quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Testes e simulações predominam nos papers do Congresso SAE BRASIL 2016

As Sessões Técnicas do 25º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade (25 a 27 de outubro, no Expo Center Norte-SP) apresentarão 102 trabalhos técnicos (papers) desenvolvidos por engenheiros de indústrias e instituições de ensino superior. No total, 169 papers foram aprovados este ano pela SAE BRASIL, entre os 215 inscritos.

Entre os 102 papers que serão apresentados no 25º Congresso SAE BRASIL, 56 são oriundos de empresas, 36 de universidades e sete de órgãos do governo.

A área de Testes e Simulações disparou no topo da lista entre os temas mais cotados nos papers aprovados este ano pelo Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL, seguida pela área de Powertrain, tradicional campeã, Combustíveis & Recursos Energéticos e Manufatura.

Para o engenheiro Gilberto Souza, professor na Escola Politécnica da USP, e diretor do Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL, o resultado revela, de um lado, tendência do mercado de substituição de testes físicos por simulações em busca de eficiência e redução de custos, e de outro, a maturidade do desenvolvimento de motores, cujo tema ainda assim ocupa o segundo lugar no interesse dos autores dos trabalhos técnicos.

Voltados para a descoberta de novos métodos e soluções para o desenvolvimento em áreas diversas da engenharia, os trabalhos técnicos do Congresso são projetos inovadores e aplicáveis à realidade atual.

Além de Testes e Simulações, Combustíveis & Recursos Energéticos e Manufatura, outros 12 temas se destacaram na lista dos papers aprovados: Veículos & Performance, Materiais, Metodologia de Projeto e Design, Chassis, Ruídos & Vibrações, Carroceria & Estrutura, Eletroeletrônica & Eletrônica Embarcada, Meio Ambiente, Gestão e Desenvolvimento de Produtos, Peças e Componentes, Ergonomia e Segurança.

O Congresso – Dirigido a engenheiros, executivos, consultores e acadêmicos do setor, o 25º Congresso SAE BRASIL será presidido por Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

Este ano o tema será “A Engenharia Criando a Mobilidade do Futuro – Intermodalidade – Conectividade – Veículos e Sistemas Inteligentes”.

Painéis – Além de papers, o 25º Congresso SAE BRASIL apresentará 16 painéis – três deles âncoras (Engenheiros-chefes, Internacional e Presidentes) e 13 relacionados a diferentes áreas da mobilidade (Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Duas Rodas, Educação de Engenharia, Ferroviário/Integração de Modais, Manufatura e Logística, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Qualidade, Segurança Veicular, Supply Chain, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment).

Mostra Tecnológica – O Congresso apresentará ainda Mostra Tecnológica com os últimos avanços e inovações da indústria automotiva.

“O Congresso SAE BRASIL é, sem dúvida, o maior e mais importante fórum de tecnologia da mobilidade do Hemisfério Sul, seus 25 anos de existência comprovam isso”, diz Philipp Schiemer, presidente do Congresso SAE BRASIL 2016.

25º CONGRESSO E MOSTRA INTERNACIONAIS SAE BRASIL DE TECNOLOGIA DA MOBILIDADE –
25 a 27 de outubro – das 8h30 às 20h30
Expo Center Norte, Pavilhão Vermelho – rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo-SP

SESSÕES TÉCNICAS – Salas: Vila Maria, Casa Verde – 25/10 das 9h às 18h30; 26/10 das 08h30 às 18h30; 27/10 das 08h30 às 18h30

À exceção das Sessões Técnicas todos os eventos do Congresso são gratuitos.

Informações: http://portal.saebrasil.org.br/eventos/congresso/faca-sua-inscricao

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn