para o cliente.

“Isso atende às expectativas das empresas de transporte, que se profissionalizam cada vez mais, buscando entender melhor sua frota a fim de otimizar os custos operacionais”, ressalta Leoncini.

O FleetBoard também está relacionado a uma evolução do “TCO – Total Cost of Ownership” ou Custo Total de Propriedade, conceito que vem assumindo relevância cada vez maior no segmento de caminhões no Brasil. Trata-se de uma moderna ferramenta de gestão, já usual na Europa, que ajuda o administrador a reduzir os custos com o veículo considerando toda a sua vida útil. Consequentemente, isso aumenta os ganhos com o transporte.

O TCO é um indicador financeiro que avalia aspectos bastante conhecidos, como os custos operacionais e as manutenções preventivas e corretivas. Porém, ele vai mais além, envolvendo também as despesas com combustível, as eventuais paradas do veículo na oficina, custos fixos e administrativos e diversos outros fatores.

Ferramenta contribui para direção econômica e segura – Graças às funcionalidades do FleetBoard, os gestores da frota têm total controle e acesso a informações sobre o estilo de direção de cada motorista, bem como relatórios com indicação de pontos de melhoria na condução.

Eles fornecem dados que auxiliam o condutor do veículo a alcançar um melhor desempenho, dirigindo de uma forma mais econômica e segura, com menor consumo de combustível, ampliando também os intervalos entre as manutenções.

Um veículo bem conduzido é mais conservado. Consequentemente, tem maior valor e liquidez na hora da troca por um novo.

A avaliação do estilo de condução de todos os motoristas possibilita que a empresa alcance um desempenho mais uniforme, com ganhos de escala e criação de um padrão de dirigibilidade.

Outro possível resultado proporcionado pelo uso dessa ferramenta é a redução do consumo de lubrificantes, filtros e freios. As vantagens não param por aí. Com a evolução da nota referente à direção preventiva, há uma redução significativa do risco de acidentes, aumentando a segurança do motorista, assim como do veículo e da carga.

Outro dado muito importante fornecido pelo sistema é a visualização das pausas que o motorista faz durante a viagem. Isso permite verificar se ele está cumprindo a jornada de trabalho conforme a legislação.

O sistema oferece mais vantagens, como o diagnóstico remoto de falhas e a manutenção preventiva, auxiliando na redução dos custos de manutenção.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança