quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

IAA 2016: MAN Latin America leva tecnologia brasileira à maior feira de veículos comerciais do mundo

A MAN Latin America, fabricante mundial da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus e também dos veículos comerciais MAN na América Latina, desembarca no IAA com todo seu know-how de soluções de transporte para mercados emergentes.

- Publicidade -

Ao comemorar seu 35º aniversário e os 20 anos de sua fábrica brasileira, referência na indústria automotiva, a empresa exibe o sucesso de seus produtos, responsáveis pela liderança de vendas de caminhões há 13 anos consecutivos no Brasil, um dos maiores mercados do setor no mundo.

Com atrações com foco em tecnologia, sustentabilidade e conectividade, a fabricante apresenta ao mundo desenvolvimentos campeões na preferência brasileira e, ao mesmo tempo, de olho no futuro.

- Publicidade -

A premissa da MAN Latin America é oferecer soluções de transporte amigáveis ao meio ambiente, com veículos robustos e que proporcionem uma operação totalmente viável aos países emergentes em termos de eficiência e produtividade na aplicação, tecnologia e conectividade.

Ao redor do mundo, circulam mais de 850 mil caminhões e ônibus Volkswagen, desenvolvidos e fabricados pela MAN Latin America. Já são quase 100 mil motores produzidos pela empresa e mais de 100 mil caminhões e ônibus exportados.

É o DNA sob medida para as necessidades dos clientes da Volkswagen Caminhões e Ônibus alcançando os mais diversos destinos.

- Publicidade -

VW Constellation 24.280: O líder do mercado vem com motor GNV – O VW Constellation 24.280, favorito do transporte brasileiro há oito anos ininterruptos, desembarca na Alemanha equipado com kit GNV.

O protótipo tem estimadas baixas de 20% nas emissões de CO2 frente aos motores diesel.

Com autonomia de até 200 quilômetros, o sistema de armazenagem de gás natural não altera a capacidade de carga útil, a mesma para a versão a diesel, podendo levar até 10 pallets de 1.250 quilos, o equivalente a cerca de 9.400 garrafas, no caso do transporte de bebidas, por exemplo.

Dentre as principais especificações técnicas do modelo estão motorização MAN E0836 de 280 cavalos, transmissão manual de seis velocidades e a já consagrada tecnologia Smart Ratio, patenteada e totalmente desenvolvida pela Engenharia da MAN Latin America em Resende, que torna possível aproveitar ao máximo as duas relações do eixo e multiplicar o potencial da caixa.

VW Constellation 25.420 Prime: ambiental e forte – Outro craque presente no estande é o VW 25.420 8×2 série Prime, que celebra os dez anos de lançamento da linha Constellation, a favorita no mercado brasileiro.

Com acabamento interno diferenciado, cor exclusiva, transmissão automatizada V-Tronic e outros detalhes premium que destacam ainda mais as características de qualidade mundialmente conhecidas da marca Volkswagen, o modelo em exposição enfoca o meio ambiente.

Sua cabine eco-friendly traz componentes plásticos feitos por meio de materiais recicláveis, tornando o veículo mais sustentável. Seu projeto eliminou 12 kg de massa, além de trazer em sua composição 18% de materiais recicláveis.

O mais potente veículo da gama Volkswagen Caminhões é equipado com motor Cummins ISL de 9 litros, com 420 cavalos de potência e 1.850 Nm de torque.

Uma das maiores vantagens do modelo é justamente seu peso reduzido, o que proporciona capacidade de carga extra de uma tonelada na comparação com seus principais concorrentes.

O modelo é equipado com caixa automatizada V-Tronic ZF de 16 marchas, o que contribui substancialmente para reduzir o consumo de combustível, ampliar a produtividade e rentabilidade da operação.

VW Volksbus 18.280: otimizado para biocombustível de cana de açúcar – O transporte de passageiros também marca presença no IAA e desembarca com uma solução bem brasileira: o VW Volksbus 18.280 OT LE preparado para diesel de cana-de-açúcar.

O chassi, equipado com suspensão pneumática integral, motor MAN D08 EGR de seis cilindros e 280 cavalos e transmissão automática ZF Ecolife, foi concebido para rodar com combustível renovável que reduz em 30% a 70% a emissão de NOx (óxidos de nitrogênio) e materiais particulados. O rendimento do motor é outro destaque: os ganhos chegam a 5%.

O VW Volksbus 18.280 tem capacidade para 40 passageiros. O chassi pode receber carrocerias de até 13,2 metros e é ideal para o transporte urbano.

Telemetria: novos caminhos para a redução de emissões A MAN Latin America ampliou as funcionalidades do Volksnet e do MAN Guard, sistemas de telemática para gerenciamento, monitoramento e rastreamento de frota voltados aos modelos Volkswagen e MAN, respectivamente.

O exclusivo relatório de Emissão de Carbono permite mensurar a emissão de CO2, aspecto que contribui para atender a metas de sustentabilidade.

Cada vez mais empresas exigem de seus fornecedores ações de controle de emissões e os gráficos de cada veículo da frota podem ser usados para acompanhar, comparar e verificar o impacto de programas implementados ao longo do tempo.

Dentre as principais novidades estão também informações em tempo real de desempenho dos caminhões, isoladamente e de toda a frota, considerando-se ainda tempo de ar-condicionado ligado, movimento em faixa econômica de rotação e principais infrações cometidas durante a viagem.

Trata-se de uma ferramenta completa, focada no ganho de produtividade e na redução de custos, que pode alcançar até 20%, segundo testes iniciais. Ela auxilia, ainda, no controle de emissões, questão de fundamental importância no mundo todo.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança