sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

BMW i apresenta o BMW i3 e o BMW i8 Garage Italia CrossFade em Paris

A parceria entre a BMW Group Design e Garage Italia Custom apresenta, mais uma vez, um conceito inovador de cor e material para personalização de dois carros-conceito baseados na linha BMW i.

O BMW i3 Garage Italia CrossFade e o BMW i8 Garage Italia CrossFade foram apresentados na última sexta-feira (30), durante o Mondial de l’Automobile 2016, em Paris.

O evento na capital francesa serviu como uma première para a edição limitada do BMW i3 e do BMW i8. Os modelos baseados nesses conceitos estarão disponíveis no mercado europeu no início de 2017.

A principal característica dos carros-conceito é o desenho externo em toda a carroceria, que enfatiza o design e caráter inovador dos modelos BMW i3 e BMW i8 de uma maneira fascinante.

A paleta de cores desenvolvida para esta apresentação é inspirada nas pinturas realizadas durante o século 19 e início do século 20, conferindo uma aparência marcante e expressiva.

“Lapo Elkann é um pioneiro na combinação de elementos da indústria automotiva, moda e design. Como designer, acredito que esta proposta é particularmente interessante”, afirma Adrian van Hooydonk, Head da BMW Group Design.

“Com BMW i, temos sido bem-sucedidos ao adotar o uso de novos materiais. Assim, a expressividade inovadora do Garage Italia CrossFade Edition tem perfeita sinergia com os modelos BMW i3 e BMW i8”, finaliza Hooydonk.

Em junho de 2016, o Garage Italia Customs já havia apresentado o BMW i8 Futurism Edition. Este veículo também contou com um conceito de desenho externo na carroceria inspirado na arte da pintura.

O design do BMW i8 Futurism Edition, que foi criado em celebração ao 50º aniversário da BMW Itália, baseia-se na pintura “Lampada ad Arco”, do artista futurista Giacomo Balla.

“O desenvolvimento tecnológico e a busca constante por inovação são valores comuns entre o Garage Italia Custom e a BMW”, acrescenta Lapo Elkann, presidente e fundador da Garage Italia Custom.

“Os modelos BMW i proporcionam aos nossos designers as condições ideais para uma exploração artística do futuro da mobilidade. O projeto CrossFade foi uma grande oportunidade para criar algo além da ideia tradicional de pintura automotiva, gerando efeitos surpreendentes com um único padrão geométrico”.

O design dos carros-conceito que estão sendo apresentados em Paris foram inspirados por uma mistura ótica de cores, uma técnica já usada no Pontilhismo do final do século 19.

Esta técnica de pintura envolve a criação de ideias utilizando pequenos pontos de cor distribuídos de maneira uniforme. As cores vizinhas não estão interligadas, mas se misturam na percepção visual do espectador criando um efeito radiante e intenso.

A variação seletiva de tamanho e espaçamento dos pontos individuais permite a criação de diferentes gradientes de cor, precisos e harmoniosos.

No composto de plástico reforçado com fibra de carbono, alumínio e termoplástico do BMW i8 Garage Italia CrossFade, a precisão das mudanças de cor entre Protonic Blue Metallic e Protonic Dark Silver Metallic são usadas para ressaltar as linhas e contornos da superfície.

O interior do BMW i8 Garage Italia design CrossFade segue o design do exterior, com uma transição suave do prata escuro da extremidade dianteira do carro para o azul puro da extremidade traseira.

No caso do BMW i3 Garage Italia CrossFade, a transição de cor na extremidade dianteira e nos painéis laterais flui na direção vertical. A quantidade de azul diminui à medida que sobe para se fundir com o teto preto.

A transição suave é criada por pequenos traços circulares nas cores que simbolizam o puro prazer de dirigir um carro elétrico.

A cor aplicada do design também é encontrada no interior, onde a alta qualidade do couro Alcântara enfatiza o caráter premium do carro.

A cor base é o Protonic Blue Metallic, que está agora também disponível como opção para o BMW i3, exclusivamente em conjunto com a bateria de alta tensão 94 Ah.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn